EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: as águas da diversidade inundando as escolas ribeirinhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p54-72

Palavras-chave:

Educação Básica, Diversidade, Interculturalidade, Amazônia

Resumo

O presente artigo traz a importância da educação básica em conectar-se com toda biodiversidade do vasto território amazônico e as salas de aula atentando para a necessidade da formação inicial e continuada de professores de forma intercultural refenciando os cenários de diversidades amazônica. Os autores pautados trouxeram maresias de saberes para o presente estudo: Fleuri (2018), Oliveira(2016), Freire (1986), Giroux (2009), entre outros. Observa-se com estudos inicias em escola ribeirinha da Ilha de Paquetá/PA, que os professores passam por formações em conjuntos com toda a rede de ensino, não tendo uma formação e planejamento especifico para as escolas ribeirinhas, tendo que em suas horas pedagógicas adaptarem o planejamento global. Deve-se considerar sempre o ir e vir das águas, desobscurecendo a amazônia e identificando-a nos discursos, nos currículos de forma intercultural, minimizando a invisibilidade do povo das águas e todo seu potencial cultural.

Palavras-chave: Educação Básica. Diversidade. Interculturalidade. Amazônia.

PRIMARY EDUCATION IN AMAZONIA: the waters of diversity flooding the riverside schools

Abstract

This article conveys the importance of primary education over connecting it with all the biodiversity of the vast amazonian territory and the classrooms, observing the necessity of basic and ongoing training of teachers in a intercultural manner referring to the diverse amazonian setting.The guiding authors to bring seas of knowledge to this study: Fleuri (2018), Oliveria (2016), Freire (1986), Giroux (2009), among others. It is noted with initial studies in riverside schools of Ilha de Paquetá/PA, that teachers go through general training with all the teaching network, not having a specific training or planning for riverside schools, having to use their pedagogical hours to adapt from a global planning. It must always be considered the ebb and flow of the waters, enlightening Amazônia and identifying it in the speeches and curriculums in an intercultural manner, uncloaking the water people and all their cultural potential.

Key Words: Primary Education. Diversity. Interculturality. Amazonia.

EDUCACIÓN BÁSICA EN LA AMAZONIA: las aguas de la diversidad inundando las escuelas ribereñas

Resumen

Este artículo trae la importancia de la educación básica en la conexión con toda la biodiversidad del vasto territorio amazónico y las aulas atentando a la necesidad de la formación inicial y continua de profesores de forma intercultural reflotando los escenarios de diversidades amazónicas. Los autores de las pautas han traído maresias de saberes para el presente estudio: Fleuri (2018), Oliveira(2016), Freire (1986), Giroux (2009), entre otros. Se observa con estudios iniciales en escuela ribereña de la Isla de Paquetá/PA, que los profesores pasan por formaciones en conjuntos con toda la red de enseñanza, no teniendo una formación y planificación específica para las escuelas ribereñas, teniendo que en sus horas pedagógicas adaptar la planificación global. Se debe considerar siempre el ir y venir de las aguas, desobscurendo la Amazonia y identificándola en los discursos de forma intercultural, minimizando la invisibilidad del pueblo de las aguas y todo su potencial cultural.

Palabras Clave: Educación Básica. Diversidad. Interculturalidad. Amazonia.

 

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Biografia do Autor

Márcia da Silva Carvalho, Universidade do Estado do Pará

Pedagoga. Doutoranda e Mestre em Educação. Universidade do Estado do Pará.

Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva, Universidade do Estado do Pará

Licenciada em Letras. Mestre em Linguística e Doutora em Linguística. Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

CARVALHO, Márcia da Silva; SILVA, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da.
EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: as águas da diversidade inundando as escolas ribeirinhas
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 54–72, 29 Dez 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15995. Acesso em: 28 dez 2024.