DESIGN DE BIBLIOTECAS COMO RECURSO EDUCATIVO:
UMA PROPOSTA PARA O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – CAMPUS JARU
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.43Palavras-chave:
Biblioteca Escolar, Layouts para Bibliotecas, Dimensionamento de AmbientesResumo
Este artigo foi produzido a partir da pesquisa de Mestrado elaborada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf), Mestrado e Doutorado Profissional da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR e partiu da seguinte questão: Como a participação e/ou a colaboração dos usuários no processo de concepção de um espaço educacional e/ou cultural pode contribuir para a plena apropriação e a significação deste lugar? A partir dessa indagação, buscou-se investigar como o layout arquitetônico do ambiente destinado à biblioteca pode contribuir para ampliar aspectos relacionados ao proveito, satisfação e conforto sob o ponto de vista de colaboradores e de usuários das instalações na utilização do espaço. A metodologia aplicada foi a da pesquisa-ação. Inicialmente, foram realizados levantamentos dos locais físicos, bem como coleta de dados por meio da observação, de entrevistas semiestruturadas e questionários e, a seguir, o processamento desses dados e a correlação com a bibliografia especializada. Verifica-se que a configuração espacial do local em que se desenvolvem as atividades de estudo e pesquisa em grande medida afeta o desempenho dos usuários, fato constatado nas próprias elocuções dos participantes da pesquisa. Diante dos dados obtidos, pode-se afirmar que o planejamento da constituição física dos ambientes educacionais e culturais exerce influência sobre diferentes fatores do aprendizado, desde aqueles a nível subjetivo ou mecânico, a ações ou comportamentos premeditados pela configuração do lugar em que tais atos se desenrolam, podendo aquela ser positiva ou negativa de acordo com o design e os fatores ambientais.
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