LEITURA E REPRESENTAÇÃO DE UM DRAMA: o espaço no sistema de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202175

Palavras-chave:

Literatura, Espaço no sistema de ensino, Representação

Resumo

O presente artigo parte de um testemunho pessoal e assume deliberadamente a literatura como campo de referências e de imagens. Acredita-se que se ela serve para alguma coisa será também para nos dar testemunhos em discurso ficcional, note-se, do que são e significam espaços, volições, representações e valores, em sinuosa conexão com a nossa vida e com o nosso trânsito social. A “leitura e representação de um drama” que aqui se desenvolve implica uma problematização do espaço em função de várias dimensões, variavelmente envolvidas em práticas de ensino. Numa acepção particular que merece  especial atenção, os espaços do ensino são objetos de representações literárias, modelizando fraturas sociais, culturais, pedagógicas muito importantes, também por delas serem indissociáveis valores e atitudes ideológicas.

Palavras-chave: literatura; espaço no sistema de ensino; representação.

LECTURA Y REPRESENTACIÓN DE UN DRAMA: el espacio en el sistema de enseñanza

Resumen

El presente artículo parte de un testimonio personal y asume deliberadamente la literatura como campo de referencias e imágenes. Se cree que, si sirve para algo, será también para darnos testimonios en discurso ficcional de lo que son y significan espacios, voluntades, representaciones y valores, en sinuosa conexión con nuestra vida y con nuestro tránsito social. La “lectura y representación de un drama”, que aquí se desarrolla, implica una problematización del espacio en función de diferentes dimensiones, variablemente relacionadas con prácticas de enseñanza. En una acepción particular que merece atención especial, los espacios de enseñanza son objetos de representaciones literarias, modelizando fracturas sociales, culturales y pedagógicas muy importantes, también porque son indisociables sus valores y actitudes ideológicas.

Palabras clave: literatura; espacio en el sistema de enseñanza; representación.

READING AND REPRESENTATION OF A DRAMA: space in the education system

Abstract

This article starts from a personal testimony and deliberately assumes literature as a field of references and images. It is believed that if it is somehow useful, it will also be to give us testimonies, in fictional discourse, of what spaces, volitions, representations and values are and mean, in a sinuous connection with our life and with our social transit. The “reading and representation of a drama” that is developed here implies a problematization of space in terms of several dimensions, which are variably involved in teaching practices. In a particular sense that deserves special attention, teaching spaces are objects of literary representations, modeling very important social, cultural and pedagogical fractures, also because they are inseparable from ideological values and attitudes.

Keywords: literature; space in education system; representation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Reis, Fundação José Saramago/Lisboa, Universidade de Coimbra

Licenciado em Filologia Românica e doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra. É professor catedrático da Faculdade de Letras da mesma universidade e, atualmente, é o Comissário  para o Centenário de José Saramago/Lisboa.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

REIS, Carlos.
LEITURA E REPRESENTAÇÃO DE UM DRAMA: o espaço no sistema de ensino
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 4, p. 491–508, 30 Dez 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293. Acesso em: 27 dez 2024.