ATIVIDADES AVALIATIVAS E INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM:

percepção das tutoras de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.35

Palavras-chave:

Educação a distância, Planejamento, Avaliação

Resumo

A tarefa de planejar as atividades didáticas torna-se indispensável na prática docente. Contudo, na maioria das vezes, a escolha das atividades é realizada de forma intuitiva e pouco fundamentada na real influência delas na aprendizagem. Desse modo, sob a ótica das tutoras a distância, objetivamos categorizar e compreender o impacto das atividades avaliativas na aprendizagem. Para isso, utilizamos um estudo de caso explicativo, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário online enviado via e-mail às tutoras de três turmas de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para cada atividade foi pontuado o grau de influência na aprendizagem, tendo o cordel, criação e alimentação de blog, seminário e teatro as que tem maior impacto na aprendizagem. Complementarmente, foi destacado como pontos positivos das atividades: a criatividade, síntese, ferramenta, produção, conhecimento, interação, ludicidade e material; e os negativos: o uso correto e adequado das ferramentas, qualidade da atividade desenvolvida, sobretudo quando relacionado ao conteúdo, texto escrito e/ou aparência final do produto, seguir as diretrizes de correção e qualidade e acesso à internet. Tomando por base os resultados obtidos, é possível identificar, na percepção das tutoras, as atividades que possuem melhor impacto na aprendizagem dos estudantes, bem como inferir sobre os principais erros e dificuldades dos estudantes nas demais atividades, o que possibilita a reflexão e reformulação dos planejamentos das atividades ofertadas nos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutor em Educação. Professor formador do curso de Ciências Biológicas a distância da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil.

Referências

ARETIO, L. G. La educación a distancia: de la teoría a la práctica. Barcelona: Ariel, 2002.

AZEVEDO, D. S.; SILVEIRA, A. C.; LOPES, C. O.; AMARAL, L. O.; GOULARD, I. C. V.; MARTINS, R. X. Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “Nativos Digitais”. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, n. 2, p. 615-625, 2018.

BARBOSA, G.M.O.S. Ação dos tutores e sua relação com o desempenho dos estudantes em curso de licenciatura da UAB/UECE sob a perspectiva da analítica da aprendizagem. 2019. 229f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação - Centro de Educação – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019.

BARBOSA, M. S.; VIEIRA, S. M. A.; RAFAEL, D. R. Conhecimento de alunos brasileiros de Ensino Superior sobre plágio acadêmico. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 4, n. 4, p. 43-55, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 4ª Ed. Campinas: Autores Associados. 2006.

BRASIL. CONEP/CEP. Resolução nº 510,de 07 de abril de 2016. Diário Oficial da União nº 98 de 24 de maio de 2016 - seção 1, páginas 44 – 46, 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO Nº2, DE 1º DE JULHO DE 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2de julho de 2015–Seção 1 –pp. 8-12. 2015b.

BRASIL. Lei nº 11494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei no 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Diário Oficial da União de 22.06.2007. 2007a.

CAVALCANTE FILHO, Antonio; SALES, Viviani Maria Barbosa; ALVES, Francione Charapa. Tutoria e identidade docente na educação a distância. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 2, n. 1, 2020.

CAVALCANTI, A. P.; MELLO, R. F. L.; FERREIRA, M. A. D.; MIRANDA, P. B. C.; ROLIM, V. B.; SILVA NETO, S. R. O plágio em ambiente educacional virtual: Uma revisao da literatura. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, 2017.

CETIC. TIC Educação - Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras. 2018. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_edu_2017_livro_eletronico.pdf>. Acesso em: 20 de novembro de 2020.

CLEMENTINO, A. Gestão pedagógica de cursos em EAD online. In: 12º. CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Florianópolis: ABED, 2005.

COSTA, R. M. S. Ambiente virtual de ensino e aprendizagem como software educacional centrado no usuário. Revista Educação & Tecnologia, v. 15, n. 15, 2017a.

DALEY, E. Expandindo o conceito de letramento. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 49, n. 2, p. 481-491, 2010.

FLEITH, D. S. O Papel da Criatividade na Educação do Século XXI. Instituto Airton Senna. 2020. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/guiacpc/o-papel-da-criatividade-na-educacao-do-seculo-xxi-por-denise-de-souza-fleith.pdf.

FLEITH, D. S.; BRAGA, N. P. Criatividade no ensino superior. In: L. S. Almeida (Ed.), Estudantes do ensino superior: Desafios e oportunidades. Braga, Portugal: ADIPSIEDUC, p. 215-232, 2019.

GARBIN, T.R.; DAINESE, C.A. Complexidade da Gestão em EaD. In: 16º. CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Ouro Preto: ABED/FGV, 2010.

HARDAGH, C. C.; CAMAS, N. P. V. (De) formando o educador: uma discussão teórica acerca do professor e tutor na EaD. Laplage em revista, v. 3, n. 2, p. 94-108, 2017.

IBGE. PNAD Contínua TIC 2018 - Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018. 2020. Disponível em: < https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101705> Acesso em: 18 de novembro de 2020.

INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília: INEP, 2019.

KROKOSCZ, Marcelo. Abordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, p. 745-818, 2011.

LEODORO, S.; TAVARES, E. S. PROFESSOR NÃO É POLÍCIA DO CONTROL C! INVESTIGANDO O PLÁGIO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EAD. In: Congresso Internacional de Educação a Distância 2018. Anais. p. 1-10, 2018. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2018/anais/trabalhos/5176.pdf> Acesso em 18 nov 2020.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2017.

LIMA, F. R. ESTUDOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO BRASIL: gêneses, desenvolvimentos e aplicações no ensino. Cadernos Cajuína, v. 4, n. 1, p. 119-137, 2019.

MATTAR, J. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MATTAR, J.; RODRIGUES, L. L. M.; CZESZAK, W.; GRACIANI, J. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação em Revista, v. 36, 2020.

MELO, Mauricio Luiz Marinho; SANTOS MACHADO, Alexsandro; ARENHALDT, Rafael. Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico: O caso de uma instituição de ensino superior. Políticas Educativas–PolEd, v. 12, n. 2, 2019.

MENEGOLLA, M.; SANT’ANNA, I. M. Por que planejar? Como planejar? 12.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

MENEZES, J. B. F.; MOURA, F. N. S.; SOUSA, S. A. Utilização das tecnologias digitais por docentes vinculados à cursos de licenciatura ofertados no município de Crateús-ce. Ciência & Desenvolvimento-Revista Eletrônica da FAINOR, v. 12, n. 1, 2019.

MILL, D R. S.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M R. G. (org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Paulo: EdUFSCar, 2010.

MOURA, F. N. S.; RODRIGUES, C. M. C.; MENEZES, J. B. F. Tecnologias digitais educacional: tessituras da prática docente. Ensino em Foco, v. 2, n. 5, p. 72-86, 2019.

OLIVEIRA, L.M.M. Tutor: Elo Forte na Educação a Distância. O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, v. 7, n. 1, p. 15-21, 2019.

PAIXÃO, G. C.; MENEZES, J. B. F.; ARRUDA FILHO, J. N. Escolha de ferramentas multimídias para atividades a distância a partir de características pedagógicas e tecnológicas. In: 6º Seminário Nacional do EDaPECI. 2015.

PIMENTEL, F. S. C. Letramento digital na cultura digital: o que precisamos compreender?. Revista EDaPECI, v. 18, n. 1, p. 7-16, 2018.

SAMPIERI, R. H.; CALLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTANA, A. P. O. Literacy in the Brazilian University: students with language difficulties. In: 9° CPLOL CONGRESS, 9., 2015, Florença. Book of Abstracts 9o. CPLOL Congress. Paris: Baiba Trinite, p. 173 – 17, 2015.

SILVA, H. Z. S; TEIXEIRA, J. R.; SILVA, R. A.; ANJOS, S. R.; ALMEIDA, S. R. M. A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. Memorial TCC Caderno da Graduação, v. 5, n. 1, p. 449-466, 2019.

SILVA, R. M. A.; RIBEIRO, R. T.; LIMA, A. M. A resistência dos professores da educação básica às inovações tecnológicas. TICs e EaD em Foco, São Luís, v.2 n.2, mai./out. 2016.

SILVA, R. R. L.; DIANA, J. B.; SPANHOL, F. J. Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 19, n. 1, p. 17-17, 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VAZ, A. N; FATH, F. Professor ou tutor: uma análise comparativa. Revista São Luis Orione, v. 1, n. 14, 2019.

VIEIRA-SANTOS, J. Desenvolvimento de habilidades sociais em EaD: o papel do feedback do tutor. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. 1- 10, 2020.

YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

PAIXÃO, Germana Costa; MENEZES, Jones Baroni Ferreira de.
ATIVIDADES AVALIATIVAS E INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM: : percepção das tutoras de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 397–413, 30 Jun 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18420. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos