POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESCOLAS DO CAMPO:

reflexões em diálogo com o cotidiano docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.21

Palavras-chave:

Políticas educacionais do campo, Escola do campo, Atuação docente, Cidadania.

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma investigação envolvendo as políticas educacionais que foram implementadas no contexto de mudança das escolas do campo, antes compreendidas como escolas rurais. Nesse complexo, discute-se como, no cotidiano da escola do campo, os profissionais percebem e (re)conhecem essas mudanças na sua relação com o currículo escolar e a atuação docente. Para tanto, a questão que se propõe no debate intenta investigar de que maneira as políticas educacionais para escolas do campo são compreendidas pelos docentes e relacionadas com o currículo escolar e sua atuação na escola? A reflexão tem um caráter teórico-bibliográfico e documental, entrecortado por uma investigação empírica realizada a partir de questionários aplicados em escolas localizadas no sul e oeste de SC, na região de abrangência da UFFS-campus Chapecó-SC. A pesquisa permite inferir que há, ainda, poucos debates e compreensões sobre as políticas que interferem na atuação docente na escola do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS

Licenciada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2012). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ (2019). Atualmente é Pós-doutoranda, bolsista PNPD Capes na área de Políticas educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Chapecó. Foi avaliadora no PNLD 2017 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental, no PNLEM 2018 - Geografia - Ensino Médio, no PNLD 2019 - Geografia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental (versão inicial e atualização em 2020) e no PNLD 2020, anos finais do Ensino Fundamental. E-mail: carina.copatti@gmail.com.

Adriana Maria Andreis, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, PPGGeo/Mestrado em Geografia, PPGE/Mestrado em Educação e colaboradora no PPGH/Mestrado em História. Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha. Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI - Ijuí/RS. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS. Atuou durante mais de vinte anos como professora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). E-mail: adriana.andreis@uffs.edu.br

Referências

ANDREIS, Adriana M. Lugar e cotidiano num diálogo com as políticas públicas: o individual e o coletivo em educação. Revista Anekumene. Revista Virtual · Geografía, Cultura y Educación, n. 5, 2013.

ARROYO, Miguel Gonzalez. CALDART, Roseli Salete. MOLINA, Mônica Castagna (organizadores). Por uma Educação do Campo. 4ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BAPTISTA, Francisca Maria Carneiro. Educação rural: das experiências à política pública. Brasília. Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural – NEAD / Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável / Ministério do Desenvolvimento Agrário, Editorial Abaré, 2003.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir o Novo Regime Fiscal e dá outras providências.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: fev. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação do campo: marcos normativos. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI. Brasília, 2012.

CALDART, Roseli S. A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp.60-81, Jan/Jun 2003.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para a construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2004. (Coleção Por Uma Educação do Campo, 5).

GUIDINI, Fernando. Educação jesuítica e teoria da complexidade: relações e práticas na formação de professores. Curitiba: Editora Appris, 2018.

KUENZER, Acácia. A escola desnuda: refl exões sobre a possibilidade de construir o ensino médio para os que vivem do trabalho. In: ZIBAS, D.; AGUIAR, M.A.; BUENO, M.S. (Org.). O ensino médio e a reforma da educação básica. Brasília: Plano, 2002. p. 229-330.

LEITE, Sergio Celani. Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez 2002.

MARQUES, Mario Osorio. A dinâmica de um currículo integrado. In: currículo escolar: propósitos e práticas. Santa Cruz do Sul: EDUINSC, 1999.

REYDON, Bastiaan Philip; PLATA, Ludwig Einstein Agurto. Migrações e os mercados de terra agrícolas no cone Sul. In: PATARRA, Neide Lopes (Org.). Emigrações e imigrações internacionais no Brasil contemporâneo. 2.ed., São Paulo: FNUAP, 1995.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

COPATTI, Carina; ANDREIS, Adriana Maria.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESCOLAS DO CAMPO: : reflexões em diálogo com o cotidiano docente
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 77–100, 30 Jun 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14926. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos