IDEOLOGIAS DAS BRINCADEIRAS X BRINQUEDOS DE MENINOS X MENINAS
Parole chiave:
Brincadeiras, Brinquedos, Gênero, SexualidadeAbstract
O presente relato de experiência se deu a partir do Curso de Extensão denominado de Gênero, sexualidade na escola, em que nos foi repassada uma tarefa para desenvolver em uma escola com alguns dos temas proposto pelo referido curso. Então percebemos que o ambiente escolar é repleto de situações que tem representado grandes desafios para nós educadoras e educadores. Por entendermos a escola como um espaço histórico e cultural em que as diferentes identidades sexuais e de gênero convivem diariamente, caracterizando-se, portanto, como um lugar propício e privilegiado para se educar, realizamos essa problematização teórica sobre como discutir de outras formas a Educação Sexual na escola, através das brincadeiras e dos brinquedos, em que tratamos dos temas gênero, identidade de gênero e educação sexual, como deveriam ser considerados na formação e prática escolar, buscando sempre uma educação atual e problematizadora. Para tanto, os objetivos foram: compreender a educação sexual como conteúdo importante e necessário na escola; desmistificar as brincadeiras e os brinquedos para meninos e para meninas. Nossa metodologia foi feita a partir da organização de um grande projeto sobre os brinquedos de meninos e de meninas, através de dinâmicas realizadas com: as professoras com situações que discutem sobre a sexualidade e os brinquedos; e também com o desenvolvimento da formação pedagógica através de palestra sobre o assunto convidando toda a comunidade escolar.
Palavras-chave: Brincadeiras. Brinquedos. Gênero. Sexualidade.
Abstract
The present experience report came from the Extension Course called Gender, sexuality at school, in which we were given a task to develop in a school with some of the themes proposed by said course. Then we realize that the school environment is full of situations that have presented great challenges for us educators and educators. Because we understand the school as a historical and cultural space in which the different sexual and gender identities coexist on a daily basis, characterizing itself as a propitious and privileged place to educate, we carry out this theoretical problematization on how to discuss Education in other ways Sexual at school, through play and toys, in which we deal with gender, gender identity and sex education, as they should be considered in school training and practice, always seeking a current education and problematizing. To do so, the objectives were: to understand sex education as important and necessary content in school; Demystifying play and toys for boys and girls. Our methodology was based on the organization of a large project on boys 'and girls' toys, through dynamics carried out with: teachers with situations that discuss sexuality and toys; and also with the development of pedagogical training through a lecture on the subject inviting the whole school community.
Keywords: Jokes. Toys. Genre. Sexuality.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.