As recomendações da UNESCO e a educação rural em Sergipe (1940-1960)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n1p41-69Keywords:
Brasil, Formação de professores rurais, Política educativa, Sergipe, UnescoAbstract
O presente artigo traz a análise do papel da UNESCO frente ao processo de modernização da educação no Brasil e a interpretação de como suas recomendações nortearam as mudanças na política educativa para o meio rural em Sergipe nas décadas de 1940 e 1960. Para tanto foram utilizadas como fontes as “Recommandations 1934-1977”, documento da UNESCO publicado em 1979, os “Relatórios Manuscritos do Curso de Agricultura (1948)” do professor José Ribeiro Filho, os “Boletins de Inscrição de Clubes Agrícolas das escolas rurais de Sergipe (1949)” e “Relação de escolas rurais e da capital com Clubes Agrícolas em Funcionamento em Sergipe nos anos de 1948 a 1950”. Em termos de resultado o que fi cou evidenciado foi a supremacia norte-americana, sobretudo no que se refere às politicas de promoção do campo, e, com relação a educação não se pode negar a formação aligeirada dos professores e a pouca efi cácia desta formação.
Palavras-chave: Brasil. Formação de professores rurais. Política educativa. Sergipe. Unesco.
UNESCO recommendations and the Sergipe rural education (1940-1960)
Abstract
This article brings the analysis of UNESCO function in front of Brazilian education modernization process. Furthermore, the interpretation of how its recommendations had guided the educative politics changes for Sergipe’s countryside in the decades of 1940-1960. For this purpose had been in such a way used as sources the “Recommendations (1934-1977)”, a UNESCO document published in 1979; the professor Jose Ribeiro Filho “Course of Agriculture Manuscript Reports (1948)”; the “Application Forms of Sergipe’s Rural Schools Agricultural Clubs (1949)” and the “Rural Schools with active Agricultural Clubs in Sergipe during the years of 1948-1950”. In result terms it was evidenced the North American supremacy, especially concerning to the countryside promotion politics. Regarding to education it cannot deny the hasty professors’ qualifi cation and its low eff ectiveness.
Keywords: Brazil. Educational policy. Rural teachers training. Sergipe. Unesco.
Las recomendaciones de la UNESCO y la educación rural en Sergipe (1940-1960)
Resumen
El presente artículo lleva a cabo un análisis del papel de la UNESCO frente al proceso de modernización de la educación en Brasil y una interpretación de cómo sus recomendaciones guiaron los cambios en la política educativa para el medio rural en Sergipe en las décadas de 1940 a 1960. Al respecto, las fuentes utilizadas fueron las “Recommandations 1934-1977”, documento de la UNESCO publicado en 1979; los “Relatórios Manuscritos do Curso de Agricultura” (1948), del profesor José Ribeiro Filho; los “Boletins de Inscrição de Clubes Agrícolas das escolas rurais de Sergipe” (1949) y la “Relação de escolas rurais e da capital com Clubes Agrícolas em Funcionamento em Sergipe nos anos de 1948 a 1950”. Lo que el resultado puso en evidencia fue la supremacía norteamericana, sobre todo en lo concerniente a las políticas de promoción del campo; y, respecto de la educación, no es posible negar la superficial formación de los profesores y la escasa eficacia de la misma.
Palabras clave: Brasil. Formación de docentes rurales. Política educativa. Sergipe. Unesco.
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