TEATRO DAS MEMÓRIAS BIOCULTURAIS: para uma nova terapêutica da memória

Autores

  • Alexandre Fernandes Corrêa Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

O teatro das memórias pensado a partir da mitologia grega, especialmente dos mitos de Deméter e Perséfone. Trata-se de uma reflexão sobre as práticas de preservação na contemporaneidade através de aproximações com matrizes teóricas da etnologia, psicanálise, dramaturgia e mitologia. Neste breve artigo, analisam-se alguns aspectos relacionados aos processos modernos de resignificação dos signos identitários dos grupos étnicos, das minorias e dos marginalizados pela lógica cultural burguesa hegemônica. Um novo trabalho da memória parece indicar novas práticas políticas na área da cultura; entre as quais sobressaem os chamados novos patrimônios: novas práticas e novos lugares da memória se insinuam, inaugurando uma nova etapa na preservação dos bens e acervos patrimoniais bioculturais na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Patrimônio. Memórias sociais. Biocultura. Educação. Teatro.

ABSTRACT

The theater of the memories reflected from mythology Greek, especially of myths of Demeter and Persephone. One is about a reflection on practical of preservation in the present time through approaches the other theoretical matrices as the ethnology, psychoanalysis, dramaturgy and mythology. In this article, it is longed for to analyze some aspects related to the modern processes of to re-meaning of the identity signs of the ethnic groups, the minorities and the kept out of society ones for the hegemonic
bourgeois cultural logic. A new work of the memory seems to indicate new practical politics in the area of the culture; between which patrimonies detach the new calls: new practical and new places of the memory if insinuate, inaugurating a new stage in the preservation of the goods and biocultural patrimonies quantities in the Brazilian society.
Keywords: Patrimony. Social memory. Biocultura. Education. Theater.

RESUMEN

El teatro de memorias iluminadas de la mitología Griega, especialmente los mitos de Deméter y Perséfone. Este-reflexión sobre las prácticas de preservación de contemporaneidad mediante aproximaciones matrices de etnología teórica, el psicoanálisis, dramaturgia y mitología. En este breve artículo, si analiza algunos aspectos relacionados con procedimientos modernos de re-significación signos de identidad del grupos étnicos, las minorías y los marginados por hegemónico burgués cultural lógica. Un nuevo trabajo de memoria parece indicar nuevas prácticas políticas en el ámbito de la cultura; entre los que llamado nuevo patrimonios: nuevas prácticas y nuevos puestos en la memoria forma, inaugura insinúan si una nueva etapa en la preservación de bienes y de las colecciones en la sociedad Brasileña bioculturais.
Palabras-clave: Patrimonio. Memoria social. Biocultura. Educación. Teatro.

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Biografia do Autor

Alexandre Fernandes Corrêa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharel em Ciências Sociais (Antropologia)- UFRJ(1986), Mestre em Antropologia Cultural - UFPE(1993), Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) - PUC/SP(2001) e Pós-doutorado em Antropologia - UFRJ(2006); Pós-Doutorado em Antropologia (UERJ-2010). Professor Associado II da UFMA. Experiência na área de Antropologia Urbana e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Cultural, Memórias Sociais, Simbolismo e Imaginário e Estudos Culturais. Membro do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão(2008). Publicou: Patrimônios Bioculturais (EDUFMA/2008) e Museu Mefistofélico (EDUFMA/2009)

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Publicado

2010-09-28

Como Citar

CORRÊA, Alexandre Fernandes.
TEATRO DAS MEMÓRIAS BIOCULTURAIS: para uma nova terapêutica da memória
. Cadernos de Pesquisa, v. 17, n. 1, 28 Set 2010 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/158. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos