AS FORÇAS DO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL QUE CONTRIBUÍRAM PARA A EMERGÊNCIA DO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA BRASILEIRA

Autores

  • Fernanda Monteiro Rigue Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria - RS
  • Guilherme Carlos Corrêa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria - RS

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n1p167-187

Palavras-chave:

Ensino de Química, Escola Nacional. Ciências Naturais, Genealogia,

Resumo

Busca-se, por meio de uma perspectiva genealógica (FOUCAULT, 1979), apresentar o jogo de forças que configura as estratégias para instauração das Ciências Naturais e a Química na Escola Nacional brasileira. A analítica aqui proposta segue a linha histórica da conformação de uma educação para todos pelo viés da formação de um campo epistemológico do Ensino de Química, perpassando pela Reforma da Universidade de Coimbra, os padres da Companhia de Jesus, Dom João VI, Dom Pedro I e Dom Pedro II no Brasil. O entrelaçamento dessas forças converge para emergência de uma Química, embora discreta, ao final do período imperial brasileiro.

THE FORCES OF COLONIAL AND IMPERIAL BRAZIL CONTRIBUTING TO THE EMERGENCY OF CHEMISTRY EDUCATION IN THE BRAZILIAN SCHOOL

Abstract: It is sought, through a genealogical perspective (FOUCAULT, 1979), to present the set of forces that configure the strategies for the establishment of the Natural Sciences and Chemistry in the Brazilian National School. The analysis proposed here follows the historical line of the formation of an education for all by the bias of the formation of an epistemological field of the Teaching of Chemistry, passing through the Reformation of the University of Coimbra, the priests of the Company of Jesus, Dom João VI, Dom Pedro I and Dom Pedro II in Brazil. The interweaving of these forces converges to the emergence of a chemistry, although discrete, at the end of the Brazilian imperial period.

Key words: Chemistry teaching. National School. Natural Sciences. Genealogy.

 LAS FUERZAS DEL BRASIL COLONIAL E IMPERIAL QUE CONTRIBUIRÁN PARA LA EMERGENCIA DE LA ENSEÑANZA DE QUÍMICA EN LA ESCUELA BRASILEÑA

Resumen: Se busca, por medio de una perspectiva genealógica (FOUCAULT, 1979), presentar el juego de fuerzas que configura las estrategias para la instauración de las Ciencias Naturales y la Química en la Escuela Nacional brasileña. La analítica aquí propuesta sigue la línea histórica de la conformación de una educación para todos por el sesgo de la formación de un campo epistemológico de la Enseñanza de Química, pasando por la Reforma de la Universidad de Coimbra, los padres de la Compañía de Jesús, Mons. João VI, Don Pedro I y Pedro II en Brasil. El entrelazamiento de esas fuerzas converge para la emergencia de una Química, aunque discreta, al final del período imperial brasileño.

Palabras clave: Enseñanza de Química. Escuela Nacional. Ciencias Naturales. Genealogía.

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Publicado

2019-03-29

Como Citar

RIGUE, Fernanda Monteiro; CORRÊA, Guilherme Carlos.
AS FORÇAS DO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL QUE CONTRIBUÍRAM PARA A EMERGÊNCIA DO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA BRASILEIRA
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 1, p. 167–187, 29 Mar 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11103. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos