LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO: uma experiência em Roraima

Autores

  • Maria Francisca da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.102-111

Palavras-chave:

Leitura. Estratégias interacionais. Texto literário. Ensino de espanhol.

Resumo

Este artigo tem por objetivos verificar a relevância do trabalho de leitura com bases nas estratégias deleitura interacional no Ensino Médio e avaliar se o uso lúdico do texto literário facilita a aprendizagem em espanhollíngua estrangeira. Parte-se das hipóteses de que há pouca recorrência do texto literário no ensino de línguaestrangeira e de que a leitura do texto literário com estratégias interacionais contribui para a facilitação da de suaaprendizagem. Para tanto, utilizo os subsídios teóricos de leitura, da análise do discurso e gênero discursivo, dotexto literário e da estrutura do conto. Os resultados indicam caminhos para a abordagem didática do texto literário(doravante TL) e ampliam as reflexões sobre seu uso nas aulas espanhol, principalmente em região de fronteiracomo a nossa em Roraima.

Palavras-chave: Leitura. Estratégias interacionais. Texto literário. Ensino de espanhol.

 

READING IN FOREIGN LANGUAGE IN SECONDARY EDUCATION: an experiencein Roraima

Abstract: This article aims to verify the relevance of reading activities based on interactional reading strategies inhigh school and assess if use of the literary text facilitates the learning of Spanish as a foreign language. I begin withthe hypothesis that there is little recourse to literary text in the teaching of foreign language and that the reading ofliterary texts based on interactional strategies contributes to facilitate foreign language learning. To that end, I makeuse of theoretical reading base, discourse and discourse genre analysis, the literary text and the story structure. Theresults indicate paths for the teaching approach of the literary text and extend the reflections on the use of the literarytext (LT) in Spanish classes, especially in the border region with Roraima, where we are located.

Keywords: Reading. Interactional Strategies. Literary Text. Spanish Teaching.

 

LECTURA EN LENGUA EXTRANJERA EN LA ENSEÑANZA MEDIA: una experienciaen Roraima

Resumen: Este artículo tiene como objetivo verificar la relevancia del trabajo de la lectura con bases en estrategiasde lectura interactiva en la escuela secundaria y evaluar si el uso lúdico del texto literario facilita el aprendizajede español como lengua extranjera. Se inicia, con la hipótesis de que hay poca recurrencia texto literario en laenseñanza de lenguas extranjeras y la lectura de textos literarios con las estrategias de interacción contribuyen ala facilitación del aprendizaje de lenguas extranjeras. Para ello, he utilizado la lectura de subsidios teóricos sobreel análisis del discurso y el género discursivo, el texto literario y la estructura del cuento. Los resultados indican loscaminos para el enfoque de la enseñanza del texto literario y amplían las reflexiones sobre el uso del texto literario(desde ahora TL) en clases de español, sobre todo en la región fronteriza como la nuestra en Roraima.

Palabras clave: Lectura. Estrategia interacional. Texto literario. La enseñanza del español.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Francisca da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Roraima – UFRR (2003), Pós-Graduada em Literatura - Língua Portuguesa e Gestão do Trabalho Pedagógico pela UNINTER. Atualmente, professora Assistente da Universidade Federal do Maranhão - UFMA com Mestrado (2012) e Doutoranda no Curso Letras Neolatinas Espanhol da UFRJ, com foco nos Estudos Linguísticos.

Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal Fluminense (1988), Mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Línguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é coordenadora da Pós Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

SILVA, Maria Francisca da; SEBOLD, Maria Mercedes Riveiro Quintans.
LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO: uma experiência em Roraima
. Cadernos de Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 102–111, 29 Abr 2015 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3398. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos