A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008

Autores

  • Maria da Penha da Silva Secretaria de Educação de Pernambuco - SEDUC/PE

Resumo

Esse texto é resultado de uma pesquisa em andamento, que busca investigar por meio da observações participantes em escolas públicas da Rede Municipal do Recife e Rede Estadual de Pernambuco, embasada em leituras bibliográfica que discutem as formas de abordagens da diversidade étnica no universo escolar, especificamente a temática indígena após a promulgação da Lei 11.645/2008. Pretendemos contribuir com a discussão sobre a inserção da temática indígena no espaço escolar por meio de uma breve reflexão sobre a trajetória das mudanças curriculares no Brasil que convergiu na homologação da citada Lei. Relacionar a formação de professores com as práticas pedagógicas no que diz respeito à abordagem da diversidade étnica, como também discutir os subsídios didáticos utilizados para o ensino sobre a história e as culturas dos povos indígenas no Brasil.
Palavras-chave: Índios. Currículo escolar. Diversidade étnica.

ABSTRACT

This text is the result of an ongoing research, that investigates specifically indigenous issues following the enactment of Law 11.645/2008.,by means of participant observation in public schools of the Municipal Network of Recife, Pernambuco State, based on literature readings that discuss the types of approaches to ethnic diversity in the school environment. The intention is to contribute to the discussion about the inclusion of indigenous issues within the school through a brief reflection on the trajectory of the curricular changes in Brazil which converged on the approval of the above mentioned Law. Relating the training of teachers to the pedagogical practices with respect to the approach of ethnic diversity, as well as discussing the didactic subsidies used for teaching about the history and cultures of indigenous peoples in Brazil.
Keywords: Indians. School curriculum. Ethnic diversity.

RESUMEN

Este texto es el resultado de la investigación en curso, a través de la observación participante en las escuelas públicas de la Red Municipal de Recife, Estado de Pernambuco, con base en las lecturas de la literatura que tratan sobre los tipos de enfoques a la diversidad étnica en el ámbito escolar, específicamente las cuestiones indígenas después de la promulgación de la Ley 11.645/2008. Tenemos la intención de contribuir a la discusión sobre la inclusión de las cuestiones indígenas dentro de la escuela a través de breve reflexión sobre la trayectoria de los cambios curriculares en el Brasil que se reunieron en la aprobación de dicha Ley. Relacionar la formación de los docentes con las prácticas pedagógicas en relación con acercamiento a la diversidad étnica, así como discutir las subvenciones didácticas destinadas a la enseñanza de la historia y las culturas de los pueblos indígenas en Brasil.
Palabras clave: Indios. Currículo escolar. La diversidad étnica.

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Biografia do Autor

Maria da Penha da Silva, Secretaria de Educação de Pernambuco - SEDUC/PE

Licenciatura em Pedagogia (FUNESO, Olinda/PE); Especialização em Ensino de História das Artes e das Religiões (UFRPE/Recife). Professora no Ensino Fundamental na Prefeitura da Cidade do Recife. Técnica Educacional lotada na Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC/PE). Pesquisadora da temática Educação e Diversidade Cultural, da abordagem da temática indígena na escola e leitura crítica das imagens e textos sobre o índio do livro didático.

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Publicado

2010-12-13

Como Citar

SILVA, Maria da Penha da.
A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008
. Cadernos de Pesquisa, v. 17, n. 2, 13 Dez 2010 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/244. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos