Associações entre indicadores de burnout e satisfação no trabalho em docentes do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.20

Palavras-chave:

professor, estresse ocupacional, trabalho docente, satisfação no trabalho, saúde mental, saúde ocupacional

Resumo

A docência é uma profissão gratificante, mas exige desempenho, produtividade e habilidades sociais, podendo ser estressante e conduzir ao adoecimento físico e/ou mental. O presente estudo teve como objetivo analisar possíveis associações entre o burnout e satisfação no trabalho em docentes do ensino superior de uma universidade estadual do centro-oeste paulista. A amostra foi composta por 50 docentes, e os dados foram coletados utilizando um questionário sociodemográfico e acadêmico, o Inventário da Síndrome de Burnout e o Questionário de Satisfação no Trabalho S20/23. A análise dos resultados foi realizada por meio da estatística descritiva, protocolos de análises dos instrumentos e do teste de Correlação de Pearson. Os resultados revelaram que 18% da amostra apresentou indicadores de burnout, sendo que as dimensões mais comprometidas foram o distanciamento emocional (52,0%), exaustão emocional (20,0%), desumanização (10,0%) e realização pessoal (2,0%) respectivamente. Do total, constatou-se que 78,0% dos docentes encontravam-se total ou parcialmente satisfeitos com o trabalho. Foram identificadas correlações positivas entre satisfação no trabalho e realização pessoal e correlações negativas entre satisfação no trabalho e exaustão emocional, distanciamento emocional e desumanização. Concluiu-se que pequena parcela da amostra apresentou indicativos de burnout e insatisfação no trabalho, verificando-se que a maior satisfação no trabalho está associada à maior realização pessoal e a menores chances de desenvolvimento de burnout

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Biografia do Autor

Nilson Rogério Silva, Universidade Estadual Paulista, campus de Marília

Professor Livre-Docente do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marilia, São Paulo, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência – CNPq.

Meire Luci Silva, Universidade Estadual Paulista, campus de Marília

Professora Assistente Doutora do curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marilia, SP, Brasil. Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marilia, SP, Brasil. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência – CNPq.

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Publicado

2024-08-16

Como Citar

SILVA, Nilson Rogério; SILVA, Meire Luci.
Associações entre indicadores de burnout e satisfação no trabalho em docentes do ensino superior
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–24, 16 Ago 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20076. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

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Artigos