O PROBLEMA DA AMPLIAÇÃO RECENTE DA UNIVERSIDADE PÚBLICA PAULISTA

Autores

  • Fabrício Ribeiro dos Santos Godoi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n2.p.1-13

Palavras-chave:

Educação Superior Pública. Crise da Universidade. Expansão da Universidade. Universidadede São Paulo. Universidade Neoliberal.

Resumo

O objetivo desse artigo é verificar como ocorreu a recente expansão das universidades públicas paulistas(USP, UNESP e UNICAMP), mais especificamente, a relação entre a ampliação física, em relação ao projetode universidade preferido pelo Governo do Estado e gradualmente implantado pelas gestões reitorais, que suscitouuma suposta crise. Será utilizado o caso da Universidade de São Paulo, no período compreendido entre a promulgaçãoda Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e a data atual. Para orientar a análise, é utilizada a propostade Boaventura de Souza Santos, que identifica a crise global da Universidade em três aspectos principais: umacrise institucional, uma de legitimidade e uma de contradição. Considera-se, ao final, que as universidades públicaspaulistas vivem essas crises e sua expansão, de caráter exclusivamente utilitarista, é parte dessas crises.

Palavras-chave: Educação Superior Pública. Crise da Universidade. Expansão da Universidade. Universidadede São Paulo. Universidade Neoliberal.

 

THE PROBLEM OF RECENT EXPASION OF THE PUBLIC UNIVERSITY OF SÃOPAULO STATE

Abstract: The purpose of this article is verify how the recent expansion of the São Paulo state universities (USP,UNESP and UNICAMP) occurred, specifically the relationship between the physical extension in relation to the projectof university chosen by the State Government and gradually deployed by rectorals managements, that eliciteda supposed crisis. The case of the University of São Paulo will be used, in the period between the enactment of theLaw of Guidelines and Bases of Education (1996) until the current date. To guide the analysis it will be used texts byBoaventura de Souza Santos, which identifies the global crisis of the university in three main aspects: an institutionalcrisis, a legitimacy one and a contradiction one. It is considered, in the end, the São Paulo state universities areliving these crises. Its expansion has a exclusively utilitarian character and can be considered part of these crises.

Keywords: Public Higher education. Crisis of the university. Expansion of the university. University of São Paulo.Neoliberal university

 

EL PROBLEMA DE LA RECENTE EXPANSIÓN DE LA UNIVERSIDAD PÚBLICADEL ESTADO DE SÃO PAULO

Resumen: El propósito de este artículo es comprobar cómo se produjo la reciente expansión de las universidadesdel estado de São Paulo (USP, UNESP y UNICAMP), específicamente la relación entre la extensión físicaen relación con el proyecto de universidad elegido por parte del Gobierno del Estado y gradualmente realizado porgestiones rectorales, lo que suscitó una supuesta crisis. Será utilizado el caso de la Universidad de São Paulo, enel período comprendido entre la promulgación de la Ley de Directrices y Bases de la Educación (1996) y la fechaactual. Para guiar el análisis enbasaremos en dos textos de Boaventura de Souza Santos, que identifica a la crisisglobal de la universidad en tres aspectos principales: una crisis institucional, una de legitimidad y una de contradicción.Se considera que, al final, las universidades del estado de Sao Paulo están sujetas a este tipo de crisis y suexpansión, de carácter exclusivamente utilitario, es igualmente parte de estas crisis.

Palabras clave: Educación Superior Pública. Crisis de la Universidad. Expansión de la Universidad. Universidadde São Paulo. Universidad Neoliberal.

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Biografia do Autor

Fabrício Ribeiro dos Santos Godoi, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo - SEF/USP

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Publicado

2014-06-26

Como Citar

GODOI, Fabrício Ribeiro dos Santos.
O PROBLEMA DA AMPLIAÇÃO RECENTE DA UNIVERSIDADE PÚBLICA PAULISTA
. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 1–13, 26 Jun 2014 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2853. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos