GLOSSÁRIO DINÂMICO DE LIBRAS PARA APOIO AO ENSINO NÃO PRESENCIAL

Autores

  • Dayse Yanne Caldas Siqueira de Sousa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Alexandre César Muniz de Oliveira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n1.p.14-26

Palavras-chave:

Acessibilidade. LIBRAS. SCORM. EAD. AVA. Moodle.

Resumo

Há grande crescimento na demanda por cursos não presenciais recentemente no país. Os cursos a distância têm alcançando um público bastante diversificado e sujeito a particularidades. Para diminuir as barreiras entre os alunos especiais surdos que desejam adquirir conhecimento nesta modalidade
de ensino, desenvolveu-se um objeto de aprendizagem que, por meio de um glossário de LIBRAS, vem permitir uma maior integração dos surdos em ambientes virtuais de aprendizagem. O glossário permite
o cadastro de vídeos, a inserção de imagens e informações, tais como localidade de origem, categoria
e descrição de como o sinal é realizado. O glossário tem um papel periférico no ambiente, mas permite que alunos surdos possam definir e redefinir significados para sinais, inclusive aqueles relacionados à disciplina objeto do estudo a distância.

Palavras-chave: Acessibilidade. LIBRAS. SCORM. EAD. AVA. Moodle.


DYNAMIC LIBRAS GLOSSARY FOR E-LEARNING SUPPORT

ABSTRACT: There is a large growth in demand for e-learning courses in the country recently. Those courses
have reached a very diversified audience, subject to individualities. To decrease the barriers among deaf students who wish to get special knowledge in that modality of learning, it was developed a learning object, that through a glossary of LIBRAS, may permit more accessibility of the deaf students in virtual learning environment. The glossary allows videos registration, inclusion of pictures and information, such as origin location, category and description of how the signal is done. The glossary has a peripheral role in the environment, however it permits that deaf students can define and redefine meanings to the signs, including those related to the chosen e-learning subject.
KEYWORDS: Accessibility. LIBRAS. SCORM. D-Learning. VLE. Moodle.


GLOSARIO DINÁMICO DE LIBRAS EN APOYO A LA EDUCACIÓN A DISTANCIA

RESUMEN: Hay un gran aumento de la demanda de cursos a distancia recientemente en el país, llegando
a una audiencia muy diversificada y sujeto a individualidades. Para reducir las barreras entre los estudiantes sordos que desean adquirir conocimientos en forma de educación a distancia se desarrolló un objeto de aprendizaje, que por medio de un glosario LIBRAS, permite una mayor integración entre los sordos en entornos virtuales de aprendizaje. El glosario permite la inclusión de videos, imágenes, informaciones
como el sitio de origen, clasificación y descripción de cómo son hechas las señales.

PALABRAS CLAVE: LIBRAS. SCORM. EAD. EVA. Moodle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayse Yanne Caldas Siqueira de Sousa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Mestranda em Ciência da Computação pela UFMA. Atualmente é tutora presencial na rede Etec de ensino Pólo CETECMA/São Luís 2 UEMANET. Área: Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento e Analise de Sistemas.

Alexandre César Muniz de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em Ciência da Computação (1992) e mestre em Engenharia de Eletricidade (1997) pela Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão, atuando na área de Computação, com ênfase em pesquisa operacional, otimização discreta e contínua, metaheurísticas de busca, algoritmos paralelos, e reconhecimento de padrões.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

SOUSA, Dayse Yanne Caldas Siqueira de; OLIVEIRA, Alexandre César Muniz de.
GLOSSÁRIO DINÂMICO DE LIBRAS PARA APOIO AO ENSINO NÃO PRESENCIAL
. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 14–26, 31 Ago 2014 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2831. Acesso em: 22 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)