LEITURA DIGITAL DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS

Autori

  • Carla Jeane dos Santos Castro UFMA
  • Anne Ramayhara Mendes Gomes

Parole chiave:

Leitura digital, Escola pública, São Luís.

Abstract

Apresenta análise da Leitura digital dos professores das escolas da rede pública de São Luís do Maranhão. Objetiva identifi car a realidade da leitura digital no ambiente escolar, notadamente o uso que os docentes fazem das tecnologias para incentivar as competências literárias e digitais do aluno. A pesquisa é de caráter descritivo e bibliográfi co, além da pesquisa de campo, onde foi aplicado entrevista com os professores de escola da rede pública de São Luís. Apresenta análise de dados coletados através da entrevista feita com os professores participantes da pesquisa. O resultado da análise de dados apontamque os docentes tem acesso a internet, costumam utilizar os computadores para planos de aulas e execução de atividades, a maioria não tem difi culdades quanto ao manuseio do equipamento, porém mais da metade dos entrevistados nas suas atividades de lazer não tem o hábito de realizar leitura de livros on-line de literatura.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

COSCARELLI, C. V. Leitura numa sociedade informatizada. In: Mendes, Eliana Amarante M, Oliveira, Paulo M, Benn-Ibler, Veronika (Org.). Revisitações. Belo Horizonte: UFMG, 1999, p. 83-92. Disponível em: .Acesso em: 2 fev. 2016.

COSTA, Andrea. Técnicas de coleta de dados e instrumentos de pesquisa. [201?]. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/andreacosta/desenvolvi

Revista Bibliomar, São Luís, v. 14, n. 1, jan./jul. 2016

mento-de-pesquisa/tecnicas-de-coletas-de-dados-e-instrumentos-de-pesquisa>. Acesso em: 24 mar. 2016. GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

FURTADO, Cassia Cordeiro; Oliveira, Lidia. Biblon:plataforma a leitura literária para criança. InCID: Revista Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 68-85, jan./jun. 2011. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.

PAULINO, Suzana Ferreira. Livro tradicional x livro eletrônico: a revolução do livro ou uma reputura defi nitiva? Hipertextus revista digital, n. 3, jun. 2009.

PAN, Maria Claudia de Oliveira; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Leitura em suportes virtuais: novo desafi o na formação de professores. Ibero americana de Educación, n. 45/6, abr. 2008.

PERISSÉ, Gabriel. O leitor criativo: a busca da leitura efi caz. São Paulo: Ômega Editora, 2004.

RAMAL, Andréa Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

OUTEIRINHO, Fatima. Culturas literárias e cultura digital: percursos, cruzamentos, desafi os. p. 163-172, 2009.Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/56896/2/fatimaouteirinhoculturas000140086. pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>.Acesso em: 2 fev. 2016.

Pubblicato

2016-09-28

Come citare

CASTRO, Carla Jeane dos Santos; GOMES, Anne Ramayhara Mendes.
LEITURA DIGITAL DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS
. Revista Bibliomar, v. 14, n. 2, p. 51–62, 28 set. 2016 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/4938. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos