A Sequência Fedathi na formação docente: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25074Palavras-chave:
sequência fedathi, mediação pedagógica, metodologia de ensino, formação continuadaResumo
A avaliação da qualidade docente, antes baseada em escolaridade e certificações, passou a enfatizar, nas últimas décadas, o desenvolvimento de competências e habilidades por meio de metodologias de ensino. A Sequência Fedathi destaca-se nesse contexto por promover autonomia e reflexão crítica na aprendizagem do aluno. Contudo, sua implementação não pode ser dissociada das condições institucionais e das políticas públicas educacionais, como formação continuada, tempo para planejamento e infraestrutura adequada. Esta pesquisa tem o objetivo compreender a aplicação da Sequência Fedathi na formação docente e seu envolvimento com as políticas de gestão. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando uma revisão sistemática de literatura conforme as diretrizes PRISMA. Os critérios de inclusão selecionaram estudos que discutem a Sequência Fedathi e sua aplicação e impacto na formação docente, resultando em 1042 trabalhos identificados e 12 artigos selecionados. Os dados foram organizados em quadros, e a análise seguiu a categorização de Bardin. Os resultados evidenciam que a Sequência Fedathi é aplicada em diferentes contextos educacionais, sendo suas fases (Tomada de Posição, Maturação, Solução e Prova) fundamentais para o processo de aprendizagem. No campo da formação docente, a metodologia tem sido integrada em programas de desenvolvimento, promovendo práticas reflexivas e inovadoras. No entanto, a análise das publicações revela uma lacuna na discussão sobre políticas educacionais, indicando a necessidade de um maior aprofundamento nessa área.
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