A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: espaço de comunicação e de transformação social
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p372-395Palavras-chave:
Extensão universitária, Metodologias participativas, Educação emancipatóriaResumo
Este artigo problematiza a relação da extensão universitária dialógica e emancipatória com as metodologias participativas, no contexto atual do ensino superior público, a partir da análise de três ações extensionistas, realizadas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína. Esta pesquisa ancora-se, metodologicamente, na análise qualitativa, com triangulação de pesquisa documental, entrevistas com docentes e relatório do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). Tais ações evidenciaram caminhos para a materialização da comunicação entre universidade pública e sociedade que, comprometida com a inclusão social pela educação, poderá promover a (co)produção, o compartilhamento, a comunicação, as trocas e a integração de culturas na sociedade. As experiências extensionistas analisadas demonstraram que a universidade poderá ampliar a construção de conhecimentos socialmente relevantes e de transformação social pela ação, a partir da aprendizagem colaborativa entre agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), acadêmicos, camponeses do Quilombo Grotão, docentes da universidade, grafiteiros, servidores técnico-administrativos estudantes da Educação Básica, professores das escolas rurais e de pequenas cidades, moradores de povoados e de comunidades rurais. Conclui-se que, apesar dos desafios atuais da universidade pública, algumas estratégias desenvolvidas demonstraram possibilidades de diálogos socioculturais, fortalecidos pela participação daqueles que estão fora da academia, reconhecidos como importantes coprodutores no processo de construção de saberes.
Palavras-chave: Extensão universitária. Metodologias participativas. Educação emancipatória.
UNIVERSITY OUTREACH WORK: space for communication and social transformationAbstract
This article problematizes the relationship between dialogical and emancipatory university outreach work applying participatory methodologies, in the current context of public higher education, based on the analysis of three outreach actions, carried out at the Federal University of Tocantins, Araguaína campus. This research is methodologically anchored in qualitative analysis with triangulation of documentary analysis, interviews with professors and the analysis of the Information and Project Management System reports. Such actions evidenced pathways for concrete communication between public universities and society, committed to social inclusion through education that promotes (co-)production, sharing, communication, exchanges and cultural integration in society. The outreach experiences analyzed showed that the university will be able to expand the construction of socially relevant knowledge and social transformation through actions based on collaborative learning among agents involving members from the Pastoral Land Commission (CPT), academics, peasants from the Quilombo Grotão community, graffiti artists, technical-administrative servants, students enrolled in basic education, teachers from rural schools and small towns, as well as residents from villages and rural communities. We conclude that, despite the current challenges of the public university, some strategies developed in te case studies demonstrated possibilities for socio-cultural dialogue, strengthened by the participation of those who are outside the academy and are recognized as important co-producers in the process of building knowledge.
Keywords: University outreach work. Participatory methodologies. Emancipatory education.
EXTENSIÓN UNIVERSITARIA: espacio de comunicación y transformación socialResumen
Este artículo problematiza la relación entre la extensión universitaria dialógica y emancipadora con metodologías participativas, en el contexto actual de la educación superior pública, basada en el análisis de tres acciones de extensión, realizadas en la Universidad Federal de Tocantins, Câmpus de Araguaína. Esta investigación está anclada, metodológicamente, en análisis cualitativo, con triangulación de investigación documental, entrevistas con profesores e informes del Sistema de Información y Gestión de Proyectos. Dichas acciones evidenciaron caminos para la materialización de la comunicación entre las universidades públicas y la sociedad que, comprometidos con la inclusión social a través de la educación, pueden promover (co) producción, intercambio, comunicación, intercambios e integración de las culturas en la sociedad. Las experiencias de extensión analizadas mostraron que la universidad podrá expandir la construcción de conocimiento socialmente relevante y la transformación social a través de la acción, basada en el aprendizaje colaborativo entre agentes de la Comisión de Tierras Pastorales, académicos, campesinos de Quilombo Grotão, profesores universitarios, artistas de graffiti, servidores técnicos-administrativos, estudiantes de educación básica, maestros de escuelas rurales y pequeñas ciudades, residentes de aldeas y comunidades rurales. Se concluye que, a pesar de los desafíos actuales de la universidad pública, algunas estrategias desarrolladas demostraron posibilidades de diálogos socioculturales, fortalecidos por la participación de aquellos que están fuera de la academia, reconocidos como coproductores importantes en el proceso de construcción de conocimiento.
Palabras clave: Extensión Universitariav. Metodologías participativas. Educación emancipadora.
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