RETRATO GEOGRÁFICO E DE GÊNERO DOS CURSOS DE JORNALISMO NO BRASIL: metodologia para análise da produção científica = GEOGRAPHIC AND GENDER PORTRAIT OF JOURNALISM COURSES IN BRAZIL: methodology for the analysis of scientific production

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.22

Palavras-chave:

produção científica, colaboração científica, coautoria pesquisa em jornalismo = Keywords, scientific production, scientific collaboration, co-authorship, journalism research

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta metodológica de avaliação dos fenômenos da colaboração científica e da sua coautoria, reconhecendo as
motivações que direcionam os pesquisadores a cooperar em suas atividades de
produção científica. A metodologia é de natureza quanti-qualitativa, exploratória e documental. Como suporte, utilizam-se ferramentas do aparato tecnológico dos softwares: scriptLattes e Excel, com a finalidade de contribuir na coleta e análise dos dados da produção científica. Como objeto de análise aplicada, foi realizado o levantamento do número de pesquisadores/professores efetivos, com o título acadêmico de doutor, em 42 cursos de Jornalismo de universidades federais do Brasil, com o uso do software scriptLattes. Como resultado, a equipe de pesquisa constatou 769 docentes (386 pesquisadoras e 383 pesquisadores), além de 84 pesquisadores (44 pesquisadores e 40 pesquisadoras) de produtividade em pesquisa do CNPq pertencentes a esse universo amostral nas cinco regiões brasileiras.

Abstract

The purpose of this study is to present a methodological proposal for evaluating the phenomena of scientific collaboration and its co-authorship, recognizing the
motivations that direct researchers to cooperate in their scientific production
activities. The methodology is quantitative and qualitative, explotory and documentar. As a support, the tools of the technological apparatus of the following software´s are used: script Lattes and Excel, with the purpose of contributing to the collection and analysis of scientific production data. As an object of applied analysis, a survey of the number of effective researchers / professors, with the academic title of doctor, in 42 journalism courses at federal universities in Brazil, using the script Lattes software. As a result, the research team found 769 professors (386 researchers and 383 researchers); in addition to 84 researchers (44 researchers and 40 researchers) of CNPq research productivity belonging to this sample universe in the five Brazilian regions.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cajazeira, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Professor Associado na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pós-doutor em Ciências da Comunicação (UBI) - Portugal. Doutor em Comunicação - PUC de São Paulo. Mestre em Comunicação (UTP) - Paraná. Bacharel em Comunicação Social - PUC do Paraná. 

Julia Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

GRADUADA EM JORNALISMO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CNPq. MEMBRO DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO. 

Lucas Galvão, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

GRADUANDO EM JORNALISMO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA.  BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CNPq. MEMBRO DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO - CEPEJOR.

Wesley Vasconcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

GRADUADO EM JORNALISMO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA. BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - FUNCAP. MEMBRO DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO - CEPEJOR.

Manoel Izidório Cabral Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

GRADUANDO EM JORNALISMO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA. BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - FUNCAP. MEMBRO DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO - CEPEJOR.

Referências

ANDRADE SILVA, H. Colaboração científica nos grupos de pesquisa em comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI): uma análise de redes de coautoria em artigos de periódicos. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, 2020.

ARAÚJO, R. F.; ALVARENGA, L. A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 51-70, 2011.

CAJAZEIRA, P. A análise bibliométrica da produção científica docente por gênero nas universidades federais no interior do Brasil. Revista Inf. Inf., Londrina, v. 25, n. 1, p. 21-39, jan./mar. 2020.

CAJAZEIRA, P. E. S. L. A produção científica feminina docente em cursos de jornalismo. Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, v. 6, n. 2, p. 108-122, 9 dez. 2019.

CNPQ. A Plataforma Lattes. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 30 set. 2020.

GUEDES, V. L. S. A bibliometria e a gestão da informação e do conhecimento científico e tecnológico: uma revisão da literatura. Ponto de Acesso, Salvador, v. 6, n. 2, p. 74-109, ago. 2012.

KATZ, J. S.; MARTIN, B. What is research collaboration? Research Policy, London, v. 26, p. 1-18, 1997.

LEMOINE, W. Productivity patterns of men and women scientists in Venezuela. Scientometrics, v. 24, n. 2, p. 281-295, 1992.

LETA, J. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, v. 17, n. 49, p. 1-14, 2003.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução, análise. 2. ed., v. 1, São Paulo: Atlas, 1999.

MEADOWS, A. J. A comunicação cientifica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set. 1993.

SCHIENBINGER, L. O feminismo mudou a ciência? Bauru: EDUSC, 2001. (Coleção Mulher)

SILVA, E. B. F. Gênero e ciência: interpretações feministas e distinções locais. Leeds: University of Leeds, jul. 1998. Mimeo.

UCINET

VELHO, L; LEON, E. A construção social da produção científica por mulheres. Cadernos Pagu, Campinas, n. 10, p. 309-343, 1998.

VILAN FILHO, J. L.; SOUZA, H. B.; MUELLER, S. Artigos de periódicos científicos das áreas de informação no Brasil: evolução da produção e da autoria múltipla. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 2-17, maio/ago. 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

CAJAZEIRA, Paulo; MARQUES, Julia; GALVÃO, Lucas; VASCONCELOS, Wesley; CABRAL NETO, Manoel Izidório.
RETRATO GEOGRÁFICO E DE GÊNERO DOS CURSOS DE JORNALISMO NO BRASIL: metodologia para análise da produção científica = GEOGRAPHIC AND GENDER PORTRAIT OF JOURNALISM COURSES IN BRAZIL: methodology for the analysis of scientific production
. Revista Bibliomar, v. 20, n. 2, p. 183–210, 30 Dez 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/16267. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos