O BIBLIOTECÁRIO MEDIADOR E OS DESAFIOS PARA A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DIANTE DA COVID-19: o caso de uma biblioteca universitária especializada em saúde
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.24Palavras-chave:
bibliotecas universitárias, ciência da saúde, mídias sociais, competência em informação, COVID-19 = Keywords, university libraries, health science, social media, competence in informationResumo
Este artigo tem por objetivo descrever o relato de experiência profissional do primeiro Programa de Capacitação que deu origem ao curso online “Aprendendo sobre normas da ABNT” oferecido por uma biblioteca universitária (BU) especializada em ciências da saúde, Programa implantado a partir do produto final de um projeto de pesquisa de mestrado. Aborda as ações que vem sendo trabalhadas pela biblioteca durante o período pandêmico, com o uso intensivo das redes sociais, e aprimoramento do profissional na competência em mídia. Mostra os desafios enfrentados pelo bibliotecário através dos trabalhos home office e como pensar em práticas para dar continuidade ao desenvolvimento da competência em informação dos usuários remotamente. A metodologia caracteriza-se como um estudo empírico e descritivo, de abordagem qualiquantitativa, utilizou-se como instrumento, o questionário pesquisa de satisfação, também realizou-se pesquisa do tipo revisão bibliográfica como base teórica para o presente estudo. Os resultados obtidos apontam que entre os participantes 62,5% sentiram-se satisfeitos com o curso. Em relação à duração da capacitação, 50% marcaram “excelente” para a carga horária. Quanto ao objetivo proposto pelo curso, 98,5% alegaram que o conteúdo estava de acordo com o estimado na divulgação. Diante das considerações finais, recomenda-se que atividades remotas sejam realizadas a fim de promover a competência em informação aos usuários das bibliotecas universitárias frente às práticas de isolamento social. A biblioteca em estudo pretende promover outros cursos, principalmente os voltados para o uso de ferramentas das bases de dados em saúde para uma melhor disseminação no uso e gestão da informação científico-técnica em saúde. Os estudo de Morigi e Souto (2005), Kern (2020), Santos e Paiva (2020) e Santos (2020) foram fundamentais para esta pesquisa, pois serviram como embasamento teórico para o desenvolvimento deste artigo.
Abstract
This article aims to describe the professional experience report of the first Training Program that gave rise to the online course “Learning about ABNT standards” offered by a university library (BU) specialized in health sciences, Program implemented based on the final product of a master's research project. It addresses the actions that have been worked on by the library during the pandemic period, with the intensive use of social networks, and professional improvement in media competence. It shows the challenges faced by the librarian through home office work and how to think about practices to continue the development of users' information competence remotely. The methodology is characterized as an empirical and descriptive study, with a qualitative and quantitative approach, the satisfaction survey questionnaire was used as an instrument. A literature review was also carried out as a theoretical basis for the present study. The results obtained show that among the participants 62.5% felt satisfied with the course. Regarding the duration of the training, 50% scored "excellent" for the workload. As for the objective proposed by the course, 98.5% claimed that the content was in accordance with the estimated disclosure. In view of the final considerations, it is recommended that remote activities be carried out in order to promote competence in information to users of
university libraries in the face of social isolation practices. The library under study intends to promote other courses, mainly those focused on the use of health database tools for better dissemination in the use and management of scientific and technical health information. The studies by Morigi and Souto (2005), Kern (2020), Santos and Paiva (2020) and Santos (2020) were fundamental for this research, as they served as a theoretical basis for the development of this article.
Downloads
Referências
KERN, Lucas Martins. A biblioteca universitária e a pandemia do novo coronavirus: reflexões e prospectivas. Revista Informação & Universidade, Rio Grande do Sul, v. 2, n. esp. p. 1-21, jul./dez. 2020. Disponível em: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/30/36. Acesso em: 13 jan. 2021.
MORIGI, V. J.; SOUTO, L. R. Entre o passado e o presente: as visões de biblioteca no mundo contemporâneo. Revista ACB: biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 189-206, jan./dez. 2005. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/432/552. Acesso em: 07 mar. 2021.
SANTOS, Cássia Rosania Nogueira dos; PAIVA, Cintia Luciano de. Ações de atuação dos bibliotecários do IFRJ em meio à pandemia da covid-19. In: DANIELA Spudeit; CLAUDIA Souza (org.). Atuação dos profissionais da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia em época de pandemia. Florianópolis, SC: Nyota: Rocha Gráfica, 2020. p. 515 – 530. E-book. Disponível em: https://3b2d7e5d-8b9a-4847-aa3e-40931d588fb7.filesusr.com/ugd/c3c80a_14b6b7a184014cfa87b8fe37a6ada1af.pdf. Acesso em: 11 jan. 2021
SANTOS, Karina Barbosa dos. Informação em saúde: proposta aplicada ao desenvolvimento da competência em informação com usuários de uma Biblioteca universitária. 2020. 94f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
SERVIÇO Nacional de Aprendizagem Comercial. Documentação do Questionário de Avaliação - Projeto Piloto. Rio de Janeiro: SENAC, 2014. Disponível em: http://sistemas.to.senac.br/sei/docs/Avaliacao_Piloto.pdf. Acesso em: 19 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.