ATIVIDADES AVALIATIVAS E INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM:

percepção das tutoras de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.35

Parole chiave:

Educação a distância, Planejamento, Avaliação

Abstract

A tarefa de planejar as atividades didáticas torna-se indispensável na prática docente. Contudo, na maioria das vezes, a escolha das atividades é realizada de forma intuitiva e pouco fundamentada na real influência delas na aprendizagem. Desse modo, sob a ótica das tutoras a distância, objetivamos categorizar e compreender o impacto das atividades avaliativas na aprendizagem. Para isso, utilizamos um estudo de caso explicativo, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário online enviado via e-mail às tutoras de três turmas de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para cada atividade foi pontuado o grau de influência na aprendizagem, tendo o cordel, criação e alimentação de blog, seminário e teatro as que tem maior impacto na aprendizagem. Complementarmente, foi destacado como pontos positivos das atividades: a criatividade, síntese, ferramenta, produção, conhecimento, interação, ludicidade e material; e os negativos: o uso correto e adequado das ferramentas, qualidade da atividade desenvolvida, sobretudo quando relacionado ao conteúdo, texto escrito e/ou aparência final do produto, seguir as diretrizes de correção e qualidade e acesso à internet. Tomando por base os resultados obtidos, é possível identificar, na percepção das tutoras, as atividades que possuem melhor impacto na aprendizagem dos estudantes, bem como inferir sobre os principais erros e dificuldades dos estudantes nas demais atividades, o que possibilita a reflexão e reformulação dos planejamentos das atividades ofertadas nos cursos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Jones Baroni Ferreira de Menezes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutor em Educação. Professor formador do curso de Ciências Biológicas a distância da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil.

Riferimenti bibliografici

ARETIO, L. G. La educación a distancia: de la teoría a la práctica. Barcelona: Ariel, 2002.

AZEVEDO, D. S.; SILVEIRA, A. C.; LOPES, C. O.; AMARAL, L. O.; GOULARD, I. C. V.; MARTINS, R. X. Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “Nativos Digitais”. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, n. 2, p. 615-625, 2018.

BARBOSA, G.M.O.S. Ação dos tutores e sua relação com o desempenho dos estudantes em curso de licenciatura da UAB/UECE sob a perspectiva da analítica da aprendizagem. 2019. 229f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação - Centro de Educação – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019.

BARBOSA, M. S.; VIEIRA, S. M. A.; RAFAEL, D. R. Conhecimento de alunos brasileiros de Ensino Superior sobre plágio acadêmico. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 4, n. 4, p. 43-55, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 4ª Ed. Campinas: Autores Associados. 2006.

BRASIL. CONEP/CEP. Resolução nº 510,de 07 de abril de 2016. Diário Oficial da União nº 98 de 24 de maio de 2016 - seção 1, páginas 44 – 46, 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO Nº2, DE 1º DE JULHO DE 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2de julho de 2015–Seção 1 –pp. 8-12. 2015b.

BRASIL. Lei nº 11494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei no 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Diário Oficial da União de 22.06.2007. 2007a.

CAVALCANTE FILHO, Antonio; SALES, Viviani Maria Barbosa; ALVES, Francione Charapa. Tutoria e identidade docente na educação a distância. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 2, n. 1, 2020.

CAVALCANTI, A. P.; MELLO, R. F. L.; FERREIRA, M. A. D.; MIRANDA, P. B. C.; ROLIM, V. B.; SILVA NETO, S. R. O plágio em ambiente educacional virtual: Uma revisao da literatura. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, 2017.

CETIC. TIC Educação - Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras. 2018. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_edu_2017_livro_eletronico.pdf>. Acesso em: 20 de novembro de 2020.

CLEMENTINO, A. Gestão pedagógica de cursos em EAD online. In: 12º. CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Florianópolis: ABED, 2005.

COSTA, R. M. S. Ambiente virtual de ensino e aprendizagem como software educacional centrado no usuário. Revista Educação & Tecnologia, v. 15, n. 15, 2017a.

DALEY, E. Expandindo o conceito de letramento. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 49, n. 2, p. 481-491, 2010.

FLEITH, D. S. O Papel da Criatividade na Educação do Século XXI. Instituto Airton Senna. 2020. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/guiacpc/o-papel-da-criatividade-na-educacao-do-seculo-xxi-por-denise-de-souza-fleith.pdf.

FLEITH, D. S.; BRAGA, N. P. Criatividade no ensino superior. In: L. S. Almeida (Ed.), Estudantes do ensino superior: Desafios e oportunidades. Braga, Portugal: ADIPSIEDUC, p. 215-232, 2019.

GARBIN, T.R.; DAINESE, C.A. Complexidade da Gestão em EaD. In: 16º. CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Ouro Preto: ABED/FGV, 2010.

HARDAGH, C. C.; CAMAS, N. P. V. (De) formando o educador: uma discussão teórica acerca do professor e tutor na EaD. Laplage em revista, v. 3, n. 2, p. 94-108, 2017.

IBGE. PNAD Contínua TIC 2018 - Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018. 2020. Disponível em: < https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101705> Acesso em: 18 de novembro de 2020.

INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília: INEP, 2019.

KROKOSCZ, Marcelo. Abordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, p. 745-818, 2011.

LEODORO, S.; TAVARES, E. S. PROFESSOR NÃO É POLÍCIA DO CONTROL C! INVESTIGANDO O PLÁGIO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EAD. In: Congresso Internacional de Educação a Distância 2018. Anais. p. 1-10, 2018. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2018/anais/trabalhos/5176.pdf> Acesso em 18 nov 2020.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2017.

LIMA, F. R. ESTUDOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO BRASIL: gêneses, desenvolvimentos e aplicações no ensino. Cadernos Cajuína, v. 4, n. 1, p. 119-137, 2019.

MATTAR, J. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MATTAR, J.; RODRIGUES, L. L. M.; CZESZAK, W.; GRACIANI, J. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação em Revista, v. 36, 2020.

MELO, Mauricio Luiz Marinho; SANTOS MACHADO, Alexsandro; ARENHALDT, Rafael. Políticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico: O caso de uma instituição de ensino superior. Políticas Educativas–PolEd, v. 12, n. 2, 2019.

MENEGOLLA, M.; SANT’ANNA, I. M. Por que planejar? Como planejar? 12.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

MENEZES, J. B. F.; MOURA, F. N. S.; SOUSA, S. A. Utilização das tecnologias digitais por docentes vinculados à cursos de licenciatura ofertados no município de Crateús-ce. Ciência & Desenvolvimento-Revista Eletrônica da FAINOR, v. 12, n. 1, 2019.

MILL, D R. S.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M R. G. (org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Paulo: EdUFSCar, 2010.

MOURA, F. N. S.; RODRIGUES, C. M. C.; MENEZES, J. B. F. Tecnologias digitais educacional: tessituras da prática docente. Ensino em Foco, v. 2, n. 5, p. 72-86, 2019.

OLIVEIRA, L.M.M. Tutor: Elo Forte na Educação a Distância. O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, v. 7, n. 1, p. 15-21, 2019.

PAIXÃO, G. C.; MENEZES, J. B. F.; ARRUDA FILHO, J. N. Escolha de ferramentas multimídias para atividades a distância a partir de características pedagógicas e tecnológicas. In: 6º Seminário Nacional do EDaPECI. 2015.

PIMENTEL, F. S. C. Letramento digital na cultura digital: o que precisamos compreender?. Revista EDaPECI, v. 18, n. 1, p. 7-16, 2018.

SAMPIERI, R. H.; CALLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTANA, A. P. O. Literacy in the Brazilian University: students with language difficulties. In: 9° CPLOL CONGRESS, 9., 2015, Florença. Book of Abstracts 9o. CPLOL Congress. Paris: Baiba Trinite, p. 173 – 17, 2015.

SILVA, H. Z. S; TEIXEIRA, J. R.; SILVA, R. A.; ANJOS, S. R.; ALMEIDA, S. R. M. A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. Memorial TCC Caderno da Graduação, v. 5, n. 1, p. 449-466, 2019.

SILVA, R. M. A.; RIBEIRO, R. T.; LIMA, A. M. A resistência dos professores da educação básica às inovações tecnológicas. TICs e EaD em Foco, São Luís, v.2 n.2, mai./out. 2016.

SILVA, R. R. L.; DIANA, J. B.; SPANHOL, F. J. Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 19, n. 1, p. 17-17, 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VAZ, A. N; FATH, F. Professor ou tutor: uma análise comparativa. Revista São Luis Orione, v. 1, n. 14, 2019.

VIEIRA-SANTOS, J. Desenvolvimento de habilidades sociais em EaD: o papel do feedback do tutor. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. 1- 10, 2020.

YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-06-30

Come citare

PAIXÃO, Germana Costa; MENEZES, Jones Baroni Ferreira de.
ATIVIDADES AVALIATIVAS E INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM: : percepção das tutoras de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 397–413, 30 giu. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18420. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos