BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LACUNA NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NO BRASIL

Autores

  • Ana Paula de Lima UNESP
  • Raquel Fontes Borghi UNESP
  • Samuel de Souza Neto UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n1p9-29

Palavras-chave:

Ensino de Inglês, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Base Nacional Comum Curricular,

Resumo

Tendo em vista a importância da Língua Inglesa nos mais diversos âmbitos da sociedade contemporânea, podemos observar uma grande expansão do ensino dessa língua estrangeira nas escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tanto públicas quanto privadas. A falta de diretrizes oficiais nacionais que orientem a formação e o trabalho do professor, oriunda do caráter facultativo da inclusão de línguas estrangeiras na matriz curricular desses níveis de ensino, traz implicações para a qualidade do ensino de Inglês para crianças. Assim, considerando a importância de se regulamentar esse ensino, este trabalho teve por objetivos identificar e analisar, na primeira e última versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as referências ao ensino de Língua Inglesa para crianças e os encaminhamentos para o trabalho docente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo documental, considerando-se a análise documental da BNCC. A análise mostrou que os documentos não abrangem o ensino de Inglês para crianças, de forma que a lacuna na legislação vigente permanece perpetuando a forma, muitas vezes inadequada, como o ensino vem sendo incluído e conduzido nas escolas regulares brasileiras.

COMMON CORE NATIONAL CURRICULUM AND THE LACK IN THE TEACHING OF ENGLISH TO YOUNG LEARNERS IN BRAZIL

Abstract: We can observe a great expansion of the teaching of English in Early Childhood Education and in the first years of Elementary School in Brazil, once this language is very important in a wide range of fields of contemporary society. The teaching of foreign languages in these levels of education is optional in our context, so there are no official guidelines to the teacher's education and the teaching work, which can influence the quality of the teaching of English to young learners. Since it is important to regulate the teaching of English to young learners in Brazil, this article aims to identify and analyze references to this process in the first and the last versions of the Common Core National Curriculum reference to this process, guiding the teaching work with foreign languages in Early Childhood Education and in the first years of Elementary School. A qualitative research, characterized as a documentary study of the Common Core National Curriculum has been developed. The document analysis has shown that the Common Core National Curriculum does not mention the teaching of English to young learners. This way, the lack in the current legislation remains, perpetuating the inappropriate way the foreign language has been included and teaching to children in Brazil.

Keywords: English Language Teaching. Early Childhood Education. First Years of Elementary School. Common Core National Curriculum.

BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR Y LA AUSENCIA DE LA ENSEÑANZA DE INGLÉS PARA NIÑOS EN BRASIL

Resumen: Teniendo en cuenta la importancia de la Lengua Inglesa en los más distintos ámbitos de la sociedad contemporánea, podemos observar una gran expansión de la enseñanza de esa lengua extranjera en las escuelas de Educación Infantil y Años Iniciales de la Enseñanza Fundamental, tanto públicas cuanto. La falta de directrices oficiales que orienten la formación y el trabajo del profesor, originada del carácter facultativo de la inclusión de lenguas extranjeras en la matriz curricular de esos niveles de enseñanza, trae implicaciones para la calidad de la enseñanza de inglés para niños. Considerando la importancia de la reglamentación de ese nivel de enseñanza, este trabajo, mediante un análisis documental, pretende verificar si la primera y última versiones de la Base Nacional Común Curricular hacen referencia a la enseñanza de Lengua inglesa para niños, apuntando encaminamientos para el trabajo docente en la Educación Infantil y en la Enseñanza Fundamental I. Desarrollamos una pesquisa cualitativa, caracterizada como un estudio documental de la Base Nacional Común Curricular. El análisis mostró que los documentos no abarcan la enseñanza de Inglés para niños, de modo que la ausencia en la legislación vigente continúa, perpetuando la manera, muchas veces inadecuada, de cómo la enseñanza está siendo incluida y conducida en las escuelas regulares brasileñas.

Palabra-clave: Enseñanza de Lengua Inglesa. Educación Infantil. Enseñanza Fundamental I. Base Nacional Común Curricular.

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Publicado

2019-03-29

Como Citar

LIMA, Ana Paula de; BORGHI, Raquel Fontes; SOUZA NETO, Samuel de.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LACUNA NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NO BRASIL
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 1, p. 9–29, 29 Mar 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11094. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos