DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO PLANETÁRIA

lições de Serres e Morin a partir de pinceladas do cotidiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.60

Palavras-chave:

Edgar Morin, Michel Serres, Formação de Professores, Complexidade, Decolonialidade

Resumo

Este artigo, escrito na forma de um ensaio, toma como ponto de partida cenas do cotidiano vivido de seus autores, professores formadores, atuantes em cursos de formação inicial de professores em distintas instituições brasileiras. Essas cenas não são descritas em detalhes, pois, sendo parte de uma complexidade planetária muito maior, não se tornam possíveis recuperar sua totalidade. Nesse sentido, o uso de pinceladas como metáfora se torna o caminho metodológico para argumentar a favor de uma Educação Planetária, que considere a terra como pátria e cada pessoa como cidadão do mundo. Aqui, três pinceladas são usadas como guia para reflexão. Essas pinceladas são revisitadas a partir do pensamento complexo de Edgar Morin e da jornada para se tornar docente de Michel Serres, buscando tomar lições desses autores que muito têm contribuído para a construção de uma cidadania planetária. Pensamos ser esse um caminho bastante saudável para decolonizar a vida humana,(re)humanizando toda a vida planetária como um lugar de partilha e encontro da diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação. Professor da UFERSA

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professor da UFPB

Referências

PRIGOL, E. L.; BEHRENS, M. A. A formação de professores para uma prática inovadora sob a óptica do pensamento complexo de Edgar Morin: o ensino da compreensão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2410-2426, 2021. https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.12458

FORTUNATO, I., ARAÚJO, O. H.; MEDEIROS, E. A. Ser Professor e os sentidos da Didática por meio da lição tríplice: renascimento, conhecimento, compaixão. Série-Estudos, Campo Grande, v. 27, n. 56, p. 137-153, 2022. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1607

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.

GADOTTI, M. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2000.

HARPER, B.; CECCON, C.; OLIVEIRA, M. D.; OLIVEIRA, R. D. Cuidado, escola!: desigualdade, domesticação e algumas saídas. 24ª. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

JOÃO, R. B. Edgar Morin e Wilhelm Reich: uma concepção de ser humano para a formação de professores. Revista de Pedagogia, Brasília, v. 3, n. 6, p. 1-26, 2002.

KANT, I. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: Editora Unimep, 1999.

MAGALHÃES, S. M. O. Formação ética de professores: a contribuição de Edgar Morin. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 119-136, 2020. https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v23n1p119-136

MORIN, E. O papel da Educação em tempos de crise. [Entrevista cedida a] Audrey Furlaneto. O Globo (online), 07 jun. 2019.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, E.; KERN, A. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2002.

NEILL, A. S. Liberdade, escola, amor e juventude. São Paulo: IBRASA, 1972

NÓVOA, A. Conversas pedagógicas: formar(-se) para a docência nas licenciaturas. In: ARAÚJO, O. H.; MEDEIROS, E. A.; FORTUNATO, I. (org.). Nossa Arte é a DOCÊNCIA. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2021. p. 89-91.

RODRIGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I. Resistencia Freiriana: dialogo subversivo Venezuela-Brasil contra el fascismo. Itapetininga: Edições Hipótese, 2022.

SERRES, M. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SERRES, M. O terceiro instruído. Lisboa: Editora Instituto Piaget, 1993.

SILVA, A. C.; INFANTE-MALACHIAS, M. E. Reflexões sobre a convergência do pensamento de Paulo Freire e de Edgar Morin: contribuições para a formação docente. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 42, p. 223-242, 2012.

STROTH, P. Percursos, encontros e identificações com o complexo Edgar Morin. In: NASCIMENTO, E. P.; AMAZONAS, M.; PENA-VEJA, A. Edgar Morin, homem de muitos séculos: um olhar latino-americano. São Paulo: Edições Sesc, 2021. p. 219-258

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

FORTUNATO, Ivan; MEDEIROS, Emerson Augusto de; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves.
DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO PLANETÁRIA: lições de Serres e Morin a partir de pinceladas do cotidiano
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 4, p. 75–93, 21 Dez 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20038. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Dossiê: América Latina e o Caribe/2024