Como a formação matemática nos cursos de Pedagogia no Brasil é discutida nos artigos publicados?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.57

Palavras-chave:

formação de professores, licenciatura em pedagogia, ensino da matemática

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar e analisar a literatura nacional sobre a produção e discussão acerca da formação em matemática nos cursos de Pedagogia. Para isso, foi realizada uma revisão
sistemática com base no método Prisma-p, cujas diferentes etapas culminaram na leitura de 30 artigos. Como resultado, identificou-se um cenário problemático quanto à matemática nesses cursos, embora seja possível superá-lo em determinadas situações. Destacam-se o tempo e a qualidade insuficientes dessa formação, além de alunos com resistência e dificuldades frente à matemática. Vê-se como prática fundamental repensar o tipo de formação oferecida na graduação, visando melhorar a qualidade do ensino nesse âmbito e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos de Educação Básica. 

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Biografia do Autor

Évelin Fulginiti de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no curso de Pós-Graduação em Educação. É doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

ASSIS, Évelin Fulginiti de; DORNELES, Beatriz Vargas.
Como a formação matemática nos cursos de Pedagogia no Brasil é discutida nos artigos publicados?
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–27, 5 Nov 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23806. Acesso em: 26 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos