CONSIDERAÇÕES SOBRE A RESSIGNIFICAÇÃO HERMENÊUTICO-FILOSÓFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA: Gadamer e o caráter ético e estético da educação
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v20n.especialp72-78Palavras-chave:
Hermenêutica. Educação. Formação. Ética. Estética.Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre a natureza humana a partir de uma perspectiva hermenêutica, relacionando-a com a Ética e a Estética nos processos que permeiam a educação enquanto experiência de formação do humano. A tese do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer, de que educar é educar-se, não só nos remete a uma reflexão sobre a natureza humana, como está na centralidade do problema formativo do mesmo. Problema esse que nas vias de solução deixa de ser gnosiológico ou mesmo epistemológico, passando a ser de caráter ontológico, ou seja, como compreendemos, levando em consideração que a noção de sujeito não mais está assentada no cogito cartesiano e nem nas faculdades do juízo kantiana. Entretanto, podemos observar que a maioria das teorias pedagógicas encontra sua gênese estruturante nessas noções já desconstruídas de sujeito, o que acentua a crise na educação. O sujeito, para Gadamer, agora é o Dasein, herdado de Heidegger e que, em sua visão, expressa melhor anatureza humana. Surge então a necessidade de refletir sobre essa natureza, tendo em vista a proposta de ressignificação da experiência formativa do humano pela educação, a partir de uma perspectiva ontológica, levando em conta a experiência estética como articulação para uma educação Ético-Estética.
Palavras-chave: Hermenêutica. Educação. Formação. Ética. Estética.
CONSIDERATIONS ON HERMENEUTIC -PHILOSOPHICAL RESIGNIFICATION OF FORMATIVE EXPERIENCE: Gadamer and the ethical and aesthetic character of education
Abstract: This paper is a reflection claim about human nature from a hermeneutic perspective, relating it to the Ethics and Aesthetics in the processes that underlie education while training the human experience. The thesis of the German philosopher Hans-Georg Gadamer, that education is to educate yourself not only leads us to a reflection on human nature, as is the centrality of the problem of the same formation. This problem in ways that solution no longer gnosiologic epistemological or even becoming the ontological character, that is, as we understand, considering that the notion of subject is no longer seated in the Cartesian cogito nor the faculties of judgment Kant. However, we can observe that most pedagogical theories finds its genesis structuring these notions already deconstructed the subject, which accentuates the crisis in education. The subject, for Gadamer, is now Dasein, Heidegger's legacy and that, in his view, best expressed human nature. Then comes the need to reflect on this the crisis in education. The subject, for Gadamer, is now Dasein, Heidegger's legacy and that, in his view, best expressed human nature. Then comes the need to reflect on this nature, in view of the proposed redefinition of the human formative experience for education, from an ontological perspective, taking into account the aesthetic experience as an education articulation for Ethical and Aesthetic.
Keywords: Hermeneutics. Education. Training. Ethics. Aesthetics.
CONSIDERACIONES SOBRE LA REDEFINICIÓN DE LA HERMENÉUTICA FILOSÓFICA-FORMATIVO EXPERIENCIA: Gadamer y la educación ética y estética
Resumen: Este trabajo tiene la intención de hacer una reflexión sobre la naturaleza humana desde una perspectiva hermenéutica, relacionándolo con la ética y la estética en el proceso de educación que impregnan durante la formación de la experiencia humana. La tesis del filósofo alemán Hans-Georg Gadamer, que la educación es educarse a si mismo no sólo nos lleva a una reflexión sobre la naturaleza humana, como está en el centro del problema de la misma formación. este problema de manera que lasolución deja de ser gnosiológica o mismo epistemológica pasando a convertirse en carácter ontológico, es decir, a nuestro entender, teniendo en cuenta que la noción de sujeto ya no está sentado en el cogito cartesiano ni las facultades del juicio Kant. Sin embargo, podemos observar que la mayoría de las teorías pedagógicas encuentra su génesis estructural en estas nociones ya desconstruídas de sujeto, lo que acentúa la crisis en la educación. El sujeto, para Gadamer, es ahora Dasein, el legado de Heidegger yque, a su juício, representa mejor la naturaleza humana. Luego viene la necesidad de reflexionar sobre esta naturaleza, a la vista de la propuesta de redefinición de la experiencia formativa del humano por la educación, desde el punto de vista ontológico, teniendo en cuenta la experiencia estética como una articulación de la educación ética y estética.
Palabras clave: Hermenéutica. Educación. Formación. Ética. Estética
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