BIBLIOTERAPIA
o estado da arte das produções acadêmicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n2.2023.11Parole chiave:
Biblioterapia, leitura, teses e dissertações, estado da arteAbstract
Este artigo apresenta uma investigação a respeito da biblioterapia, uma abordagem terapêutica baseada na utilização de livros e outras formas de literatura para promover o bem-estar e a saúde mental. A base teórica procede dos estudos que definem biblioterapia como um tema de pesquisa que não se circunscreve apenas ao campo da saúde mental (Orsini, 1982; Shrodes, 1949), mas que se espraia para uma abordagem interdisciplinar (Ratton, 1975; Caldin, 2001; 2011). A metodologia utilizada foi a do tipo estado-da-arte, o que permitiu um processo de coleta e de análise de produções acadêmicas indexadas na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados da análise mostram que, no transcursar dos anos, as investigações sobre a biblioterapia desenvolveram-se em várias áreas do conhecimento, apontando para uma forte tendência interdisciplinar. Não obstante isso, os dados também mostram a existência de um volume bastante expressivo de pesquisas sobre esse objeto na área da Ciência da Informação.
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