A GEOGRAFIA DO COTIDIANO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p285-302

Keywords:

Aprendizagem Significativa, Ensino de Geografia, Geografia do cotidiano,

Abstract

O artigo tem como objetivo compreender como acontece a aprendizagem significativa dos alunos dos anos iniciais a partir do Ensino de Geografia, tendo como suporte a categoria “lugar”. Sendo assim contribui para pensar o aprendizado da Geografia nos anos iniciais e a valorização do cotidiano dos alunos. A aprendizagem significativa é um processo inerente ao ser humano que deve assumir a função de questionar, dialogar e aprendere quando relacionada com outros conceitos e suposições relevantes, disponíveis na mente do estudante, serve de suporte para que sejam introduzidas novas aprendizagens. Foram utilizadas como referências principais Straforini (2002), Ponthuscka, et al (2007), Freire (1996) e Ausubel (1982). Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e para atender aos objetivos propostos foram selecionadas duas turmas de 4º ano, de uma escola pública e outra particular. Os sujeitos desse estudo são os estudantes das turmas selecionadas e suas respectivas docentes. A pesquisa questiona de que forma os professores pedagogos dos anos iniciais desenvolviam o trabalho com essa categoria de análise, tendo como preocupação a aprendizagem significativa dos estudantes. A ciência geográfica, como disciplina escolar contribui para que alunos e professores enriqueçam suas representações sociais e seu conhecimento sobre as múltiplas dimensões da realidade social, natural e histórica. O ensino de Geografia contribui de forma significativa para o aprendizado do aluno através da leitura de mundo e do reconhecimento do lugar como seu espaço vivido.

THE GEOGRAPHY OF EVERYDAY  AND THE MEANINGFUL LEARNING IN THE EARLY YEARS

Abstract

The article aims to understand how the meaningful learning of the students of the early years from the Teaching of Geography happens, having as support the "place" category. In this sense, it contributes to think the learning of Geography on its early years and the appreciation of the daily life of the students. The meaningful learning is an inherent process for the human being, assuming the function of questioning, dialoguing and learning and, when related to other relevant concepts and assumptions in the student's mind, stand as support to the introduction of new learning. The main references for this study were Straforini (2001), Ponthuscka (2007), Freire (1996) and Ausubel (1982). This research has a qualitative approach and, to reach the proposed objectives, two classes of the 4th year of Brazil’s elementary school from public and private institutions were selected. The subjects of this study are the students of the selected classes and their respective teachers. The research argues how the pedagogical teachers of the initial years developed the work with this category of analysis, having as a concern the meaningful learning of the students. Geography, as school subject, contributes to students and teachers improve their social representations and their knowledge about the multiple dimensions of social, natural and historical reality. Geography teaching contributes significantly to student learning through world perspective and the recognition of the place as their living space.

Keywords: Meaningful Learning. Geography teaching. The Geography of the Everyday.

LA GEOGRAFÍA DEL COTIDIANO Y EL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO EN LOS AÑOS INICIALES

Resumen

El artículo pretende comprender cómo ocurre el aprendizaje significativo de los estudiantes de los primeros años de la Enseñanza de Geografía, teniendo como soporte la categoría de "lugar". De esta forma, contribuye a reflexionar sobre el aprendizaje de la Geografía en los primeros años y la valoración de la vida cotidiana de los alumnos. El aprendizaje significativo es un proceso inherente para el ser humano que debe asumir el rol de cuestionar, dialogar y aprender   y cuando se relacionada con otros conceptos y suposiciones relevantes disponibles en la mente del estudiante, sirven de suporte para que sean introducidos nuevos aprendizajes. Las principales referencias utilizadas fueron Straforini (2002), Ponthuscka, et al (2007), Freire (1996) y Ausubel (1982). Esta investigación tiene un enfoque cualitativo y, para cumplir con los objetivos propuestos, fueran selecionados dos clases de cuarto grado de una escuela pública y una escuela privada. Los sujetos de este estudio son los alumnos de las clases seleccionadas y sus respectivos maestros. El trabajo cuestiona cómo los docentes pedagógicos de los primeros años desarrollaron sus actividades con esta categoría de análisis, teniendo en cuenta el aprendizaje significativo de los alumnos. Las ciencias geográficas como una disciplina escolar contribuyen a que los estudiantes y maestros enriquezcan sus representaciones sociales y su conocimiento sobre las múltiples dimensiones de la realidad social, natural e histórica. La enseñanza de la Geografía contribuye de manera significativa al aprendizaje de los estudiantes a través de la lectura del mundo y el reconocimiento del lugar como su espacio vivido.

Palabras clave: Aprendizaje significativo. Enseñanza de Geografía. Geografía del cotidiano.

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Author Biographies

Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vitória da Conquista - Bahia

Professora Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Vitória da Conquista. Atua na Área de Metodologia e Prática de Ensino de Geografia (Graduação) e na linha de pesquisa: Conhecimento e Práticas Escolares (PPGED/UESB). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS). Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS). Pós Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa No Ensino de Geografia (GRUPEG/UESB) e Integrante do Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço (NUAMSE/CNPq/UESB).

Nereida Maria S. Mafra de Benedictis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vitória da Conquista - Bahia

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Vitória da Conquista. Atua na Área de Metodologia e Prática de Ensino de Geografia (Graduação) e na linha de pesquisa: Conhecimento e Práticas Escolares (PPGED/UESB). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Ciências Sociais. Doutora em Memória, Linguagem e Sociedade.  Coordenadora do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/UESB) e do Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço (NUAMSE/CNPq/UESB).

Crislane da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vitória da Conquista - Bahia

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO-UESB). Graduada em Licenciatura  em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB),  Especialista em  Análise Do Espaço Geográfico (UESB).  Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço – NUAMSE.

Luciana Amorim de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vitória da Conquista - Bahia

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED-UESB). Graduada em Licenciatura  em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB),  Especialista em Geografia: Teoria e Prática em Sala de Aula e em Análise Do Espaço Geográfico (UESB).  Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço – NUAMSE e do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia - GRUPEG. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, ensino de geografia, formação docente e narrativas autobiográficas. Atua no Ensino Fundamental II desde 2002.

Published

2019-11-18

How to Cite

SAMPAIO, Andrecksa Viana Oliveira; BENEDICTIS, Nereida Maria S. Mafra de; OLIVEIRA, Crislane da Silva; OLIVEIRA, Luciana Amorim de.
A GEOGRAFIA DO COTIDIANO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 285–302, 18 Nov. 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12771. Acesso em: 28 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos