Racismo e medicalização da vida no contexto de militarização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25579

Palavras-chave:

militarização, medicalização, racismo, Psicopedagogia, Psicologia

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o papel que a Psicopedagogia e a Psicologia podem assumir em instituições educativas militarizadas, a partir do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, implementado na gestão presidencial Bolsonaro (2018-2022), dando destaque à tendência racista e medicalizante imposta nesse processo. Para tanto, foram analisadas diversas reportagens da imprensa, bem como pesquisas acadêmicas sobre a militarização das escolas, das quais foram extraídos elementos para compor a narrativa de uma ficção testemunhada, descrevendo um cenário-pedagógico por meio do qual buscamos refletir sobre os limites estruturais da atuação do campo psi nesse tipo de instituição. Concentrando o olhar para a medicalização presente em demandas comuns à atuação de tais profissionais, recuperamos alguns aspectos históricos em torno de seu papel na educação brasileira e, em contraposição ao “convite” hegemônico para que reforcemos a dominação, buscamos fortalecer discussões teórico-políticas que tensionam a estrutura e seus perversos mecanismos de funcionamento. Esperamos que o debate aqui proposto possa servir de nutriente na construção coletiva de leituras e estratégias de enfrentamento contra-hegemônicas, em uma perspectiva antirracista e desmedicalizante.

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Biografia do Autor

Tito Loiola Carvalhal, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Psicopedagogia pela Realiza Projetos Educacionais. Doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e do Coletivo TransUFBA.

Lygia de Sousa Viégas, Universidade Federal da Bahia

Doutora e Pós-doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Professora do Departamento I e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFBA. Coordenadora do grupo de pesquisa EPIS. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

CARVALHAL, Tito Loiola; VIÉGAS, Lygia de Sousa.
Racismo e medicalização da vida no contexto de militarização da educação
. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 1–26, 26 Jun 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25579. Acesso em: 13 ago 2025.

Edição

Seção

Artigos