Acessibilidade arquitetônica e informacional em bibliotecas universitárias para usuários com deficiências visuais:
o caso da Biblioteca Setorial do Setor Sul da Universidade Federal do Amazonas
DOI :
https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n1.2024.3Mots-clés :
biblioteca universitária, inclusão e acessibilidade, pessoa com deficiência, deficiência visualRésumé
Este estudo teve como objetivo avaliar o caráter acessível de uma biblioteca universitária na cidade de Manaus à luz das legislações em vigor e faz uma reflexão acerca da importância da adequação deste espaço para atender à demanda por informação da pessoa com deficiência visual. Trata-se de uma análise crítica realizada na Biblioteca Setorial do Setor Sul (BSSS), pertencente ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (SISTEBIB/UFAM), utilizando-se de observação in loco. O referencial teórico foi buscado em livros, periódicos e bases de dados que discutissem a importância da diminuição de barreiras para que a pessoa com deficiência tenha pleno acesso aos direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei 13.146 de 2015, mais especificamente o direito de acesso à educação, cultura e informação. Foram buscadas recomendações dentro da Norma Regulamentadora 9050/2020 da ABNT, referente à acessibilidade, como modelo para que a BSSS/UFAM se adeque para atender às demandas por informação da pessoa com deficiência visual. Esta análise resultou na discussão da necessidade de se criar, analisar, avaliar e implementar políticas públicas e institucionais que visem o acesso às bibliotecas universitárias, seus ambientes, produtos e serviços.
Téléchargements
Références
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2020. Disponível em: https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/norma-abnt-NBR-9050-2015-emenda-1-2020.pdf. Acesso em: 11 jun. 2024.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasilia: Presidência da República [1988?]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 jun. 2024.
BRASIL. Lei 13.146/2015: Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015 2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 11 jun. 2024.
CARLETTO, Ana Claudia; CAMBIAGHI, Silvana. Desenho universal: um conceito para todos. São Paulo: [s.l.], 2016. Disponível em: https://www.maragabrilli.com.br/wp-content/uploads/2016/01/universal_web-1. Acesso em: 11 jun. 2024.
DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Formação e desenvolvimento de coleções de serviços de informação. São Carlos: EdUFSCar, 2003.
FERREIRA, Rafael Lima Medeiros. A biblioteca universitária e a pessoa com deficiência: recomendações de acessibilidade para o SISTEBIB/UFAM. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes-SP, 2019. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5538. Acesso em: 11 jun. 2024.
FERREIRA, Rafael Lima Medeiros; FERREIRA, Natasha Lima Medeiros; PANHOCA, Ivone. Políticas públicas de acessibilidade em bibliotecas universitárias: uma breve análise da BSSN/UFAM. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais do XX SNBU. Salvador: EDUFBA, 2018. v. 20. p. 1297-1308. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27708. Acesso em: 11 jun. 2024.
GIL, Marta. Deficiência visual. Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciavisual. Acesso em: 11 jun. 2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Conheça o Brasil: população de pessoas com deficiência. 2010. (Notícia de site). Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html. Acesso em: 11 jun. 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior: 2021: divulgação dos resultados. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 11 jun. 2024.
MAIS DIFERENÇAS. Fortalecimento de bibliotecas acessíveis e inclusivas (Manual orientador). São Paulo, 2016. Disponível em: https://maisdiferencas.org.br/wpcontent/themes/maisdiferencas/downloads/materiais/manual_orientador. Acesso em: 11 jun. 2024.
SANTOS, Christiane Gomes dos; ARAÚJO, Wagner Junqueira de. Acessibilidade informacional: um estudo sobre configurações de segurança em objetos digitais acessíveis segundo análise de aceitação por pessoas com deficiência visual. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 209-222, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/26227/14203. Acesso em: 11 jun. 2024.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAM. Saiba como utilizar os serviços do Sistema de Bibliotecas da UFAM. 2023. (Notícia de site institucional). Disponível em: https://biblioteca.ufam.edu.br/component/content/article?id=211. Acesso em: 11 jun. 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.