A INTENSIFICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO MERCADO NA ORGANIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: Análise do CEIPE
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202160Palavras-chave:
Política educacional, Think tank, MercadoResumo
Este artigo tem como foco a análise do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), criado com o propósito de ser o primeiro think tank especializado em política educacional do Brasil. Interessa aqui discutir quais princípios e valores sustentam as propostas desta organização para a área educacional. Os think tanks atuam para dar o direcionamento das políticas, sem, entretanto, ocupar funções diretamente dentro das secretarias de educação, pois atuam por meio de assessorias, consultorias e parcerias. Ao buscar exercer influência na opinião pública um think tank age como verdadeiro produtor de determinados padrões de inserção na vida social.
Palavras-chave: política educacional; think tank; mercado.
THE INTENSIFICATION OF MARKET PRINCIPLES IN THE ORGANIZATIONOF EDUCATIONAL POLICIES: ANALYSIS OF CEIPE
Abstract
This article focuses on the analysis of the Center for Excellence and Innovation in Educational Policies (Ceipe) of the Getulio Vargas Foundation (FGV), created with the purpose of being the first think tank specialized in educational policy in Brazil. It is interesting to discuss what principles and values support this organization's proposals for the educational area. The think tanks act to give direction to the policies, without, however, occupying functions directly within the education departments, as they act through advisory services, consultancies and partnerships. In seeking to exercise influence on public opinion, a think tank acts as a true producer of certain patterns of insertion in social life.
Keywords: educational policy; think tank; market.
LA INTENSIFICACIÓN DE LOS PRINCIPIOS DEL MERCADO EN LA ORGANIZACIÓN DE LAS POLÍTICAS EDUCATIVAS: ANÁLISIS DEL CEIPE
Resumen
Este artículo se centra en el análisis del Centro para la Excelencia e Innovación en Políticas Educativas (Ceipe) de la Fundación Getúlio Vargas (FGV), creado con el propósito de ser el primer grupo de think tank especializado en política educativa en Brasil. Es interesante discutir qué principios y valores apoyan las propuestas de esta organización para el área educativa. Los think tanks actúan para guiar las políticas, sin embargo, sin ocupar funciones directamente dentro de los departamentos de educación, ya que operan a través de servicios de consultoría, consultoría y asociación. Al tratar de ejercer influencia en la opinión pública, un grupo de think tank actúa como un verdadero productor de ciertos patrones de inserción en la vida social.
Palabras clave: política educativa; think tank; mercado.
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