A PESQUISA SOBRE INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2001-2016)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n4p245-266Keywords:
História da educação, História de instituições escolares, Historiografia da educação,Abstract
Trata-se de um balanço historiográfico que objetiva identificar e categorizar artigos de história de instituições escolares publicados na Revista Brasileira de História da Educação no período de 2001 a 2016. A metodologia está embasada na análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados mostram que a pesquisa de instituições escolares é privilegiada em 22,7% dos textos. Este corpus documental é caracterizado por artigos que analisam a história de diversos tipos de escola através de conteúdos que compõem as categorias espacial, temporal, intelectual, social, política e teoria e metodologia. A significativa presença da história de instituições escolares na produção de conhecimento difundida pela Revista Brasileira de História da Educação contribui para a análise crítica da educação, porque discutir as complexas finalidades sociais e os sentidos da escola no movimento histórico produz novos olhares sobre as possibilidades e os limites da formação humana.
Palavras-chave: História da educação. História de instituições escolares. Historiografia da educação.
THE RESEARCH ON SCHOOL INSTITUTIONS IN THE REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2001-2016)
Abstract
It is a historiographic balance that aims to identify and categorize articles of history of school institutions published in the Revista Brasileira de História da Educação (Brazilian Journal of History of Education) between 2001 and 2016. The methodology is based on content analysis (BARDIN, 1977). The results show that the research of school institutions is privileged in 22.7% of the texts. This document corpus is characterized by articles that analyze the history of various types of school through contents that compose the categories spatial, temporal, intellectual, social, political and theory and methodology. The significant presence of the history of school institutions in the production of knowledge disseminated by Revista Brasileira de História da Educação contributes to the critical analysis of education, because discussing the complex social purposes and the meanings of the school in the historical movement produces new perspectives on the possibilities and limits of human formation.
Keywords: History of education. History of school institutions. Historiography of education.
LA INVESTIGACIÓN SOBRE INSTITUCIONES ESCOLARES EN LA REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2001-2016)
Resumen
Se trata de un balance historiográfico que objetiva identificar y categorizar artículos de historia de instituciones escolares publicados en la Revista Brasileira de História da Educação (Revista Brasileña de Historia de la Educación) en el período de 2001 a 2016. La metodología está fundamentada en el análisis de contenido (BARDIN, 1977). Los resultados muestran que la investigación de instituciones escolares es privilegiada en el 22,7% de los textos. Este corpus documental se caracteriza por artículos que analizan la historia de diversos tipos de escuela a través de contenidos que componen las categorías espacial, temporal, intelectual, social, política y teoría y metodología. La significativa presencia de la historia de instituciones escolares en la producción de conocimiento difundida por la Revista Brasileira de Historia da Educacão contribuye al análisis crítico de la educación, porque discutir las complejas finalidades sociales y los sentidos de la escuela en el movimiento histórico produce nuevas miradas sobre las posibilidades y los límites de la formación humana.
Palabras clave: Historia de la educación. Historia de instituciones escolares. Historiografía de la educación.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.