Formação continuada de professores: pesquisas brasileiras com docentes de Língua Portuguesa na relação com a escrita
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25815Palavras-chave:
formação de professores, formação continuada, professor de língua portuguesa, produção textualResumo
Este artigo tem como objetivo revisar, sistematizar e analisar as principais contribuições de pesquisas acadêmicas sobre a formação continuada de professores de Língua Portuguesa no Brasil. A questão central é: quais são os principais impactos e limitações das práticas de formação continuada na atuação desses professores, especialmente no ensino da escrita e dos gêneros textuais? A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, com levantamento realizado em 08 de novembro de 2024 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados os descritores: formação continuada AND professores de língua portuguesa AND produção textual OR escrita. Após análise de títulos, resumos e palavras-chave, respeitando critérios de inclusão, foram selecionadas 59 dissertações e teses. A análise foi organizada em seis categorias temáticas: Formação continuada e desenvolvimento profissional; Tecnologias e multiletramentos na educação; Ensino de gêneros textuais; Reflexão e identidade docente; Projetos de letramento e práticas colaborativas na escola; Políticas públicas e impactos na formação docente. Este estudo concentra-se em duas categorias mais alinhadas ao tema proposto: Formação continuada e desenvolvimento profissional; Ensino de gêneros textuais. Os resultados apontam avanços na qualificação docente, com ênfase em práticas reflexivas e colaborativas que favorecem o ensino da escrita. No entanto, identificam-se limites na efetividade das formações, principalmente pela dificuldade de integração entre teoria e prática. A pesquisa reforça a necessidade de ações formativas mais contextualizadas e vinculadas ao cotidiano escolar.
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