A Sequência Fedathi na formação docente: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25074

Palavras-chave:

sequência fedathi, mediação pedagógica, metodologia de ensino, formação continuada

Resumo

A avaliação da qualidade docente, antes baseada em escolaridade e certificações, passou a enfatizar, nas últimas décadas, o desenvolvimento de competências e habilidades por meio de metodologias de ensino. A Sequência Fedathi destaca-se nesse contexto por promover autonomia e reflexão crítica na aprendizagem do aluno. Contudo, sua implementação não pode ser dissociada das condições institucionais e das políticas públicas educacionais, como formação continuada, tempo para planejamento e infraestrutura adequada. Esta pesquisa tem o objetivo compreender a aplicação da Sequência Fedathi na formação docente e seu envolvimento com as políticas de gestão. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando uma revisão sistemática de literatura conforme as diretrizes PRISMA. Os critérios de inclusão selecionaram estudos que discutem a Sequência Fedathi e sua aplicação e impacto na formação docente, resultando em 1042 trabalhos identificados e 12 artigos selecionados. Os dados foram organizados em quadros, e a análise seguiu a categorização de Bardin. Os resultados evidenciam que a Sequência Fedathi é aplicada em diferentes contextos educacionais, sendo suas fases (Tomada de Posição, Maturação, Solução e Prova) fundamentais para o processo de aprendizagem. No campo da formação docente, a metodologia tem sido integrada em programas de desenvolvimento, promovendo práticas reflexivas e inovadoras. No entanto, a análise das publicações revela uma lacuna na discussão sobre políticas educacionais, indicando a necessidade de um maior aprofundamento nessa área.

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Biografia do Autor

Raiele Conceição Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Ensino da Matemática e da Física pela União Brasileira de Faculdades e licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Maranhão. É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Formação Docente.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com graduação em Licenciatura em Física pela mesma instituição. Professor Adjunto III na UFC, docente permanente nos programas de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFC) e em Tecnologias Educacionais (UFC).

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação Brasileira e mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto da UECE e docente permanente do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Formação Docente.

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

CAVALCANTE, Raiele Conceição; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; MENEZES, Daniel Brandão.
A Sequência Fedathi na formação docente: uma revisão sistemática da literatura
. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 1–30, 26 Jun 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25074. Acesso em: 13 ago 2025.

Edição

Seção

Artigos