AÇÕES INSTITUCIONAIS PARA REDUÇÃO DA EVASÃO NA UTFPR:

ENTRE O PACTUADO NO REUNI E O CONCRETIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.53

Palavras-chave:

Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), evasão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia das medidas voltadas para a redução da evasão nos cursos superiores ofertados na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), durante e depois da implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), para o alcance dos resultados pactuados. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do problema. O procedimento técnico adotado foi o da pesquisa sintética de caso único com um nível de análise. O corpus de pesquisa foi composto por documentos, questionário e entrevistas. A análise das entrevistas ocorreu com análise de discurso e do questionário com estatística descritiva. Constatou-se que ações, mesmo aquém do pactuado, continuam sendo adotadas para a redução da evasão, mas as taxas permaneceram distantes do pactuado. Conclui-se que apenas com condições efetivas para a permanência dos estudantes ocorrerá uma diminuição significativa da evasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cidmar Ortiz dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Formado em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, Gestão Pública Municipal pelo Instituto Federal do Paraná do Paraná e Contabilidade pela Unicesumar. Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR, campus Ponta Grossa, e Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR, campus Ponta Grossa. Professor dos Curso de Engenharia da Produção, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia de Alimentos do Campus Medianeira da UTFPR. 

Roberto Bondarik, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Cornélio Procópio, desde 1995; Doutor em Engenharia de Produção (CAPES-Conceito 5), pela UTFPR (2018), Mestre em Engenharia de Produção (CAPES-Conceito 5), pela UTFPR (2007); Graduado e Licenciado em História e Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho, Paraná (1991), atual Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC); da Associação Paranaense de Engenharia de Produção (APREPRO); Sócio instituidor da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR (FUNTEF), e; Academia de Letras, Artes e Ciências de Cornélio Procópio, Paraná (ALLACOP), ocupando a cadeira de número 03; Membro, em Cornélio Procópio, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência; Possui como áreas de atuação: História, Educação, Sociologia, Ensino-Aprendizagem, Ciência, Tecnologia, Engenharia de Produção e, Empreendedorismo.

Referências

ANDRIOLA, W. B.; SULIANO, D. C. Avaliação dos impactos sociais oriundos da interiorização da Universidade Federal do Ceará (UFC). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 243, p. 282-298, maio/ago. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/339512841. Acesso em: 6 maio 2022.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. Proposta de expansão e modernização do sistema público federal de ensino superior encaminhada ao senhor presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva pela Andifes. Brasília, DF: Andifes, 2003. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/1363027779Proposta_expansao_Lula.pdf. Acesso em: 6 maio 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BORGES, M. C.; AQUINO, O. F. Educação superior no Brasil e as políticas de expansão de vagas do Reuni: avanços e controvérsias. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 22, n. 39, p. 117-138, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4584. Acesso em: 6 maio 2022.

BRASIL. Controladoria-Geral da União. Controladoria Regional da União no Estado do Paraná. Relatório de auditoria anual de contas: unidade auditada: Universidade Tecnológica Federal do Paraná: exercício 2016. Curitiba: CRU no Estado do Paraná, 2017. Disponível em: https://auditoria.cgu.gov.br/download/9938.pdf. Acesso em: 6 maio 2022.

BRASIL. Controladoria-Geral da União. Controladoria Regional da União no Estado do Paraná. Relatório de avaliação dos resultados da gestão: unidade auditada: Universidade Tecnológica Federal do Paraná: exercício 2017. Curitiba: CRU no Estado do Paraná, 2018. Disponível em: https://portal.utfpr.edu.br/transparencia/auditoria/cgu/2017-evasao-no-ensino-superior-ra201701759. Acesso em: 6 maio 2022.

BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 79, p. 7, 25 abr. 2007. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=7&data=25/04/2007. Acesso em: 6 maio 2022.

CARVALHO, C. H. A. de. Política para a educação superior no governo Lula: expansão e financiamento. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 58, p. 209-244, jun. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p209-244. Acesso em: 6 maio 2022.

CONTANDRIOPOULOS, A.-P. et al. Saber preparar uma pesquisa: definição, estrutura, financiamento. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.

CUNHA, L. A. O ensino superior no octênio FHC. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, p. 37-61, abr. 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000100003. Acesso em: 6 maio 2022.

GREGÓRIO, J. R. O papel do Banco Mundial na contra reforma da educação superior no Brasil: uma análise dos documentos que precederam o REUNI. Revista Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, v. 10, n. 14, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.22409/tn.10i14.p6852. Acesso em: 6 maio 2022.

LÉDA, D. B.; MANCEBO, D. REUNI: heteronomia e precarização da universidade e do trabalho docente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 49-64, jan./abr. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/8457. Acesso em: 6 maio 2022.

LOBO, R.; LOBO, M. B. de C. M. Esclarecimentos metodológicos sobre os cálculos de evasão. Mogi das Cruzes: Instituto Lobo, 2012. Disponível em: https://www.institutolobo.org.br/core/uploads/artigos/art_078.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

PINTO, J. M. de R. Financiamento da educação no Brasil: um balanço do governo FHC (1995-2002). Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 108-135, set. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000008. Acesso em: 6 maio 2022.

SALES, E. C. da S. S. et al. O programa de apoio a planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni): uma análise de seu processo de avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 24, n. 3, p. 658-679, dez. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772019000300006. Acesso em: 6 maio 2022.

SEGENREICH, S. C. D.; CASTANHEIRA, A. M. Expansão, privatização e diferenciação da educação superior no Brasil pós-LDBEN/96: evidências e tendências. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 55-86, jan./mar. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362009000100004. Acesso em: 6 maio 2022.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Auditoria Interna. Relatório de Auditoria RA201912: evasão. Curitiba: UTFPR, 2019a. Disponível em: https://portal.utfpr.edu.br/transparencia/auditoria/interna/relatorios-e-notas-de-auditoria/2019-evasao-ra-201912-alteracao-couni. Acesso em: 6 maio 2022.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional. Manifesto PROGRAD – SA nº 201912-01. Curitiba: UTFPR, 2019b.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional. Comissão de análise dos índices de evasão e retenção nos Cursos de Graduação no Âmbito da UTFPR. Relatório dos índices de evasão, retenção e conclusão dos Cursos de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Pato Branco: UTFPR, 2016.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Reitoria. Portaria no 873, de 22 de maio de 2014. Curitiba: Gabinete da Reitoria, 2014. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/documentos/portarias/reitor/2014/portaria-0873_2014-designa-comissao-responsavel-pelos-indices-de-evasao-e-retencao-nos-cursos-de-graduacao.pdf/view. Acesso em: 6 maio 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

SANTOS, Cidmar Ortiz dos; BONDARIK, Roberto; PILATTI, Luiz Alberto.
AÇÕES INSTITUCIONAIS PARA REDUÇÃO DA EVASÃO NA UTFPR:: ENTRE O PACTUADO NO REUNI E O CONCRETIZADO
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 343–370, 30 Set 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20391. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos