DESIGN DE BIBLIOTECAS COMO RECURSO EDUCATIVO:

UMA PROPOSTA PARA O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – CAMPUS JARU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.43

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Layouts para Bibliotecas, Dimensionamento de Ambientes

Resumo

Este artigo foi produzido a partir da pesquisa de Mestrado elaborada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf), Mestrado e Doutorado Profissional da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR e partiu da seguinte questão: Como a participação e/ou a colaboração dos usuários no processo de concepção de um espaço educacional e/ou cultural pode contribuir para a plena apropriação e a significação deste lugar? A partir dessa indagação, buscou-se investigar como o layout arquitetônico do ambiente destinado à biblioteca pode contribuir para ampliar aspectos relacionados ao proveito, satisfação e conforto sob o ponto de vista de colaboradores e de usuários das instalações na utilização do espaço. A metodologia aplicada foi a da pesquisa-ação. Inicialmente, foram realizados levantamentos dos locais físicos, bem como coleta de dados por meio da observação, de entrevistas semiestruturadas e questionários e, a seguir, o processamento desses dados e a correlação com a bibliografia especializada. Verifica-se que a configuração espacial do local em que se desenvolvem as atividades de estudo e pesquisa em grande medida afeta o desempenho dos usuários, fato constatado nas próprias elocuções dos participantes da pesquisa. Diante dos dados obtidos, pode-se afirmar que o planejamento da constituição física dos ambientes educacionais e culturais exerce influência sobre diferentes fatores do aprendizado, desde aqueles a nível subjetivo ou mecânico, a ações ou comportamentos premeditados pela configuração do lugar em que tais atos se desenrolam, podendo aquela ser positiva ou negativa de acordo com o design e os fatores ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília – DF: Briquet de Lemos / Livros, 2005.

BURNS, R. A. E. Voices of experience: opportunities to influence creatively the designing of school libraries, 2011. 379 páginas. Tese (Doutorado) – School of Design, Faculty of Built Environment and Engineering, Queensland University of Technology, Queensland, Austrália, 2011. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/10909518.pdf>. Acesso em maio de 2022.

CAMPELLO, B. S. et al. Parâmetros para Bibliotecas Escolares Brasileiras: Fundamentos de sua Elaboração I. Inf. & Soc.: Est, João Pessoa - Paraíba, v. 21, n. 2, p. 105-120, maio/ago. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/10451>. Acesso em outubro de 2022.

______. Biblioteca escolar como Espaço de Produção do Conhecimento: Parâmetros para Bibliotecas Escolares. Belo Horizonte: Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, 2010. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/366/o/padroesparabibliotecasescolares.pdf>. Acesso em novembro de 2022.

CAMPELLO, B. A. Escolarização da Competência Informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série. São Paulo – SP, v. 2, n. 2, p. 63-77, dez. 2006. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/18>. Acesso em setembro de 2022.

ESCOLANO, A. La Architectura como Programa: Espacio-Escuela y Curriculum. Historia de la Educacíon. Espanha, v. 12, p. 97-120, 1993.

______. El Espacio Escolar como Escenario y Representación. In: ______. Tiempos y Espacios para na Escuela: Ensayos Históricos. Madri – Espanha, 2000.

ESCOLANO, A.; FERNANDES, R. Los Caminos Hacia la Modernidad Educarita em España y Portugal (1800-1975). Actas del II Encuentro Ibérico de Historia de la Educación. Zamora – Espanha, jun. 1995.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar/Conselho Federal de Biblioteconomia. Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: Parâmetros para criação e avaliação de bibliotecas escolares. Belo Horizonte - MG, 2010. Disponível em: <http://www.cfb.org.br/UserFiles/File/projetos/MIOLO.pdf>. Acesso em: janeiro de 2022.

JONES, D. Tudo sobre Arquitetura. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

LITTLEFIELD, D. Manual do arquiteto: Planejamento, dimensionamento e projeto. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MCCABE, G. B.; KENNEDY, J. R. Planning the Modern Public Library. USA: Libraries Unlimited, 2003.

MILANESI, L. O que é Biblioteca. 1. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.

NEUFERT, E. A Arte de Projetar em Arquitetura. 42. ed. Porto Alegre: Bookman, 2022.

PERROTTI, E. Estações de Leitura, Dispositivos de Mediação Cultural e a Luta pela Palavra. Nuances: Estudos sobre Educação. Presidente Prudente – SP, v. 26, n. 3, p. 93-112, set./dez. 2015. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3750>. Acesso em março de 2022.

______. Infoeducação: Um Passo Além Científico-Profissional. Inf. Prof. Londrina - PR, v. 5, n. 2, p. 04 – 31, jul./dez. 2016. Disponível em: <https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/28314>. Acesso em abril de 2022.

PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M. L. G, FUJINO, A. NORONHA, D. P. (Orgs). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2008. p. 46-97. Disponível em: <https://repositorio.usp.br/item/001826107>. Acesso em março de 2022.

______. Novos Saberes para a Educação do Século XXI. In: MENDONÇA, R. H. MARTINS, M. F. (Orgs). TV, Educação e Formação de Professores: Salto para o Futuro 20 anos. Vol. 4. Rio de Janeiro: ACERP; Brasília: TV Escola, 2013. p. 3-13.

PIERUCCINI, I.; PERROTTI, E. Biblioteca Escolar: Da Superação do Empirismo à Infoeducação. In: Fórum de Pesquisa em Biblioteca Escolar, 1, 2012. Anais... Belo Horizonte: GEBE – Grupo de Estudo em Biblioteca Escolar. Escola de Ciências da Informação, UFMG, 2012. p. 9-27. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/nucleos/colabori/documentos/BIBLIOTECA%20ESCOLAR_GEBE.pdf>. Acesso em março de 2022.

PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação, 2004, 232 páginas. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/pt-br.php>. Acesso em agosto de 2022.

SOUSA, M. N. P. O. Padrões em projetos arquitetônicos de bibliotecas públicas, 2012. 261 páginas. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VIÑAO, A. A la Cultura por la Lectura: Las Bibliotecas Populares (1869-1885). Coloquio Hispano-Francés. Clases Populares, Cultura, Educación: Siglos XIX-XX. Madrid, Espanha, 1989.

______. El Espacio Escolar: Introducción. Historia de la Educacíon. Espanha, v. 12, p. 11-16, 1993.

______. Del Espacio Escola y la Escuela como Lugar: Propostas y Cuestiones. Historia de la Educación. Espanha, v. 12, p. 17-74, 1993.

______. Espacio y Tiempo, Educación y Historia. Morelia: INCED, 1996.

______. Bibliotecas, “Culturas Escolares” y Formación de Profesores. Educação e Realidade. Porto Alegre – RS, v. 29, n. 2, p. 65-87, 2004.

______. Escolarización, edificicios y espacios escolares. CEE Participación Educativa. Madrid – Espanha, n. 7, p. 16-27, mar. 2008.

______. Los espacios escolares ¿cómo abordar un objeto polifacético y multiforme? Simposio Iberoamericano. Historia, Educación, Patrimonio Educativo. Espacios y patrimonio histórico-educativo. San Sebastián, Espanha, 2016.

______. La Historia de la Educación como disciplina y campo de investigación: viejas y nuevas cuestiones. Espacio, Tiempo y Educación. Salamanca – Espanha, vol. 3, n. 1, p. 21-42, jan./jul. 2016.

______. El Espacio Escolar como Objeto Histórico: Uma Trayectoria Intelecutal. Historia Y Memoria de la Educacíon. Espanha, n. 13, p. 21-48, 2021.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

KADOWAKI, Kazuo; PIMENTA, Jussara Santos.
DESIGN DE BIBLIOTECAS COMO RECURSO EDUCATIVO:: UMA PROPOSTA PARA O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – CAMPUS JARU
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 127–146, 30 Set 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/21503. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos