A CORPOREIDADE NO ENSINO DE TEATRO: para onde apontam os PPCs das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras?

Autores

  • Amanda Diniz Gonçalves Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Juliano Casimiro de Camargo Sampaio Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n1p95-106

Palavras-chave:

Licenciatura. Teatro. Ensino. Ementário.

Resumo

Nesta pesquisa analisamos a natureza das referências bibliográficas básicas e complementares das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras, bem como a presença de indicações sobre o trabalho do ator e sobre o ensino de teatro nos ementários das disciplinas que tomam o corpo como foco. Realizamos análise quantitativa e qualitativa de documentos (Projetos Pedagógicos de Curso). Resultou que tanto as bibliografias quanto as ementas das disciplinas analisadas estão consideravelmente mais voltadas para as práticas do ator do que para o ensino de teatro, bem como evidenciamos a ausência textual das palavras experiência, metodologia e didática no todo das ementas analisadas.

Palavras-chave: Licenciatura. Teatro. Ensino. Ementário.

 

 

CORPORALITY IN THE DRAMA TEACHING: the Educational Program of Course of the drama degree of the brazilian federal universities point to where?

Abstract: In this paper we analyze the nature of the references of the degree in drama of the brazilian federal universities. We analyze too the presence of the indications about both the actor’s work and the teaching of drama in the programs of the courses that take the body as focus. The methodology used was documental research with both quantitative and qualitative analyzes of the Educational Program of Course (EPC). Resulted that the references and the programs of studies of the analyzed courses are considerable more focused in the actor’s work than in teaching drama. We noted too the absence of the following words: experience, methodology and didactic, in the analyzed programs of studies.

Keywords: Degree. Drama. Teaching. Program of course.

 

 

LA CORPOREIDAD EN LA ENSEÑANZA DE TEATRO: Para dónde apuntan los Proyectos Pedagógicos de las Licenciaturas en Teatro de las Universidades Federales

Resumen: En esta investigación analizamos la naturaleza de las referencias bibliográficas básicas y complementarias de las licenciaturas en teatro de las universidades federales brasileñas, así como, la presencia de indicaciones sobre el trabajo del actor y sobre la enseñanza de teatro en los programas educacionales de las asignaturas que toman el cuerpo como foco. Realizamos análisis cuantitativo y cualitativo de los documentos (Proyectos Pedagógicos de Curso). Resultó que tanto las bibliografías cuanto los programas educacionales de las disciplinas analizadas están considerablemente más direccionados para las prácticas del actor  que para la enseñanza de teatro, así como, evidenciamos la ausencia textual de las palabras experiencia, metodología y didáctica en el total de los programas de los cursos analizados.

Palabras Clave: Licenciatura. Teatro. Enseñanza. Programa de Curso.

 

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Biografia do Autor

Amanda Diniz Gonçalves, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licencianda em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Doutor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

GONÇALVES, Amanda Diniz; SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo.
A CORPOREIDADE NO ENSINO DE TEATRO: para onde apontam os PPCs das licenciaturas em teatro das universidades federais brasileiras?
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 95–106, 29 Abr 2016 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4630. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos