Artefatos de comunicação em rádio escolas: uma análise das permanências e transformações nas tecnologias de (in) formação pedagógica em Bragança, Pará, Brasil (1960-2020)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.55Palavras-chave:
artefatos de comunicação, rádio escolas, práticas escolaresResumo
Este estudo problematiza os acontecimentos históricos e suas repercussões na forma de ensinar e aprender com foco nos artefatos de comunicação usados nos primeiros anos de implantação do Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB) em 1960 com a experiência atual da rádio escola bragantina (2020). Analisa os artefatos de comunicação em duas rádios escolas dentre suas permanências e transformações com o uso das tecnologias de (in) formação pedagógica aos jovens e adultos (EJA) no município de Bragança-PA. Para isso, foram utilizados os Livros de Tombo, a Resolução do Conselho Nacional de Educação / Conselho Pleno (CNE/CP) nº 02/2020, a história oral por meio da entrevista com a coordenadora municipal da EJAI. Os resultados apontam que os artefatos de comunicação em rádio escolas têm intenção educativa e apresentam permanências e transformações pedagógicas. Assim, a partir dos resultados, é fato que a relação entre os sujeitos e os artefatos nas duas rádios escolas está constituída por práticas escolares: práticas de frequência da voz do professor-locutor; práticas de emissão radiofônica e práticas de edição dos conteúdos. Conclui afirmando que, as pesquisas desenvolvidas em rádios escolas, dentre seus sujeitos, espaços e artefatos tecnológicos, devem ser mais investigados, pois essas instituições fazem parte também dos patrimônios escolares do Brasil e do mundo.
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Referências
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