Argumentação no ensino e na aprendizagem de Matemática básica: uma metapesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.11Palavras-chave:
argumentação, aprendizagem, matemática básicaResumo
O objetivo desta investigação foi analisar pesquisas publicadas no período de 2014 a 2018 no Brasil, que abordam a prática da argumentação na escola básica, levantadas no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com a finalidade de sintetizar ideias, investigar contribuições, classificar, encontrar similaridades e divergências entre os estudos. A pesquisa é de cunho qualitativo, norteada pelas diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos em função da metanálise, com enfoque nos resumos encontrados. Os resultados indicam duas tendências de abordagem: a busca por relacionar a argumentação ao pensamento formal da matemática, e a argumentação como difusora de comunicação em sala de aula, sem necessariamente ter como fim o discurso formal da matemática, além da necessidade de mais estudos sobre a abordagem da argumentação no ensino e na aprendizagem
de matemática.
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