FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ORIENTADA PARAUMA PRÁXIS LUDO-PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202164

Palavras-chave:

Práxis ludo-pedagógica, Educação infantil, Formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer a percepção de professoras da educação infantil de uma creche de um município da Zona da Mata Norte de Pernambuco sobre a importância da oferta de formações continuadas orientadas para uma práxis ludo-pedagógica e sobre a elaboração de projetos voltados para essa perspectiva. Com relação aos procedimentos metodológicos, optou-se pela abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário de pergunta aberta. A pesquisa contou com seis professoras da creche que serviu de lócus à investigação. A análise foi realizada com base na análise de conteúdo temático-categorial. Os resultados indicaram que as percepções que as professoras de educação infantil possuem sobre a oferta de formações ludo-pedagógicas e a elaboração de projetos lúdicos convergem, principalmente, para a concepção de que tais processos formativos podem promover uma ampliação de habilidades a serem aplicadas na docência. Essa percepção liga-se, também, a aspectos que envolvem a indissociabilidade entre ludicidade e educação infantil e à visão da formação continuada, enquanto um processo que promove a inovação de conhecimentos e a socialização de experiências. Conclui-se que será necessário promover um contato maior dos(as) professores(as) de educação infantil, sujeitos desta pesquisa, com o lúdico e criar ambientes de formação continuada em que seja possível promover reflexões em torno dessa temática, para que ela ocupe uma posição real e viva na práxis dos(as) professores(as), dentro e fora da sala de aula.

Palavras-chave: Práxis ludo-pedagógica. Educação infantil. Formação de professores.

CONTINUOUS TRAINING OF EARLY CHILDHOOD TEACHERS ORIENTED FOR A LUDO-PEDAGOGICAL PRAXIS

Abstract

This article presents the results of a research that aimed to know the perception of early childhood teachers from a daycare center in a municipality of the Northern Forest Zone of Pernambuco about the importance of offering continuous training oriented to a ludo-pedagogical praxis and about the development of projects focused on this perspective. With regard to methodological procedures, the qualitative approach was chosen. For data collection, an open-question survey was used. The research involved six teachers from the daycare center that served as locus for the investigation. The analysis was based on thematic-categorical content analysis. Results indicated that the perceptions of the early childhood teachers about the offer of ludo-pedagogical training and the elaboration of ludic projects mainly converge on the conception that these training processes can promote an expansion of skills to be applied in teaching. This perception is also connected to aspects that involve the inseparability between ludicity and early childhood education and the perspective of continuous training as a process that promotes the innovation of knowledge and socialization of experiences. It was concluded that is necessary to promote a greater contact of the early childhood teachers, subjects of this research, with ludic and the necessity to create environments for continuous training that can promote reflections around this theme, so that it occupies a real and alive position in the teachers' praxis, inside and outside the classroom.

Keywords: Ludo-pedagogical praxis. Child education. Teacher training.

FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORAS DE EDUCACIÓN INFANTIL ORIENTADA PARA UNA PRAXIS LUDO-PEDAGÓGICA

Resumen

 

Este artículo presenta los resultados de una investigación que tuvo como objetivo conocer la percepción de las profesoras de educación infantil de una guardería de un municipio de la región de la Zona de la Mata Norte de Pernambuco sobre la importancia de oferecer formaciones continuas orientadas a una praxis ludo-pedagógica y sobre la elaboración de proyectos enfocados en esa perspectiva. Con relación a los procedimientos metodológicos, se eligió el abordaje cualitativo. Para la recopilación de datos se utilizó un cuestionario abierto. La investigación involucró a seis profesoras de la guardería que fue el locus de la investigación. El análisis se realizó a partir del análisis de contenido temático categórico. Los resultados indicaron que las percepciones que las profesoras de educación infantil tienen sobre la oferta de formaciones ludo-pedagógicas y el desenvolvimiento de proyectos lúdicos convergen, principalmente, por la concepción de que tales procesos formativos pueden promover una ampliación de las competencias a se aplicar en la docencia. Esta percepción también está vinculada a aspectos que involucran la inseparabilidad entre lo lúdico y la educación infantil y la visión de la formación continua como un proceso que promueve la innovación de conocimientos y la socialización de experiencias. Se concluye que será necesario promover un mayor contacto de las profesoras de educación infantil, sujetos de este estudio, con lo lúdico y que será necesario crear espacios de formación continua en los que se pueda promover la reflexión sobre este tema, para que ocupe una posición real y viva en la praxis de las profesoras, dentro y fuera de la clase

Palabras clave: Praxis ludo-pedagógica. Educación infantil. Formación de profesores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tallita Gonçalves dos Santos Belo, Universidade de Pernambuco

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2012) e especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Frassinetti do Recife (2014). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Carpina-PE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. 

 

Maria de Fátima Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2004). Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2008-2011). Exerceu a função de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco no período de agosto de 2014 a março de 2019. Professora adjunta IIIF da Universidade de Pernambuco. Docente permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Faculdade de Ciências da Administração - FCAP-UPE. Vice-Coordenadora do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste/ FORPRED/ Nordeste. Coordenadora do subprojeto Pibid de Pedagogia- Campus Mata Norte. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional e do Grupo de Pesquisas: O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire. Vice-coordenadora da Brinquedoteca da Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Tem experiência na área de Educação atuando, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores; práticas pedagógicas; educação e interdisciplinaridade e formação de pessoas para o desenvolvimento local sustentável.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

BELO, Tallita Gonçalves dos Santos; SILVA, Maria de Fátima Gomes da.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ORIENTADA PARAUMA PRÁXIS LUDO-PEDAGÓGICA
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 4, p. 219–244, 30 Dez 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16027. Acesso em: 27 dez 2024.