EXPERIÊNCIAS REFERENCIAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.7

Palavras-chave:

escolas referencias, educação indígena, conhecimento.

Resumo

O artigo apresenta o conceito de escola referencial, marca original deste trabalho, discorre sobre este termo principalmente ao abordar as escolas referenciais como tais, por balancearem o ensino do conhecimento ocidental com o tradicional. Apresenta também escolas indígenas referenciais em três regiões brasileiras distintas.Traz a discussão sobre a necessidade de se ensinar o conhecimento tradicional nas escolas indígenas e não somente o universal como é defendido por uma tendência dos estudos sobre a educação escolar indígena.O ponto de partida histórico da educação escolar indígena aconteceu no Acre. Tanto lá quanto em outras regiões, o método desenvolvido nas escolas ditas referenciais foi o de Paulo Freire.A importância da educação escolar indígena foi primordial na formação de organizações indígenas, responsáveis pelo avanço dos direitos indígenas contidos na Constituição Federal de 1988.

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Biografia do Autor

Jose Manuel Ribeiro Meireles, University of Nottingham

Culture Langguages and Area Studies

Spanish Portuguese and Latin America Studies

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

MEIRELES, Jose Manuel Ribeiro.
EXPERIÊNCIAS REFERENCIAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BRASILEIRA
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 1, 15 Nov 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15561. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

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Artigos