Mediação de leitura:
a importância da reflexão sobre a prática
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n1.2024.8Palavras-chave:
leitura, mediação de leitura, mediadorResumo
Este estudo aborda a relevância da reflexão sobre a prática de mediação de leitura como uma forma de aprimoramento dessa ação. Tendo por base os pressupostos teóricos de Larrosa-Bondía (2002), Bajour (2012), Petit (2013) e Reyes (2014), e com o objetivo de compreender o que é a mediação sob o ponto de vista do(a) mediador(a), qual o sentido atribui à mediação e como a sua reflexão sobre a prática se relaciona com o seu desempenho durante a mediação de leitura, nos ancoramos nos saberes experienciais e teóricos de três mediadoras elucidados por entrevista e pela observação de quatro práticas de mediação de leitura com dois grupos de crianças (4-6). Tais observações contemplaram observar outro mediador e se observar enquanto um mediador elencando os elementos que favoreceram e os que poderiam ser melhorados na mediação. Assim, concluímos que a mediação de leitura é uma ação relacional que sempre se renova e se desenvolve de acordo com o vínculo entre as pessoas nela envolvidas, indo muito além do encontro pontual entre mediador, livro e mediados. Desse modo, constatamos que a reflexão apoia e dá recursos para o mediador melhor desempenhar o seu papel na medida em que envolve o pensar acerca da ação envolvendo todas as condições sociais que ela ocorre.
Downloads
Referências
ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine. La littérature comme espace d’apprentissage de l’altérité et du divers. Revista Synergies Brésil, São Paulo, n° spécial 2, p. 145-155, 2010. Disponível em: http://gerflint.fr/Base/Bresil_special2/abdallah_prectceille.pdf. Acesso em: 9 fev. 2024.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
AGEE, Jon. O muro no meio do livro. Lisboa: Nuvem de Letras, 2020.
ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel (org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. p. 171-189.
ANAYA, Juan Mata. Mediação, leitura e literatura. Revista da Fundarte, v. 42, n. 42, p. 01–21, 2020.
BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2015.
BATISTA, Gabrielly Sierra. Educação intercultural em uma biblioteca municipal: caminhos através da mediação de leitura do livro ilustrado. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação - Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/56894. Acesso em: 29 abr. 2024.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura e outros ensaios. Coimbra: Angelus Novus Editora, 2004.
CARNEIRO, Ana Paula. Hora da leitura: mediação e formação de leitores literários. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/19399. Acesso em: 9 fev. 2024.
DEWEY, John. Como Pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1972.
LARROSA-BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p. 20-28, 2002.
MCGEE, L. M.; SCHICKEDANZ, J. A. Repeated interactive read-alouds in preschool and kindergarten. Newark: The Reading Teacher, v. 60. n. 8, p. 742–751, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1598/RT.60.8.4. Acesso em: 9 fev. 2024.
MCNIFF, J.; WHITEHEAD, J. All you need to know about action research. Thousand Oaks: Sage, 2006.
MELO NETO, José Francisco. Educação popular e “experiência”. Contexto e Educação, n. 85, p. 31-50, 2011.
NECKY, Barbara Jane. Texto e Imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. 2007. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10052. Acesso em: 12 fev. 2024.
PETIT, Michele. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.
PETIT, Michele. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. In: FRADE, Izabel; VAL, Maria do Carmo; BREGUNCI, Marilena (org.). Glossário CEALE - termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/mediadores-de-leitura. Acesso em: 9 fev. 2024.
SIERRA BATISTA, Gabrielly. a mediação de leitura do livro ilustrado como processo de educação intercultural na primeira infância . Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 55, n. 55, 2023. DOI: 10.19179/rdf.v55i55.1210. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1210. Acesso em: 29 abr. 2024.
SILVA, Kenia Adriana de Aquino. O nascimento do pequeno leitor: mediação, estratégias e leitura na primeiríssima infância. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/181338. Acesso em: 12 fev. 2024.
SOLÉ, Isabel. Estrategias de lectura. 15. ed. Barcelona: Graó, 2004.
VERE, Ed. Como ser um leão. Lisboa: Fábula, 2021.
WHITEHURST, Grover. Dialogic reading: an effective way to read aloud with young children. 2002. Arlington: Reading Rockets. Disponível em: https://www.readingrockets.org/article/dialogic-reading-effective-way-read-aloud-young-children. Acesso em: 9 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.