PAULO FREIRE & GALDINO PATAXÓ – 25 ANOS DE INDIGNAÇÃO E BUSCA POR JUSTIÇA SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.64

Palavras-chave:

Paulo Freire, Povos Indígenas, Galdino Pataxó, Lei nº 11.645/2008, Pedagogia ameríndia

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar uma reflexão sobre o pensamento freireano e suas relações com os povos indígenas a partir da leitura de “Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos” (FREIRE, 2000). O foco da análise foi a 3ª carta que trata do crime cometido contra Galdino Pataxó, liderança indígena que se encontrava em Brasília no dia 19 de abril de 1997 para reivindicar providências para o seu território e neste contexto foi brutalmente assassinado por 5 jovens brancos da classe média. O percurso metodológico que possibilitou esta escrita considerou a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental que levou em conta matérias midiáticas, imagens correspondentes e normativa correlata. Os resultados permitem inferir que os últimos escritos de Paulo Freire foram dirigidos para o sofrimento indígena e nesta direção constituem importantes dispositivos para pensar as relações entre educação, sociedade e Direitos Humanos. Disponibilizam elementos de problematização às crueldades sociais e a defesa da vida das populações originárias. Contribui também para a produção de imaginários pedagógicos na direção da Lei nº 11.645/2008, recurso legal que determinou a inserção da temática indígena no currículo escolar. Foi possível concluir que a carta inacabada possibilita desdobramentos teóricos-reflexivos de caráter intercultural relevantes para a educação crítica, popular e ameríndia na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josélia Gomes Neves, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar. Docente na Universidade Federal de Rondônia – Campus Urupá de Ji-Paraná. Professora do Curso Licenciatura em Educação Básica Intercultural. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA).

 

Referências

AMORIM, Filipi Vieira; CALLONI, Humberto. Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 22, n. 2, p. 380-392, maio/ago. 2017.

ALEXANDER, Jaqui. Pedagogies of Crossing. Meditations on Feminism, Sexual Politics, Memory, and the Sacred. Durham, NC: Duke, 2005.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1998.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; Gomes, Luana Barth. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 53-69, jan/abr., 2012.

CASTELINI, Alessandra Lopes de Oliveira. A implementação da Lei 11.645/08 na Educação Infantil: reflexões, práticas educativas e formação de docentes. Anais do II Copene. Congresso das/os pesquisadoras/es negras/os da região sul, 21 a 24 de julho de 2015.

COELHO, Edgar Pereira. Uma introdução à pedagogia da correspondência em Paulo Freire. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 26, p. 59-73, jul./dez. 2011.

CUSTÓDIO, Crislei de Oliveira. Racismo à brasileira e possíveis contribuições do pensamento de Paulo Freire para uma educação antirracista. Educação & Linguagem, v. 23, n. 2, p. 23-46, jul.-dez., 2020.

FLEURI, Reinaldo Matias. Aprender com os povos indígenas. Revista Educação Pública. UFMT. Cuiabá, v. 26, n. 62/1, maio-agosto, p. 277-294, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 21. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Anotações. In: FREIRE, Paulo, Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos / Paulo Freire. – São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Luana Barth; SILVA, Denise Regina Quaresma & CASAGRANDE, Cledes Antônio. A representação dos povos indígenas contemporâneos nos livros didáticos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 28, n. 75, 2020.

KRENAK, Ailton. Caminhos para a cultura do Bem Viver. Biodiversidades, 2020.

MAIA, Fernando Joaquim Ferreira; FARIAS, Mayara Helenna Veríssimo de. Colonialidade do poder: a formação do eurocentrismo como padrão de poder mundial por meio da colonização da América. Interações, Campo Grande, MS, v. 21, n. 3, p. 577-596, jul./set. 2020.

NEVES, Josélia Gomes. A Lei 11.645/2008 ou Lei Aracy Lopes da Silva: um olhar decolonial para os povos indígenas, a educação crítica e a formação docente. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 262-287, jul./dez. 2020.

NEVES, Josélia Gomes. Paulo Freire: um olhar de amorosidade para a educação escolar indígena. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 121-133, 2021.

NEVES, Josélia Gomes; COSTA SILVA, Ricardo Gilson da; VALENCIANO, Rosangela Castilho. O livro didático de geografia e o estudo das terras indígenas diante da Lei n. 11.645/2008. Possibilidades de aprendizagens interculturais? Acervo, Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p. 1-16, maio/ago. 2021.

PIUBELLI, Rodrigo. Memórias e imagens em torno do índio Pataxó Hãhãhãe Galdino Jesus dos Santos (1997 a 2012). Orientadora: Nancy Alessio Magalhães. Dissertação (Mestrado em História), Universidade de Brasília-DF, 2012. Brasília – DF, 2012.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires; CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.

RAMOS, Márcia Elisa Teté; CAINELLI, Marlene Rosa; OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. As sociedades indígenas nos livros didáticos de história: entre avanços, lacunas e desafios. Revista História Hoje, v. 7, nº 14, p. 63-85.

RIBEIRO SOARES, Emerson; PRADO, Gustavo dos Santos. Direitos Humanos e a questão indígena acerca do direito às terras tradicionais. Anais do XIX – Encontro Científico Cultural e Interinstitucional – ECCI, 2021. Disponível em: https://www2.fag.edu.br/coopex/inscricao/arquivos/ecci_2021/11-10-2021--11-57-08.pdf. Acesso em: 5 jan. 2022.

RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo; CATRINCK, Isabela Maria Oliveira; MAGALHÃES, Sandy Aparecida Barbosa. Por uma educação freireana que atue contra a desigualdade de gênero no Brasil contemporâneo. Práxis Educativa, v. 16, p. 1-14, 29 mar. 2021.

SAID, Edward. Orientalismo: o oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Cia. Das Letras, 2007.

SILVA, Cristhian Teófilo da. Relatos de um certo Ocidente: O indigenismo como orientalismo à americana. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, v. 1, p. 12-28, 2009.

SILVA, Leda Leonardo da. Geografia. 2º ano. Coleção Aprender Juntos. 5. ed. Edições Sm, 2016.

SILVA, Iglesio de Jesus. Pataxó HãHãHãe e Kariri Sapuiá Galdino Pataxó e Outras histórias indígenas. Orientador: Prof. Dr. Edson de Brito. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (TCC). Licenciatura Intercultural Indígena, (LINTER). Graduação em História. Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia, (IFBA), Porto Seguro - BA, 2017.

SILVA, Keyde Taisa. O Ensino de arte no ensino fundamental a partir da lei 11.645/08 e das narrativas indígenas. 2019. 137 f. Orientadora: Poliene Soares dos Santos Bicalho. Dissertação (Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado). Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO, 2019.

SILVA, Edson; SILVA, Maria da Penha da. A Lei nº 11.645/2008 e os necessários diálogos entre histórias, culturas e artes indígenas na Educação Infantil. Cadernos do Aplicação – Pesquisa e Reflexão em Educação Básica. jul. dez., v. 33, n. 2, p. 1-12, Porto Alegre, 2020.

SOUZA, Harian Nunes de. Galdino Pataxó Hãhãhãe: uma História de Luta e Resistência. Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Formação Intercultural de Educadores Indígenas, Licenciatura em Línguas, Artes e Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte – MG, 2020.

SOUZA, Milena Silva de. A efetivação da lei 11.645/ 2008 na escola Municipal de Educação Infantil Cantinho do Céu em Boa Vista – RR. Orientadora: Maristela Bortolon de Matos. 2016.

f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima, UERR/IFRR, Boa Vista, Roraima, 2016.

TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e reviver. In. CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.

DOCUMENTOS

BARBOSA, Ronaldo. Tributo a Galdino Pataxó. Boi Caprichoso, 2005. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/boi-caprichoso/tributo-a-galdino-pataxo-2005.html Acesso em: 27 dez. 2020.

BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2008. Edital de Convocação para Inscrição no Processo de Avaliação e seleção de obras didáticas [...]. Brasília: MEC/FNDE/SEB, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/pnld_08_edit.pdf Acesso em: 11 mar. 2013.

BRASIL. Lei 11.645/2008. Altera a Lei no 9.394/1996. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em: 21 dez. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CEB Nº 14/2015. Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígenas na Educação Básica, em decorrência da Lei nº 11.645/2008. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_PAR_CNECEBN142015.pdf Acesso em: 22 abr. 2020.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Ministério dos Direitos Humanos. Brasília-DF, 2018.

CIMI. Conselho Indigenista Missionário. Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil - Dados de 2020. Publicado em 29 de outubro de 2021. Disponível em: https://cimi.org.br/wp-content/uploads/2021/11/relatorio-violencia-povos-indigenas-2020-cimi.pdf Acesso em 12 dez. 2021.

CORREIO BRASILIENSE. Um litro de álcool para matar Galdino. Em 24 de abril de 1997. Brasília, 1997. Disponível em: https://documentacao.socioambiental.org/noticias/anexo_noticia/30505_20150406_134715.pdf Acesso em 12 dez. 2021.

FOLHA DE SÃO Paulo. Índio é queimado por estudantes no DF. Em 21 de abril de 1997. Brasília, 1997. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff210401.htm#:~:text=O%20%C3%ADndio%20patax%C3%B3%20Galdino%20Jesus,n%C3%A3o%20tem%20chance%20de%20sobreviver. Acesso em: 7 out. 2021.

GIRALDI, Renata. Índio recebe homenagem. Folha de São Paulo. São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/6/04/cotidiano/7.html#:~:text=Uma%20escultura%20representando%20o%20%C3%ADndio,nome%20de%20todos%20os%20injusti%C3%A7ados%22. Acesso em 2 dez. 2021.

HELAL FILHO, William. Galdino Pataxó: O que aconteceu com os jovens que incendiaram indígena que dormia na rua. Blog do Acervo. 2 de setembro 2021. Jornal O Globo. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-acervo Acesso em 2 dez. 2021.

JORNAL DE BRASÍLIA. Covardia revolta Brasília. Em 21 de abril de 1997. Brasília, 1997. Acervo ISA. Disponível em: https://documentacao.socioambiental.org/noticias/anexo Brasília, 1997. Acesso em 12 dez. 2021.

MARQUEZ, Marina. Tragédia de índio Galdino, queimado vivo em Brasília, completa 15 anos. Portal R7. 26/05/2015. In: Combate ao Racismo Ambiental. Disponível em: https://www.geledes.org.br/tragedia-de-indio-galdino-queimado-vivo-em-brasilia-completa-15-anos/ Acesso em 12 dez. 2021.

MOTA, Andrea. Selvageria contra o índio envergonha todo o país. Correio Brasiliense, abril de 1997. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/anexos/30435_20150326_172105.pdf Acesso em 12 dez. 2021.

SANTANA, Renato. Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe realiza manifestações na Funai e Praça Galdino para sensibilizar STF. Conselho indigenista Missionário (CIMI). 26.09.2011. Disponível em: https://cimi.org.br/2011/09/32606/ Acesso em 12 dez. 2021.

SCHLEGEL, Rogerio. Indignação recheia último texto de Freire. Folha de São Paulo. São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian Acesso em: 13 jan. 2022.

UOL. Mulheres indígenas marcham em protesto contrário ao Marco Temporal em Brasília. Universo Online. 10.09.2021. Disponível em: https://cultura.uol.com.br/noticias/3897 Acesso em 12 dez. 2021

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

NEVES, Josélia Gomes.
PAULO FREIRE & GALDINO PATAXÓ – 25 ANOS DE INDIGNAÇÃO E BUSCA POR JUSTIÇA SOCIAL
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 4, p. 169–190, 21 Dez 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18906. Acesso em: 27 dez 2024.