O MÉTODO JOÃO DE DEUS E SUA DIFUSÃO:

O ENSINO DA LEITURA NA AGENDA POLÍTICA FINISSECULAR PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.60

Palavras-chave:

Método João de Deus, Ensino da leitura, Difusão de modelos pedagógicos, Geração de 70

Resumo

O artigo propõe explorar as vinculações do método de ensino da leitura de João de Deus com a agenda política modernizadora encetada em Portugal no último quarto do Oitocentos, objetivando perscrutar as estratégias adotadas para sua difusão no reino e em outras partes do mundo atlântico de língua portuguesa, principalmente o Brasil, para isso sopesando as interrelações do criador do método com os grupos políticos e intelectuais portugueses associados à Geração de 70. Tanto aquelas vinculações quanto essas estratégias são estudadas como parte da mobilização de parcela das camadas letradas portuguesas que, encontrando no referido método uma plataforma de atuação que lhes auxiliasse em seus objetivos de intervenção política e cultural, fornecesse-lhes mais um dispositivo a fim de superar a percepção de decadência e/ou atraso que, no seu entender, era experimentada pela sociedade lusitana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERRINI, B. Brasil e Portugal: a Geração de 70. Porto: Campo das Letras Editores S.A., 2003.

BOTO, C. Ler, escrever, contar e se comportar: a escola primária como rito do século XIX português (1820-1910). 2 vols. Doutorado (Tese em História Social). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

BRAGA, T. Escorço biográfico. In: Festival João de Deus, 1905.

CATROGA, F. Os caminhos polémicos da geração nova. In: MATTOSO, J. (dir.). História de Portugal, v. 5 – O Liberalismo. Lisboa: Círculo de Leitores, 1993, p. 569-81.

COELHO, T. Prefácio. In: DEUS, João de. A Cartilha Maternal e a Crítica. Lisboa: Antiga Casa Bertrand – José Bastos, 1897.

Correspondência de João de Deus (1876-1880). A. P 1-2 [MJD], fl. 127ª – M 203.

Correspondência para João de Deus (1876-1880). A. Y. P 1-41 [MJD], fls. 99-102.

COSTA, A. M. da. O pensamento político e social de Antero de Quental, a partir da leitura de Joel Serrão. Revista Estudos Filosóficos, n. 12, p. 58-69, 2014.

DEUS, J. de. Cartilha Maternal ou Arte de Leitura, publicada pelo seu amigo Cândido J. Aires de Madureira, Abade de Arcozelo. Porto: Livraria Universal e Moniz, 1876.

______. A Cartilha Maternal e a Imprensa. Lisboa: Tipografia das horas românticas, 1877.

______. Cartilha Maternal ou Arte de Leitura. 3ª ed. Lisboa: Imprensa Nacional, 1878.

______. A Cartilha Maternal e o Apostolado. Lisboa: Viúva Bertrand & Cia. – Sucessores Carvalho & Cia, 1881b.

______. Os Deveres dos Filhos. Trad. de João de Deus, 10ª ed. Lisboa: Imprensa Nacional, 1889.

______. Campo de Flores. Coletânea de poesias de João de Deus coordenada por Teófilo Braga. Lisboa, Imprensa Nacional, 1893.

______. Cartilha Maternal ou Arte de Leitura. Comprehendendo o Resumo da Correspondência Official relativa ao Methodo, desde agosto de 1877 até Dezembro de 1893. 13ª ed. Lisboa: Imprensa Nacional, 1896.

______. A Cartilha Maternal e a Crítica. Lisboa, Antiga Casa Bertrand – José Bastos, 1897.

GOMES, J. F. A educação infantil em Portugal: achegas para a sua história. Coimbra: Livraria Almedina, 1977.

FERNANDES, R. O pensamento pedagógico em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura Portuguesa / Secretaria de Estado da Cultura, 1978.

HILSDORF, M. L. S. Francisco Rangel Pestana: jornalista, político, educador. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986.

MAGALHÃES, V. de. João de Deus. In: Festival João de Deus, 1905.

MEDINA, J. A Geração de 70: uma síntese provisória. Lisboa, Revista Colóquio/Letras, n. 28, p. 25-33, nov. 1975.

MENEZES, R. C. D. de. Reverberações do debate decadência/atraso em Portugal e no Brasil em fins dos Oitocentos: histórias conectadas. 2011. 257p. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2011.

MOREIRA, F. A. A Geração de 70: notas para a história de um conceito. Labirintos. Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos Portugueses da Universidade Estadual de Feira de Santana (Brasil), 2 (2007): 1-19.

MORTATTI, M. do R. L. Os sentidos da alfabetização (São Paulo/1876-1994). São Paulo: Ed. Unesp, 2000.

MOTA, M. A. R. Brasil e Portugal: imagens de nação na Geração de 70 do século XIX. Tese (Doutorado em História). Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998.

______. Representações identitárias, história e romance: apontamentos sobre a Geração de 1970 no Brasil e em Portugal. Convergência Lusíada, Rio de Janeiro, v.34, n. 49, p 14-45, jan.-jun. 2023.

OLIVEIRA, M. A. F. de. Um João de Deus angolano. Separata do Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa, Lisboa, 1982, p. 201-211.

Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano X, Coimbra, 1976.

SÁ, V. de. Esboço histórico das ciências sociais em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura Portuguesa, 1978.

SARAIVA, A. J. A tertúlia ocidental. 2ª ed. Lisboa: Gradiva, 1995.

Downloads

Publicado

2024-01-22

Como Citar

MENEZES, Roni Cleber de.
O MÉTODO JOÃO DE DEUS E SUA DIFUSÃO: : O ENSINO DA LEITURA NA AGENDA POLÍTICA FINISSECULAR PORTUGUESA
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 111–132, 22 Jan 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/22930. Acesso em: 23 nov 2024.