A CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE E O DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DE LEITURA
Palabras clave:
Biblioteca Escolar. Leitura. ConhecimentoResumen
O presente artigo faz uma abordagem acerca da contribuição que a biblioteca escolar infere na formação educacional do estudante, discutindo sobre como a leitura pode influenciar no desenvolvimento da aprendizagem escolar e no aperfeiçoamento da consciência crítica do aluno. Apresenta a biblioteca escolar como uma das instituições que mais contribui para a formação de crianças e jovens leitores em vários níveis de ensino, apesar de reconhecer que esta ainda enfrenta sérios problemas de infraestrutura, de acervo e de pessoal qualificado, dentre outros. Enfatiza a biblioteca escolar como um espaço prazeroso do momento da pesquisa, da leitura e do auxílio para o despertar da consciência crítica e reflexiva do aluno através de sua interpretação, todavia expondo os entraves que permeiam o âmbito da biblioteca escolar, como infraestrutura, acervo, suportes audiovisuais e informáticos e falta, muitas vezes, de um bibliotecário, que acaba por camuflar sua significância. Tipifica a pesquisa como bibliográfica pautada principalmente nas abordagens de Pessoa (1996), Válio (1990), Baganha (2004), Foucambert (1994), Milanesi (2002), entre outros. A literatura aponta para o contexto histórico de como se desenvolve a participação da biblioteca para a formação do hábito de leitura no estudante. Conclui que as atividades exercidas na biblioteca escolar auxiliam de forma positiva o interesse dos alunos para com a leitura e o conhecimento, além de formar um indivíduo consciente, estimulando sua criatividade, que necessitam da mediação de bibliotecários e professores em conjunto coordenando e organizando este processo, mesmo diante de dificuldades.
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