Sulla rivista

Política Editorial da Revista Bibliomar

A Revista Bibliomar não cobra custos de processamento e nem de submissão de artigos.

1 INTRODUÇÃO

A Revista Bibliomar é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PROGCIN) do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que  publica artigos, entrevistas, relatos de experiências, biografias, resenhas, resumos e informes pertinentes à área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, semestralmente. Criada por Rita Portella em 2002, a revista tem como  objetivo ser o suporte interativo entre teoria e práticas editoriais da disciplina Política Editorial do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. 

2 CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

A seção de direito autoral para uma revista é importante na medida em que preserva o nome do autor, dando retorno à confiança depositada, ao mesmo tempo em que protege os interesses da revista como divulgadora de conhecimentos científicos na área da Biblioteconomia.

Os trabalhos originais não aceitos para a publicação serão devolvidos a seus autores, como forma de demonstrar responsabilidade para com o indivíduo que deseja publicar seu trabalho. As ideias e opiniões, expressas nos artigos, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, as opiniões do Conselho Editorial da Revista Bibliomar.

A Revista Bibliomar não cobra por publicação. Dessa forma, é imprescindível o uso da ética e da moral no envio de trabalhos, respeitando os critérios e normas de publicação estabelecidos. Os artigos somente serão publicados mediante o recebimento do termo de confirmação de autoria e cessão de direitos autorais.

3 ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

3.1 Comissão Editorial (CE)

Possui a função de definir a Política Editorial da revista e organizar a produção de uma determinada edição, executando os processos editoriais necessários. 

O Conselho Editorial é composto pelo editor(a) chefe, pelo(a) coordenador(a) geral, pelos(as) coordenadores(as) de cada comissão (editorial, captação e revisão de originais, comunicação e finanças). Além disso, a revista conta com pareceristas fixos e ad hoc, sendo eles: pesquisadores, especialistas, pós-graduados(as) ou pós-graduandos(as) da área de Biblioteconomia e ciências afins.

Os membros da Comissão Editorial ficam divididos entre os cargos previamente estabelecidos, porém, as funções podem ser mudadas ou flexibilizadas  de acordo com a necessidade e acordos feitos entre os membros da Comissão Editorial Executiva. Sendo que, cada membro da revista é ciente das presentes condições e se compromete com a execução das tarefas estipuladas, assim como o comprometimento de permanência da revista. 

As reuniões da Comissão Editorial Executiva ocorrem de quinze em quinze dias em data previamente estipulada. Essas reuniões poderão acontecer no prédio do Centro de Ciências Sociais da UFMA(CCSo) ou em outro local a ser definido, devendo estar presentes todos os(as) convocados(as) e/ou interessados(as). Tal periodicidade de reuniões poderá ser diminuída em caso de proximidade de lançamento de  nova edição da revista ou ampliada em períodos de recesso e/ou férias, ou em outros casos não previstos e acordados.

4 ESTRUTURA DA REVISTA

A Revista Bibliomar será editada no formato digital. Os conteúdos de todas as edições bem como as informações referentes à Comissão Editorial serão disponibilizados no site do periódico:

http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar

A chamada de trabalhos para a publicação na revista será realizada semestralmente, obedecendo um prazo mínimo de 90 (noventa) dias de antecedência da data de lançamento de acordo com o calendário acadêmico vigente.

Diretrizes para Autores

1 NORMAS PARA PUBLICAÇÃO: instruções aos autores 

Serão aceitos para publicação: artigos de alunos, professores, pesquisadores, técnicos de Biblioteconomia e áreas afins. Contudo, é preciso que os artigos sejam inéditos, ou seja, que não tenham sido publicados em outros periódicos ou livros, com exceção a trabalhos publicados em eventos científicos. 

Os trabalhos submetidos terão breve revisão das normas, assim, é necessário que o autor(a) obedeça às diretrizes de publicação da revista e também as regras  gramaticais e ortográficas. Além disso, é preciso obedecer às exigências de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referente a informação e documentação, adotando sempre as edições mais recentes. 

A seguir as normas que precisam ser consultadas pelo autor:

a)  NBR 6022 - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica;

b)  NBR 10520 – Citações em documentos;

c)  NBR 6023 – Referências;

d) NBR 6028 – Resumos;

e)  NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento;

f)  NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos;

g)  IBGE– Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

1.1 Normas para artigos

  1. O texto não deve ser paginado, possuir no mínimo 10 e no máximo 25 páginas, incluindo o resumo e as referências.
  2. Cada artigo poderá conter até cinco autores (os casos excepcionais serão avaliados pela comissão de captação de originais). Caso os autores sejam alunos de graduação, devem publicar os artigos acompanhados do orientador (professor com títulação mínima de doutor).
  3. Os artigos deverão ser redigidos preferencialmente em português (salve exceções que deverão ser avaliadas individualmente), em papel A4 (21,0 cm X 29,7 cm) no programa Word para Windows com a letra no formato Arial, espaço de 1,5 entrelinhas, fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações longas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas. Devem assegurar a padronização obedecendo a norma da NBR 147524/atual, da ABNT; quanto às margens:
    - Superior: 3,0 cm;- Inferior: 2,0 cm;- Esquerda: 3,0 cm;- Direita: 2,0 cm;- Parágrafo: 1,25 cm a partir da margem esquerda;- Citação longa: recuo de 4 cm da margem esquerda. 
  4.  A primeira página deve conter as informações na seguinte ordem:a) título do trabalho em negrito (e subtítulo não negritado, se houver) centralizado;b) resumo informativo entre 100 e 250 palavras em português acompanhado de 3 a 5 palavras-chave que identifiquem o conteúdo (fonte 12, espaço simples entrelinhas);c) tradução em inglês do respectivo resumo e palavras-chave (fonte 12, espaço simples entrelinhas).
  5. Os títulos das tabelas e quadros devem ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos. Esses algarismos devem vir acima das ilustrações seguidas dos respectivos títulos, apenas com a inicial maiúscula. Quando as tabelas e os quadros são transcritos, devem se colocar abaixo uma legenda indicando a fonte.
    5.1 as ilustrações (quadros, fotografias, figuras, gráficos etc.), deverão ser apresentadas conforme item 6.6 da NBR 6022 atual e em resolução de até 300 mpi (formato jpeg). A indicação da fonte é semelhante à das citações (autoria e ano), em fonte tamanho 10. Exemplo: Fonte: Ribeiro (2006); Fonte: IBGE (2017), indicando a fonte nas Referências no final do trabalho. As ilustrações, tabelas e fórmulas deverão vir em preto e branco e inseridas no texto;
    5.2 as equações e fórmulas devem ser destacadas no texto, se necessário, numeradas entre parênteses, por exemplo, x2 + y2 = z2 (1);
    5.3 as Tabelas devem ser padronizadas conforme as normas de apresentação tabular do IBGE.
  6. Sempre que for mencionada uma citação no texto indica-se a fonte consultada. Para efeito de padronização seguir a NBR 10520/atual, da ABNT seguindo o sistema autor-data, remetendo-se para a lista de referência, ficando o rodapé para as notas.

    6.1 quando o sobrenome do autor estiver incluído na sentença, deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano de publicação. Quando se tratar de citação direta, especificar o número da página da fonte utilizada. Exemplos: Serra (2009, p. 7), Serra e Matos (2015, p. 7), Ribeiro, Costa e Oliveira (2010, p. 7) ou Freitas et al. (2015, p. 7), este último, quando for de mais de três autores. Nas citações indiretas a indicação do número de página é opcional, conforme exemplo: Serra (2009) ou Serra (2009, p. 7);

    6.2 quando o sobrenome do autor não estiver incluído na sentença, o(s) autor(es) e o ano devem ser colocados entre parênteses. Exemplos: (Serra, 2009, p. 7), (Serra; Matos, 2015, p. 7), (Ribeiro; Costa; Oliveira, 2010, p. 7), (Freitas et al., 2015, p. 7);

    6.3 as citações diretas que contenham até três (3) linhas serão destacadas através de aspas duplas, devendo permanecer com a mesma fonte (12) do texto;

    6.4 as citações diretas de mais de três (3) linhas deverão figurar destacadas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, utilizando a mesma fonte do texto, porém, em tamanho dez (10), espaçamento simples (1,0) e sem aspas duplas;

    6.5 as citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas para a língua do texto indicando os créditos da tradução, após a chamada de citação, como o exemplo: (Brito, 2010, p. 10, tradução nossa);

    6.6 não usar expressões latinas (Id., Ibid.., op. cit. etc.) no texto, exceto apud (citado por) e et al. (e outros). Exemplos: Brito (2001) (apud Oliveira, 2011, p. 10) ou (Brito, 2020 apud Oliveira, 2011, p. 10), Santos et al. (2014) ou (Santos et al., 2014).

  7. Os créditos referentes à autoria e coautoria devem ser incluídos nas primeiras notas de rodapé do artigo, especificando a titulação, vínculo institucional e e-mail, sendo uma nota para cada autor(a), com até 200 caracteres (incluindo espaços).
  8. As notas  de caráter explicativo, devem ser numeradas sequencialmente e devem figurar após a conclusão do texto, eliminando-se os recursos de nota de rodapé.
  9. As referências devem ser elaboradas obedecendo ao disposto na NBR 6023/atual da ABNT, em vigor. Todo autor(a) citado no texto deverá constar em uma lista chamada referência, em ordem alfabética, pelo sobrenome do autor.

1.2 Normas para entrevistas 

Serão publicadas entrevistas com pesquisadores da área de Biblioteconomia e áreas afins.

Os(as) entrevistadores serão de responsabilidade dos membros da Comissão Editorial, podendo ser agregados outros entrevistadores ou aceitas entrevistas de outrem, de acordo com a relevância da contribuição destas e em comum acordo com a Comissão. Também serão aceitas entrevistas de pós-graduados(as), pesquisadores(as), técnicos e professores(as), desde que as entrevistas sejam feitas dentro da proposta acadêmica da revista. A publicação da entrevista será de comum acordo entre os membros atuantes na Comissão Editorial.

Ademais, as entrevistas deverão ser apresentadas entre 3 a 5 páginas, com os nomes do (s) entrevistado(s) e do(s) entrevistador(es). É necessário o envio da autorização do (s) entrevistado (s), concordando com a publicação do trabalho.

1.3 Normas para relatos de experiência

1 O relato de experiência deve conter no mínimo 7 (sete) e no máximo 15 (quinze) páginas, incluindo referências e notas. 

1.1 As citações (NBR 10520/2002) nos relatos e a sua identificação (NBR 6023/2018 - Referências) ao final do texto, devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

1.2 A não observância das Normas da ABNT, a ausência de revisão linguística (por parte dos autores) ou inobservância dos critérios aqui estabelecidos para a produção do gênero Relato de Experiência poderá implicar na reprovação do texto.

2 Formatação - O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico (doc ou docx), configurando a página para o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a (3cm), inferior e direita igual a (2cm). Deve ser utilizada a fonte arial, corpo 12, espaçamento 1,5 entres linhas em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, à exceção do título. A numeração da página deve constar à direita na parte inferior da folha, em algarismos arábicos.

2.1 Serão desclassificados sumariamente os relatos de experiência que vierem em formato pdf.

3 Título em português e em idioma estrangeiro - Deve ser centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte arial, tamanho 12 e se houver subtítulo, colocar com letras minúsculas.

3.1 Os títulos dos relatos de experiência (em língua portuguesa e em idioma estrangeiro) deverão observar um limite máximo de 135 caracteres.

3.2 Financiamento - No caso de projetos que foram financiados, destacar, em nota de rodapé vinculada ao título(s) instituição(ões) financiadora(s).

4 Autoria do trabalho

4.1 Sob o título, após dar um espaçamento (1,5 entre linhas), identificar o(s) autor(es) e professor (a) orientador(a) do trabalho e na nota de rodapé identificar a titulação, curso, unidade e endereço eletrônico (e-mail) de cada autor (Esta informação será inserida apenas quando o original for aprovado para publicação).

5 Elementos constitutivos do relato de experiência:

5.1 Resumo - Deverá abranger breves e concretas informações sobre o objeto do trabalho acadêmico, objetivos, metodologia, discussão, conclusões do trabalho, mas de forma contínua e dissertativa, em apenas um parágrafo, segundo a NBR 6028). O Resumo deverá ser feito em arial, fonte 10, espaçamento simples.

5.1.1 Palavras-chave - Devem vir na linha imediatamente abaixo do resumo (no mínimo três e no máximo cinco) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto e vírgulas.

5.1.2 Resumo em língua estrangeira (mesmo formato do resumo em língua portuguesa)

5.1.2.1 Palavras-chave em língua estrangeira.

5.2 Introdução - Deve ser breve e, de forma clara, justificar o problema estudado. Ela deve conter o marco-teórico, problema, objetivos e justificativa.

5.3 O desenvolvimento, parte fundamental do texto, deve ser elaborado de forma concisa e clara; conter a exposição ordenada e detalhada do assunto. Nele deve ser inserido:

5.3.1 Revisão de literatura (caso necessário), pois pode ser contemplada na discussão do relato de experiência;

5.3.2 A metodologia, pois  precisa descrever onde, quando e como ocorreu a experiência, o contexto e os procedimentos utilizados;

5.3.3 a discussão, pois  é preciso relatar a experiência, contextualizando-a com os achados na literatura sobre o tema; mostrar análise dos resultados obtidos, se for o caso;

5.3.4 pode-se usar recursos ilustrativos de figura ou tabela, acompanhados de análise indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações;

5.3.4.1 A tabela ou figura (fotografia, gráfico, desenho) deve apresentar qualidade necessária para reprodução. Deve ser gravada(o) em formato word para possibilitar correções, caso necessário. Deve ser inserida(o) no texto e numerada(o) com algarismos arábicos. As tabelas (seguir o Manual de Tabulação do IBGE), figuras, quadros etc. devem ser apresentadas sem negrito.

5.4 Nas considerações finais, deverão ser considerados os objetivos explicitados e uma síntese dos resultados, evidenciar análise e discussão dos dados obtidos.

5.5 Nas referências deverão constar apenas autores e obras mencionados no texto, obedecendo-se às normas da ABNT (NBR 6023 atual).

5.5.1 Deve ser utilizada a fonte arial, corpo 12, alinhamento à esquerda, com espaçamento entre linhas simples, e 1 (um) espaçamento em branco entre as referências (6 pt).

1.4 Normas para ensaios

a)  o número de páginas deve ser no mínimo 6 e máximo 15;

b)  deve apresentar a seguinte sequência:

– título e subtítulo (se houver);

– autoria.

– texto.

1.5 Normas para resenhas

a)  os textos direcionados deverão ter entre 3 a 5 páginas;

b)  serão aceitas resenhas de publicações editadas no Brasil e no exterior,

c)  as resenhas deverão apresentar a seguinte sequência:

– referência completa da obra: Autor(es). Título: subtítulo (se houver). Local de publicação: Editora, ano. nº de páginas;

– nome do resenhista;

– instituição a que pertence;

– texto (revisão crítica da publicação).

2 AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS 

Cada manuscrito será examinado pela Comissão de Captação de Revisão de Originais que, julgando-o(s) adequado(s) às normas editoriais da revista, o(s) encaminhará para 2 (dois) pareceristas. Em caso de divergências na avaliação, o original será encaminhado a um terceiro avaliador. Para assegurar a idoneidade e a imparcialidade no julgamento/análise é mantido rigoroso sigilo dos autores e avaliadores dos trabalhos.

Os critérios utilizados na avaliação do original são: originalidade; contribuição para a área; qualidade técnica do texto; qualidade da apresentação; e qualidade da metodologia. 

Os  artigos que estiverem fora dos padrões de publicação previstos nesta Política Editorial e que não cumprirem com os requisitos mínimos previstos nas Normas da ABNT, serão eliminados. A decisão final acerca da publicação ou não do trabalho será sempre da Comissão Editorial.

2.1  Apreciação dos pareceristas

Os(as) autores(as) serão informados, com até 30 dias de antecedência da publicação do número, sobre aprovação ou não do trabalho. Em caso de necessidade de mudanças, os(as) autores(as) serão notificados tendo até 15 dias para efetuar as mudanças.

Caso os(as) autores(as) não devolvam indicando correções, o texto  retornará uma segunda vez aos(as) mesmos(as). Caso o texto não retorne com as devidas correções solicitadas, este será eliminado.

Condições para Submissão 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição precisa ser original e inédita, e não está  sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores,  Normas para publicação: instruções aos autores, na seção Sobre a Revista.

  3. O arquivo da submissão precisa estar em formato Microsoft Word ou OpenOffice (sem ultrapassar 2MB). 
  4. O texto precisa estar com o  espaço 1,5 entrelinhas; fonte Arial tamanho 12, sem paginação e sem indicação de autoria; as ilustrações, as tabelas e as fórmulas deverão ser inseridas no texto.

 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Senhores editores da Revista Bibliomar,

Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:

a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;

b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;

c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.

 

Respeitosamente,

 

Loca/data____________, ______/_____/_____

 

Assinatura do autor(es)

 

 DIREITOS DE PUBLICAÇÃO

Qualquer usuário poderá  ter direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.