TRABALHO DOS PROFESSORES E CONFLITOS NA ESCOLA: uma abordagem pedagógica

Autores

  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n1.p.113-125

Palavras-chave:

Trabalho pedagógico. Conflitos. Escola.

Resumo

Parte-se do suposto de que, inevitavelmente, ao produzirem seu trabalho na escola, os professores vivenciarão conflitos consigo, com os outros professores, com os estudantes e com os demais sujeitos que participam desse cotidiano. Nesse sentido, este artigo objetiva apresentar compreensões acerca
dos conflitos no trabalho de professores na escola. Os argumentos apresentados foram elaborados com base em estudo que considerou, após entrevista oral e transcrição, a análise de discursos de oitenta professores de escolas públicas no Rio Grande do Sul, além de pesquisa bibliográfica e sistematização (esta entendida como produção de sentidos sobre o tema). Na argumentação, enfatiza-se a necessidade de análise nas relações trabalho e emprego dos professores, a convivência com estudantes e demais professores, como fontes de conflito. Estes são processos enfrentados pelos professores, muitas vezes, caracterizados como processos negativos. Porém, se pode vê-los também como oportunidades para se repensar o trabalho dos professores e a escola.

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho pedagógico. Conflitos. Escola.


WORK TEACHERS AND CONFLICTS AT SCHOOL: a pedagogical approach

ABSTRACT: It is supposed that, inevitably, at producing their work at school, the teachers will have to face conflicts with themselves, with other teachers, with students and with other person that participate of that daily routine. In this respect, this article presents insights about the conflicts in the work of teachers at school. The presented arguments have been based on the study which considered, after oral interview and transcription, the analysis of discourses of eighty teachers of public schools in the State of Rio Grande
do Sul, besides systematic literature search (understood as production of meaning on the subject). In the argument, it is emphasized the need for analysis, in the teachers work and employment relationship, the living with other students and teachers as sources of conflict. These are processes faced by teachers, often characterized as negative processes. However, they can also been seen as opportunities to think over the work of teachers and the school.

KEYWORDS: Pedagogical work. Conflicts. School.


TRABAJO DE LOS PROFESORES Y CONFLICTOS EN LA ESCUELA: un abordaje pedagógico

RESUMEN: Se supone que, inevitablemente, los maestros al presentar sus trabajos en la escuela, experimentan,
por ejemplo, los conflictos entre sí como entre otros profesores, estudiantes y otros sujetos que participan en esta rutina diaria. Entonces, este artículo objetiva presentar reflexiones acerca de los conflictos en las actividades de los profesores en la escuela. Los argumentos expuestos fueron elaborados con base en estudio que se lleva en consideración, después de la entrevista oral y transcripción, el análisis de discursos de ochenta profesores de escuelas públicas en el Rio Grande do Sul, investigación bibliográfica y sistematización, entendida como producción de sentidos sobre el tema. En la argumentación, se enfatiza la necesidad de análisis en las relaciones de trabajo y empleo de los profesores; la convivencia entre estudiantes y profesores, como fuentes de conflictos. Estos son procesos enfrentados por los docentes, muchas veces, caracterizados como procesos negativos. Sin embargo, se puede verlos también como oportunidades para repensar el trabajo de los profesores y de la escuela.

PALABRAS CLAVE: Trabajo pedagógico. Conflictos. Escuela.

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Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação; professora do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – RS.

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

FERREIRA, Liliana Soares.
TRABALHO DOS PROFESSORES E CONFLITOS NA ESCOLA: uma abordagem pedagógica
. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 113–125, 31 Ago 2014 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2837. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos