GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA E A FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Eliesér Toretta Zen Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Douglas Christian Ferrari de Melo Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n1p42-54

Palavras-chave:

Gramsci. Escola unitária. Formação humana.

Resumo

O artigo tem como escopo refletir, do ponto de vista teórico, sobre a formação humana a partir da vida e obra do pensador italiano, Antonio Gramsci (1891-1937). Nesse sentido, objetiva abordar algumas categorias filosóficas de sua práxis político-pedagógica, entre elas, escola unitária, hegemonia e onilateralidade, como expressões de uma concepção teórica e política de um projeto socialista de sociedade e de ser humano. Nessa perspectiva, a escola unitária, ao integrar de forma dialética trabalho manual e intelectual, a dimensão técnica e política, autonomia intelectual e moral, conforma-se em princípio educativo do processo de formação humana. E, por fim, inaugura um autêntico humanismo em que o ser humano é compreendido como o conjunto das relações sociais, um ser concreto e histórico, um devir humano-social.

Palavras-chave: Gramsci. Escola unitária. Formação humana.

 

GRAMSCI, UNITARY SCHOOL AND HUMAN DEVELOPMENT

 

Abstract: The scope of this article is to reflect from the theoretical point of view about the human formation on the basis of Antonio Gramsci's life and work (1891-1937). In this way, this text  aims to address some philosophical categories of this Italian thinker's  political and pedagogical praxis, such as Unitarian school,  hegemony and  omnilaterality. These expressions are instruments to build a political and theoretical conception of a socialist project of society and human being. On this perspective, the unitarian school, by integrating in a dialectic way the manual and intelectual job, the technical and political dimensions, the moral and intelectual autonomy, conforms it, in an educational principle of human's formation process. And finally, he inaugurates a authentic humanism in which human being is understood as a group of social relations, a be concrete and historical, a becoming social and human.

Keywords: Gramsci. Unitarian school. Human Formation.

 

GRAMSCI, ESCUELA UNITÁRIA Y FORMACIÓN HUMANA

Resumen: El artículo tiene como alcance reflejar desde el punto de vista teórico de la formación humana de la vida y el trabajo del pensador italiano Antonio Gramsci (1891-1937). En este sentido, tiene como objetivo hacer frente a algunas categorías filosóficas de su praxis político-pedagógica, entre ellos, la escuela unitaria, hegemonía y onilateralidade, como expresión de una concepción teórica y política de un proyecto socialista de la sociedad y del ser humano. Desde esta perspectiva, la escuela unitaria, mediante la integración del trabajo manual e intelectual dialécticamente, la dimensión técnica y política, autonomía intelectual y moral, se ajusta en principio educativo del proceso de desarrollo humano. Por último, inaugura un auténtico humanismo en el que el ser humano se entiende como un conjunto de relaciones sociales, un ser concreto y de la historia, convirtiéndose en un ser humano-social.

Palabras clave: Gramsci. Escuela de unidad. Formación humana.

 

 

 

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Biografia do Autor

Eliesér Toretta Zen, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professor mestre do Instituto Federal do Espírito Santo-IFES. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor da rede pública de ensino de Vila Velha (ES).

 

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

ZEN, Eliesér Toretta; MELO, Douglas Christian Ferrari de.
GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA E A FORMAÇÃO HUMANA
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 42–54, 29 Abr 2016 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4628. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos