POTENCIALIDADES DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA REALIDADE TECNOLÓGICA DO PARÁ = HUMAN-COMPUTER INTERACTION POTENTIALITIES IN PARÁ TECHNOLOGICAL REALITY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.21

Palavras-chave:

interação humano computador, realidade tecnológica paraense, tecnologias de informação e comunicação no Pará = Keywords, human-computer interaction, technological reality in Pará, information and communication technologies in Pará

Resumo

Análise, a partir de revisão de literatura em fontes secundárias, sobre as principais tendências que permeiam os estudos em interação humano-computador, com foco na realidade tecnológica no Pará. A pesquisa baseou-se em levantamento bibliográfico a partir de repositórios científicos digitais, sendo utilizados os verbetes interação humano-computador e Pará. O trabalho localizou duas principais vertentes de análise: inserção tecnológica em instituições de ensino no estado, e nos projetos e programas tecnológicos implantados no Pará a partir dos anos 2000. Percebeu-se, em ambas as vertentes, considerável ênfase em características ligadas a acessibilidade e acesso universal da informação, e de muitos dos projetos mostrarem informações preliminares ou indicarem descontinuidade. A pesquisa conclui que o estado do Pará, a partir dessas iniciativas, possui promissor campo de análise ligada à interação humano-computador, a partir de considerável espectro de programas de inserção computacional e informacional na região.

Abstract

This study analyses the evolution and principal tendencies of research linked to
human-computer interaction in technological reality of Pará. Data collection was
conducted in scientific repositories, using the terms Human-computer interaction and Pará. The research results in the recognition of two main issues: technological insertion in teaching institutions and technological projects implanted in Pará since 2000. It was noticed, in both aspects, considerable emphasis in accessibility and universal access, and also perceived that these projects present discontinuity and only preliminary information. This research concludes that the state of Pará has a promising field of study related to human computer interaction, related to informational and computational insertion.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Lopes dos Santos Junior, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor adjunto da Faculdade de Arquivologia e do programa de pós graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal do Pará. Doutor em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/ UFRJ.

Referências

ABELÉM, A. J. et al. Indução de inovação sustentável através da Rede Paraense de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação e do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá: relatório de pesquisa. Belém, Universidade Federal do Pará, 2010.

AQUINO, A. S.; DUARTE, E. C. F. Jogos SWF-Flash nos laptops do programa um computador por aluno (PROUCA) no município de Santarém, PA, Brasil. Revista Ensino de Ciências e Humanidades, Cidadania, Diversidade e Bem Estar, v. 4, n. 1, p.446-469, 2019. BARBOSA, S.D.J.; SILVA, B.S. Interação humano-computador. Rio De Janeiro: Editora Campus-Elsevier, 2010.

BASSALO, G. H.; BEZERRA, U. H. Parque de Ciência e Tecnologia Guamá: habitats de inovação sustentáveis: relatório de pesquisa. ([201-]). Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Ubiratan_Bezerra/publication/242294803_GUAMA_SCIENCE_PARK_Sustainable_innovation_habitats/links/0deec53303450adb06000000/GUAMA-SCIENCE-PARK-Sustainable-innovation-habitats.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Decreto n. 4.339, de 22 de agosto de 2002. Institui princípios e diretrizes para a implementação da Política Nacional da Biodiversidade. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4339.htm. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Decreto n. 6.041, de 08 fev. 2007. Institui a política de desenvolvimento da biotecnologia, cria o Comitê Nacional de Biotecnologia e dá outras providências, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6041.htm. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Lei n. 12.965, de 23 de dezembro de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. Brasília: Secretaria Geral da Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Lei n. 13.243, de 11 de janeiro de 2016. Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004 [...], 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13243.htm. Acesso em: 20 out. 2020.

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.12, n.1, p. 148-207, 2007.

CARDOSO, M. S. R. M. A trajetória da Internet no Brasil: do surgimento das redes de computadores à instituição dos mecanismos de governança. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação)-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

CARVALHO, J. O. F. O Papel da Interação humano-computador na inclusão digital. Transinformação, v.15, n. 3, p.75-89, 2003.

CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

CASTRO, F. F.; BAÍA, D. C. P. Uma experiência de inclusão digital na Amazônia: o Programa NavegaPará e o horizonte da democracia representativa: limites e esperanças. Revista FAMECOS, v. 19, p. 390-409, 2012.

CAVALCANTI, A. B. et al. Z. S. Terra firme digital: Proposta de implementação de um Bairro Digital para o território da Terra Firme em Belém do Pará. In: SIMPÓSICO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM MÍDIAS INTERATIVAS. 4, 2016, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Media Lab/UFG, 2016, p.630-639.

CHAVES, D. A. A Trajetória de inovação e tecnologia no Estado do Pará. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, v. 8, p. 1-13, 2019.

COSTA, L. F.; RAMALHO, F. A. A usabilidade nos estudos de uso da informação: em cena, usuários e sistemas interativos de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.15, n.1, p. 92-117, 2010.

COSTA, A. K. F. O.; ALCÂNTARA, M. S. O computador como instrumento de aprendizagem no ensino de educação de jovens e adultos: um estudo de caso na 1ª e 2ª etapa do Ensino Fundamental na escola Manoel Antônio Leite – Primavera PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, 2015.

COUTINHO, M. M. et al. Coprodução sociedade civil - governo na constituição de cidades inteligentes no Estado do Pará. Revista de Administração Contemporânea, v. 23, p. 636-653, 2019.

DAHER, L. S.; CARDOSO, T. Navegapará: os desafios da banda larga na Amazônia. Inclusão Social, v. 5, n.2, p. 187-193, 2012.

DIAS, R. A trajetória da política científica e tecnológica brasileira: um olhar a partir da Análise de Política. 2009.Tese (doutorado em Geociências) - Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

FIDALGO, A. Manual de semiótica. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2004. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-antonio-manual-semiotica-2004.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020

GAIA, E. M.; PINHEIRO, I. M. O computador como ferramenta pedagógica no ensino aprendizagem na escola Dr. Lauro Sodré, no município de Breves/PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, 2016.

GRUDIN, J. Human-computer interaction. Annual review of information science and technology, v.45, p.369-430, 2011.

JORENTE, M. J. V. Impacto das tecnologias de informação e comunicação: cultura digital e mudanças sócio-culturais. Informação & Sociedade, v. 22, n.1, p.13-25, 2012.

KIM, J. H. Cibernética, ciborgues e ciberespaço: notas sobre a origem da cibernética e sua reinvenção cultural. Horizontes Antropológicos, v. 21, 199-219, 2004.

MAFFEZZOLI. A. P. Docência no ensino superior: uma investigação sobre o uso de tecnologias em dois cursos de graduação de uma instituição no município de Itaituba/PA. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Santarém, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2018.

MAGALHÃES, W. M.; ELIASQUEVICI, M. K.; FERREIRA, B. J. P. Análise do programa de inclusão digital NavegaPará em escolas da rede estadual do municipal de Belém. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1, 2013.

MAGALHÃES, W. M.; ELIASQUEVICI, M. K.; FERREIRA, B. J. P. Critical analysis of an Amazon program of Digital Inclusion: The Navegapará in the city of Belém. In: WORLD CONFERENCE ON EDUCATIONAL MULTIMEDIA, HYPERMEDIA AND TELECOMMUNICATIONS. 2014. Proceeding […] Chesapeake: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2014. p. 192-199.

MARINHO, E. S.; CARVALHO, H. A. A importância da interação com TCIs: O caso da formação de professores da educação básica (1° ao 5° ano do EF) da escola “O Mundo da Criança” do município de Novo Repartimento – PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, 2017

MALTEZ, H. T. et al. A. Avaliação de evapotranspiração potencial (ETP) para região de Belém-Pará. In: SIMPÓSIO DO TRÓPICO ÚMIDO, 1. Belém. Anais [...]. Belém: Embrapa-Cpatu, 1986.·.

MORAES, R. et al. O setor tecnológico na Amazônia e a economia do conhecimento: uma abordagem no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá) vista pela perspectiva da ARS:análise das redes sociais. Revista de administração e contabilidade- RAC, v. 2, p. 1-15, 2015.

MOURA, M. R. A.; COSTA, L. S. F.; NAKAGAWA, E. Y. Diálogos entre interação humano-computador e ciência, tecnologia e sociedade. Informação & Informação, v. 23, n.1, p. 565-585, 2018.

NEGRÃO, A. T. O programa Navega Pará e o princípio da eficiência. In: FERREIRA, L.; SALVADOR, C. F. (org.) Gestão pública: interlocuções e experiências. Belém: Escola de Governança Pública do Estado do Pará, 2018, p. 43-53.

NHACOUNGUE, J. A.; DANTAS, M. L. De Paul Otlet à Web Semântica: aportes teóricos sobre a organização do conhecimento. Informação e Tecnologia, v. 3, n.1, p.138-158, 2016.

PARÁ (Estado). Lei Estadual n. 5.457, de 11 de maio de 1988. Dispõe sobre formas excepcionais de pagamento de créditos tributários relativos ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), e dá outras providências. [Belém]: Assembleia Legislativa do Estado do Pará, 1988. Disponível em: https://www.semas.pa.gov.br/1988/05/11/9726/. Acesso em: 20 out. 2020.

PARÁ (Estado). Lei Estadual n. 8.427, de 16 de novembro de 2016. [Belém]: Assembleia Legislativa do Estado do Pará, 2016. Cria o Programa de Educação Profissional e Tecnológica, no âmbito do Estado do Pará, denominado “Pará Profissional”, e dá outras providências. Disponível em: https://www.semas.pa.gov.br/1988/05/11/9726/. Acesso em: 20 out. 2020.

PARÁ (Estado). Lei n. 8.426, de 16 de novembro de 2016. [Belém]: Assembleia Legislativa do Estado do Pará, 2016. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=331861. Acesso em: 20 out. 2020.

PARÁ (Estado). Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá. 2020. Disponível em: http://pctguama.org.br/?lang=pt. Acesso em: 20 de nov. 2020A.

PARÁ (Estado). Projeto NavegaPará. 2020. Disponível em http://www.navegapara.pa.gov.br/. Acesso em: 20 de nov. 2020B.

PARÁ (Estado). Secretaria de Ciência,Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica. 2020. Disponível em http://www.sectet.pa.gov.br/. Acesso em 20 de nov. 2020C.

PEREIRA, D. S. O uso do Raspberry Pi como ferramenta de apoio pedagógico no ensino fundamental – Capitão Poço. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, 2019.

PEREIRA, L. A.; MARINHO, M. G. S. M. C. Adversidades, disputas e gargalos na difusão de computadores no Brasil: a inserção da administração pública e do setor privado na constituição de um mercado brasileiro de tecnologia da informação. (1957 - 1964). Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 8, n.16, p. 29-51, 2016.

PIRES, J. As 35 cidades onde há mais excluídos no Brasil. Papodehomem. 2015. Disponível em: https://papodehomem.com.br/as-35-cidades-onde-ha-mais-excluidos-no-brasil/. Acesso em: 20 dez. 2020.

PRAZERES, M. S. C. O Navegapará como política de inclusão digital: Implicações nas escolas públicas do Estado do Pará. 2016.Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

ROCHA, S. P. A articulação das políticas de biodiversidade, inovação e biotecnologia nos estados do Amazonas, Pará e Tocantins. 2016.Tese (Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

SANTOS, L. R. D. et al. Gestão da inovação e ampliação da inclusão sociodigital: uma análise da aplicação do Balanced Scorecard no Navegapará.. RAI: Revista de Administração e Inovação, v. 12, p. 201-226, 2015.

SANTOS JUNIOR, R. L. Análise sobre o desenvolvimento do campo de estudo em informação científica e técnica nos Estados Unidos e na antiga União Soviética durante a guerra fria (1945-1991). Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 8, n. 2, p.130-157, 2012.

SANTOS JUNIOR, R. L. Nos primórdios da informática: estudo sobre a construção dos primeiros computadores eletrônicos digitais nos Estados Unidos e União Soviética. In: SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA, 10., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UERJ/PPGH, 2015. v. 1. p. 2566-2575.

SARAIVA, S.; SOUZA, V. Desafios para a inserção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na Escola Municipal Professora Maria de Fátima Oliveira em Capitão Poço no estado do Pará. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, 2019.

SILVA, G. P. Os projetos acadêmicos nacionais e sua influência na indústria nacional: o caso da Cobra Computadores. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA

CIÊNCIA, TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA. 9., 2016. Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.

SILVA, N. X; NATHANSOHN, B. Análise da produção científica em Inteligência Artificial na área da Ciência da Informação no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 19., 2018, Londrina.Anais eletrônicos [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018.

SILVA, A. R.; VILELA, L. C. A ausência de internet na educação de jovens e adultos da escola de ensino fundamental Flávia Smith Moraes no município de Almeirim-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, 2017.

SILVA, A. V. B. M. et al. Manas Digitais: um relato sobre ensino de programação em escolas públicas no estado do Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 8., 2019, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 367-376.

SOUZA, L. Vet al. Multimedia transmission on Amazon region using wireless broadband networks. Conference Broadband Multimedia Systems and Broadcasting, 2009. In: IEEE INTERNATIONAL SYMPOSIUM. 2009. Proceedings […]. [S. l.]:BMSB’09, 2009.

STEPHANIDIS, C. et. al. Seven HCI Grand Challenges. International Journal of Human Computer Interaction, v. 35, n. 14, p.1229-1269, 2019.

STEPHANECK, P. Confiabilidade da memória do operador humano nos sistemas. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, v. 27, n, 1, p. 109-123, 1975.

TAGLIACOZZO, R. Estimating the satisfaction of information users. Bulletin of the Medical Library Association, v. 65, p. 243-249, 1975.

TAKAHASHI, T. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

TAVARAYAMA, R.; SILVA, R. C. M. F.; MARTINS, J. R. A Sociedade da Informação: possibilidades e desafios. Nucleus, v.9, n.1, p. 267-276, 2012.

TEIXEIRA, J. O que é inteligência artificial. 3º edição. São Paulo: e-galáxia, 2019.

TEIXEIRA, M.; ELIASQUEVICI M. K. O desafio da inovação tecnológica na democratização do saber (Planear: uma experiência de educação continuada-a distância, no Estado do Pará). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.12., 2001, Vitória. Anais [...]. Vitória: SBIE, p. 95-100.

TEIXEIRA, W. M.; TEIXEIRA, L. R.; SANTA BRÍGIDA, F. B. A Escola e os professores tradicionais: a prática de letramento digital no contexto dos professores de uma escola de Belém (PA). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: CBCC, 2015.

TODAKA, A. J.; SILVA, O. J. O ensino de história mediado pelas TIC em uma escola pública do município de Belém-PA: caminhos e desafios. 2018.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2018.

VIANNA, M. Entre burocratas e especialistas: a formação e o controle do campo da informática no Brasil (1958-1979). 2016. Tese (Doutorado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA. Plano nacional de formação de professores- PARFOR UFRA. 2018. Disponível em: https://parfor.ufra.edu.br/. Acesso em: 20 nov. 2020

YAFUSHI, C. A. P.; ALMEIDA, M. F. I.; VITORIANO, M.C.C. Gestão da Informação, gestão do conhecimento, cultura organizacional e competência em informação: o quarteto estratégico para a construção e uso competente da memória organizacional. Perspectivas em Gestão e Conhecimento, v. 9, n. 3, p. 4-20, 2019.

WIENER, N. The Human use of human beings: cybernetics and society. London: Free Association Books, 1989. Disponível em: https://monoskop.org/images/5/51/Wiener_Norbert_The_Human_Use_of_Human_Beings.pdf acesso em: 20 jun. 2020

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos.
POTENCIALIDADES DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA REALIDADE TECNOLÓGICA DO PARÁ = HUMAN-COMPUTER INTERACTION POTENTIALITIES IN PARÁ TECHNOLOGICAL REALITY
. Revista Bibliomar, v. 20, n. 2, p. 159–182, 30 Dez 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/17012. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos