A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO ESTRATÉGIA PARA EXTROVERSÃO DOS BENS HISTÓRICOS E CULTURAIS NO CURSO DE CIÊNCIAS HUMANAS - UFMA – CAMPUS DE PINHEIRO – MA
Palavras-chave:
Vivências patrimoniais, Extroversão, Patrimônio Histórico-Cultural, Baixada Maranhense, Reentrâncias Maranhenses,Resumo
A pesquisa surgiu da necessidade de propiciar aos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas – UFMA – Campus de Pinheiro, vivências patrimoniais em atividades extraclasse nas regiões da Baixada Maranhense e Reentrâncias Maranhenses, complementando os conteúdos trabalhados em sala de aula. Para tanto, foram desenvolvidas estratégias didático-pedagógicas para extroversão do patrimônio histórico e cultural, com a participação dos alunos desde o planejamento, perpassando pela pesquisa de campo e a divulgação dos resultados. Neste trabalho serão apresentados três estudos de casos aplicados nas disciplinas Patrimônio Histórico Brasileiro, Folclore e Cultura Popular e História da América Colonial, cujo foco foi apresentar suportes de memórias e histórias em laboratórios vivos, a exemplo da Cidade de Pinheiro, o Centro Histórico de São Luís e Alcântara e a Comunidade Quilombola de Itamatatiua, em Alcântara. Os resultados obtidos até o momento vêm demonstrando que as vivências patrimoniais, quando agregadas a problemas de pesquisa são ferramentas metodológicas poderosas para percepção, sensibilização e empoderamento dos alunos em relação ao seu território, suas histórias e memórias, contribuindo para a multiplicação das ações de extroversão e proteção dos bens históricos e culturais.
PATRIMONIAL EDUCATION AS A STRATEGY FOR THE EXTROVERSION OF HISTORICAL AND CULTURAL ASSETS IN THE COURSE OF HUMANITIES SCIENCES - UFMA - CAMPUS DE PINHEIRO – MA
Abstract
The research came from the need to provide students of the Undergraduate in Human Sciences - UFMA - Pinheiro Campus, heritage experiences in extraclass activities in the regions of Baixada Maranhense and Reentrâncias Maranhenses, complementing the contents worked in the classroom. For this, didactic-pedagogical strategies were developed for the extroversion of the historical and cultural patrimony, with the participation of the students from the planning, through the field research and the dissemination of the results. This paper will present three case studies applied in the disciplines of Brazilian Historical Heritage, Folklore and Popular Culture and History of Colonial America, whose focus was to present the support of memories and stories in living laboratories, such as the City of Pinheiro, the Historic Center of São Luís e Alcântara and the Quilombola Community of Itamatatiua, in Alcântara. The results obtained so far have demonstrated that heritage experiences, when added to research problems, are powerful methodological tools for students’ perception, sensitization and empowerment in relation to their territory, their histories and memories, contributing to the multiplication of extroversion actions And protection of historical and cultural assets.
LA EDUCACIÓN PATRIMONIAL COMO ESTRATEGIA PARA LA EXTROVERSIÓN DE LOS BIENES HISTÓRICOS Y CULTURALES EN EL CURSO EN CIENCIAS HUMANAS - UFMA - CAMPUS DE PINHEIRO – MA
Resumen
La investigación surgió de la necesidad de proporcionar estudiantes del programa de estudios en las Ciencias Humanas - UFMA – Campus Pinheiro, herencia de experiencias en extraclas actividades en las regiones de Baixada Maranhense y Reentrâncias Maranhenses, complementando los contenidos trabajados en el aula. Por lo tanto, las estrategias didácticas-pedagógicas se desarrollaron para la extroversión del patrimonio histórico y cultural, con la participación de los estudiantes de la planificación, pasando por la investigación del campo y la diseminación de los resultados. En este trabajo se presentarán a tres estudios de caso aplicado en las disciplinas de la Historia de la Herencia Histórica, Folklore y la Cultura Popular y la História del América Colonial, cuyo enfoque fue para el apoyo de las memorias y las historias en los laboratorios vivos, como la ciudad de Pinheiro, Centro Histórico de São Luís y Alcântara y la Comunidad Quilombola del Itamatatiua, en Alcântara. Los resultados obtenidos hasta el momento, vineen demosntrandoque las vivencias patrimoniales, cuando se agregan a problemas de investigación, son poderosas metodologías para la educación, la sensibilización y el empoderamiento en relación con su territorio, sus historias y memorias históricas y culturales.
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