PROJOVEM: um olhar reflexivo sobre a gestão e a organização do Programa desenvolvido na cidade de São Luís

Autores

  • Suzana Andréia Santos Coutinho Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria Alice Melo Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Resumo: Este estudo apresenta reflexões acerca dos resultados preliminares da pesquisa "Organização e Gestão do Projovem e sua repercussão na vida social dos jovens - Elevação da Escolaridade e Qualificação Profissional", o qual é parte de uma ampla pesquisa, intitulada - "Escola, Trabalho e Cidadania: um estudo longitudinal com jovens egressos de um programa educacional", desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, juntamente com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal da Bahia. Aborda questões referentes à gestão do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação Profissional e Ação Comunitária (PROJOVEM). Segundo os documentos oficiais, a concepção de gestão adotada pelo programa é descentralizada, participativa. Busca apreender como ocorre o processo de organização e articulação entre a gestão nacional e a local, especificamente na cidade de São Luís. Discute a gestão da educação, situando-a nas políticas educacionais e sua relação com contextos mais amplos, tomando-se como referência teórica os princípios de uma gestão democrática, comprometida com os interesses coletivos. Os sujeitos da pesquisa são gestores que atuam em duas unidades de educação básica da rede municipal, "Alberto Pinheiro" e "Luís Viana" e a Coordenadora Administrativa do Programa.

Palavras-chave: Gestão. Projovem. Política educacional. Egressos. Concepção Descentralizada.



PROJOVEM: a reflexive view on the management and the organization of the Program developed in the city of São Luís

Abstract: This study presents reflections about the preliminary results of the research "Organization and Management of Projovem and its repercussion in the social life of young people- Elevation of Education and Vocational Training ", which is part of an ample research, entitled - "School, Work and Citizenship: A longitudinal study with young people egresses of a educational program", developed by the Program of Post-Graduation in Education of the Federal University of Maranhão, together with the Federal University of Minas Gerais and the Federal University of Bahia. It addresses issues related to management of the National Youth Inclusion: Education, Vocational Training and Community Action (PROJOVEM). According to official documents, the design of management adopted by the program is decentralized, participatory. Attempts to grasp as the process of organization and coordination between national and local management, specifically in the city of São Luis. Discusses the management of education, placing it in educational policies and their relation to broader contexts, using as theoretical reference the principles of a democratic administration, committed to collective interests. The research subjects are managers who work in two shools of municipal basic education "Alberto Pinheiro" and "Luis Viana" and the Administrative Coordinator of the Program.

Keywords: Management. Projovem. Educational polices. Egresses. Decentralized. Conception.



PROJOVEM: una evaluación reflexiva sobre el gerenciamiento y la organización del programa desarrollado en la ciudad de São Luís

Resumen: Este estudio presenta reflexiones referentes a los resultados preliminares de la investigación "organización y gerenciamiento del Projovem y de su repercusión en la vida social de los jóvenes - mejora en la escolaridad en la calificación profesional", que es parte de una investigación, titulada- "Escuela, Trabajo y Ciudadanía: Un estudio longitudinal con jóvenes egresados de un programa educativo", desarrollado por el Programa de Pós-Graduación en la Educación de la Universidad Federal de Maranhão, junto con la Universidad Federal de Minas Gerais y la Universidad Federal de Bahía. Aborda asuntos referentes al gerenciamiento del - Programa Nacional de la Inclusión de Jóvenes: Educación, Calificación Profesional y Acción Comunitaria (PROJOVEM), donde según documentos oficiales el concepto de gerenciamiento adoptado para el programa es descentralizado y participativo. La búsqueda pretende saber como ocurre el proceso de la organización y articulación entre la gerencia nacional y la local, especificamente en la ciudad de São Luís. Se discute el gerenciamiento de la Educación, posicionándola en las Políticas educacionales, evaluando su relación con contextos mas amplios tomándose como referencia teórica los principios de un gerenciamiento democrático, comprometidos con los intereses colectivos. Los sujetos de la investigación son los encargados del gerenciamiento y que actúan en dos unidades de educación básica de la red municipal, "Alberto Pinheiro" y "Luis Viana" y la Coordenadora Administrativa del programa.

Palabras clave: Gerenciamiento. Projovem. Política Educacional. Egresos. Concepto Descentralizado.

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Biografia do Autor

Suzana Andréia Santos Coutinho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduanda da Universidade Federal do Maranhão, do curso de Pedagogia, bolsista do PIBIC/CNPq e participante do grupo de pesquisa "Escola, Currículo, Formação e Trabalho docente".

Maria Alice Melo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1972) , mestrado em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados Em Educação (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professora Associada 3 da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Planejamento Educacional, Escola Comunitária, Ensino fundamental, Organizações Populares.

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Publicado

2011-08-29

Como Citar

COUTINHO, Suzana Andréia Santos; MELO, Maria Alice.
PROJOVEM: um olhar reflexivo sobre a gestão e a organização do Programa desenvolvido na cidade de São Luís
. Cadernos de Pesquisa, v. 18, n. 2, 29 Ago 2011 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/517. Acesso em: 28 dez 2024.

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