O PAPEL DE JESSE HAUK SHERA NO CURRÍCULO DA BIBLIOTECONOMIA BRASILEIRA

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DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n1.2022.7

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Jesse Hauk Shera, Biblioteconomia brasileira, currículo

Abstract

Investiga a atuação da obra de Jesse Hauk Shera no currículo do ensino superior de Biblioteconomia no Brasil a partir da década de 1950. A análise parte da confirmação de uso da bibliografia do autor nas ementas dos cursos, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A interpretação ocorre a partir de um diálogo com Lemos (1973), Castro (2000), Souza (2018), estudiosos da história do ensino da Biblioteconomia, entre outros, de modo a compreender o contexto e a abrangência da obra de Shera. As ementas curriculares compõem as fontes documentais obtidas em diferentes universidades no país, como Universidade de São Carlos e Universidade Federal do Maranhão. Shera foi um dos intelectuais norte-americanos que influenciou a atualização da técnica e da teoria da Biblioteconomia no país e trouxe à tona novas concepções para os bibliotecários brasileiros sobre a interdisciplinaridade da ciência. Jesse Shera foi e ainda é um autor estudado nas academias, em particular pela dinamicidade de sua obra. Ao revisitar a sua teoria e os episódios do passado, é possível apreender as conjunturas que construíram a posição atual da Biblioteconomia Brasileira.

 

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Biografie autore

Talita de Cassia Lima Paiva, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT-UFRJ. Especialização em Arquivologia pela Faculdade Dom Alberto. Especialização em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Diana Rocha da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Educação Escolar - Unesp/Araraquara. Integrante do Núcleo de Estudo e Documentação em História da Eduação (NEDHEL).

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Pubblicato

2022-06-30

Come citare

PAIVA, Talita de Cassia Lima; SILVA, Diana Rocha da.
O PAPEL DE JESSE HAUK SHERA NO CURRÍCULO DA BIBLIOTECONOMIA BRASILEIRA
. Revista Bibliomar, v. 21, n. 1, p. 98–123, 30 giu. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/19339. Acesso em: 25 nov. 2024.

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Sezione

Artigos