A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS NORMAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1961):
MEMÓRIAS DE UM PERCURSO FORMATIVO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.70Palavras-chave:
Educação Física, escola normal, memórias, processos formativosResumo
A Educação Física lecionada nas Escolas Normais buscou aproximar a disciplina dos preceitos médicos, militares e higienistas, e com atividades relacionadas ao cotidiano do ensino primário. Este estudo tem como objetivo compreender como se desenvolveram os processos formativos de Educação Física na Escola Normal Duque de Caxias e na Escola Normal São José de Caxias do Sul/RS, entre 1947 e 1961, valendo-se de documentos históricos e de memórias de professoras e normalistas. Ancora-se nos pressupostos teóricos da História Cultural pelas possibilidades de identificar como uma narrativa histórica é constituída e representada nos seus diferentes contextos, nas experiências cotidianas, nos espaços e nos tempos. A metodologia utilizada foi da História Oral, mediante entrevistas semiestruturadas cotejadas com Análise Documental considerando: leis, decretos, registros institucionais, jornais e fotografias acessados em diferentes acervos do RS. O estudo foi composto por seis sujeitos, três professoras de Educação Física, Aura Ribeiro Mendes, Gemma Callegari e Julita Schumacher, e três normalistas, Edelweiss Rossarolla, Carmen Lucia Duso e Suzana Corsetti. Os indícios apontam para processos formativos orientados metodologicamente pelo Método Ginástico Francês, pelos exercícios calistênicos, pelas diferentes formas de ginástica, conduzidas pelos preceitos médicos e militares presentes na década de 1930 que perduram de forma mais significativa até a década de 1950. Nos anos 1950 tais práticas vão sendo utilizadas como forma de aquecimento para outras atividades físicas e substituídas pelos esportes, principalmente voleibol, newcomb e caçador no contexto local, ou também por outras práticas, esportes, jogos e brincadeiras criadas e inventadas pelas docentes e/ou normalistas.
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