PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: uma análise bibliométrica do cenário nacional

Autores

  • Vania Silva de Souza Bilert Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNCENTRO
  • Cristiane Mansur de Moraes Souza Universidade Regional de Blumenau – FURB

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p217-236

Palavras-chave:

Universidade, Extensão universitária, Análise bibliométrica,

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a produção científica em Extensão Universitária proveniente das publicações nacionais de teses, dissertações e periódicos, no período de 2007 a 2016. O estudo investigativo foi orientado pelo desenho metodológico da análise bibliométrica em caráter exploratório. As informações foram extraídas da base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após aplicação dos filtros de pesquisa, os resultados mostraram 535 teses e dissertações e 227 artigos completos que foram analisados e classificados para atingir o objetivo proposto. Os resultados encontrados sugerem um crescimento do volume de publicações a partir de 2009, com o delineamento metodológico na modalidade de estudo de caso. Verificou-se uma maior concentração nas áreas temáticas de saúde e educação. Já, em relação aos enfoques das pesquisas, observou-se o predomínio dos seguintes assuntos: saúde coletiva, formação de estudantes, formação docente e institucionalização da extensão. Os achados também indicam que os autores mais produtivos concentram suas pesquisas no enfoque de saúde coletiva e estão vinculados à Universidade de São Paulo – USP.

Palavras-chave: Universidade. Extensão universitária. Análise bibliométrica. 

PRODUCTION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE IN UNIVERSITY EXTENSION PROGRAMS: a bibliometric analysis of the national scenery

Abstract

The objective of this work was to analyze the scientific production in University Extension, from the national publications of theses, dissertations and periodicals, from 2007 to 2016. This investigative research of exploratory nature was guided by the methodological design of bibliometric analysis. Thus, information was extracted from CAPES’ (Coordination of Superior Level Staff Improvement) database. Having conducted a research on CAPES’ website, 535 dissertations and theses were found, along with 227 complete articles. The data was analyzed and classified in order to accomplish our study’s main goal. Our results suggest the increase in the number of publications since 2009, with methodological delineation of case study type. It was observed that most studies were concentrated in Health and Education fields. As for the research studies’ foci, predominance was perceived in the following issues: Collective Health, Formation of Students and Formation of Teachers, as well as Extension Programs Institutionalization. Our findings also indicate that authors, who produce the most, concentrate their studies – in their entirety – in Collective Health, and are also bound by USP (University of São Paulo).

Keywords: University. University extension programs. Bibliometric analysis.

PRODUCCIÓN DEL CONOCIMIENTO CIENTÍFICO EN EXTENSIÓN UNIVERSITARIA: um análisis bibliométrico del escenario nacional

Resumen

El objetivo en este trabajo fue analizar la producción científica en Extensión Universitaria, proveniente de las publicaciones nacionales de tesis, disertaciones y periódicos, en el período de 2007 a 2016. El estudio investigativo fue orientado por el dibujo metodológico del análisis bibliométrico, de carácter exploratorio. Las informaciones fueron extraídas de la base de datos de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tras los filtros de investigación, los resultados mostraron 535 tesis y disertaciones y 227 artículos completos, que fueron analizados y clasificados para atingir el objetivo de ese estudio. Los resultados encontrados sugieren un crecimiento del volumen de publicaciones a partir de 2009, con el delineamiento metodológico en la modalidad de estudio de caso. Se verificó una más grande concentración de estudios en las áreas temáticas de Salud y de la Educación. Ya, con relación a los enfoques de las investigaciones, se observó el predominio de los siguientes asuntos: Salud Colectiva, Formación de Estudiantes, Formación Docente e  Institucionalización de la Extensión. Los hallazgos también indican que los autores más productivos concentran la totalidad de sus investigaciones con enfoques acerca de la Salud Colectiva y están vinculados a la Universidade  de São Paulo – USP.

Palabras clave: Universidad. Extensión universitaria. Análisis bibliométrico.

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Biografia do Autor

Vania Silva de Souza Bilert, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNCENTRO

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR. Graduada em Secretariado Executivo. Professora do departamento de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

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Publicado

2019-07-22

Como Citar

BILERT, Vania Silva de Souza; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: uma análise bibliométrica do cenário nacional
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 2, p. 217–236, 22 Jul 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11894. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos